SóProvas


ID
3504523
Banca
SELECON
Órgão
Prefeitura de Boa Vista - RR
Ano
2019
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

A ideia que cada líder possui a respeito de seus subordinados condicionará a sua forma de conduzir o processo de direção. Assim, de acordo com a Teoria XY de McGregor, é correto afirmar que o líder de equipe que em sua ação utiliza a Teoria Y cria a expectativa de que os trabalhadores:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA C

    TEORIA X:

    “O trabalho é em si mesmo desagradável para a maioria das pessoas.”

    Nesta teoria, chamada por McGregor de “Hipótese da mediocridade das massas”, parte-se do pressuposto de que os trabalhadores possuem uma aversão nata à responsabilidade e às tarefas do trabalho, necessitando sempre de ordens superiores para render alguma coisa no trabalho. Estas ordens vêm sempre acompanhadas de punição, elogios, dinheiro, coação etc.; artifícios utilizados pelos gestores para tentar gerar um empenho maior do colaborador.

    McGregor acreditava que as necessidades de ordem inferior dominavam as pessoas nesta Teoria. Assim, as organizações precisavam colocar a ênfase de sua gestão na satisfação dos fatores higiênicos dos trabalhadores, estudados na Teoria dos Dois Fatores de Herzberg.

    Os princípios básicos da Teoria X são:

    Um indivíduo comum, em situações comuns, evitará sempre que possível o trabalho;

    Alguns indivíduos só trabalham sob forte pressão. Eles precisam ser forçados, controlados e às vezes ameaçados com punições severas para que se esforcem em cumprir os objetivos estabelecidos pela organização;

    O ser humano ordinário é preguiçoso e prefere ser dirigido, evita as responsabilidades, tem ambições e, acima de tudo, deseja sua própria segurança.

    TEORIA Y:

    “O trabalho é tão natural como o lazer, se as condições forem favoráveis”.

    Nesta teoria a coisa muda de figura. Aqui os trabalhadores são encarados como pessoas altamente competentes, responsáveis e criativas, que gostam de trabalhar e o fazem como diversão. Sendo necessário que as empresas proporcionem meios para que estas pessoas possam dar o seu melhor, com mais desafios, participações e influências na tomada de decisão. McGregor acreditava que as necessidades de ordem superior dominavam as pessoas nesta Teoria.

    Os princípios básicos da Teoria Y são:

    O esforço físico e mental empregado no trabalho é tão natural quanto o empregado em momentos de lazer;

    O atingimento dos objetivos da organização está ligado às recompensas associadas e não ao controle rígido e às punições;

    O indivíduo comum não só aceita a responsabilidade do trabalho, como também as procura.

    Os indivíduos são criativos e inventivos, buscam sempre a solução para os problemas da empresa;

    Os trabalhadores tem a capacidade de se auto-gerirem nas tarefas que visam atingir objetivos pessoais e estratégicos da organização. Sem a necessidade de ameaças ou punições;

    O trabalhador normalmente não faz aquilo que não acredita. Por isso exige cada vez mais benefícios para compensar o incômodo de desempenhar uma função desagradável.

    SOBREADMINISTRACAO.COM

  • GABARITO: LETRA C

    McGregor trouxe a ideia de que existem duas “maneiras” de se ver as pessoas. Essas visões seriam contrárias, ou seja, antagônicas. Uma seria mais positiva e moderna (a teoria Y, baseada na confiança nos indivíduos), e a outra seria negativa e antiquada (teoria X, baseada na desconfiança). Pela teoria X, as pessoas seriam naturalmente preguiçosas, pouco ambiciosas e sem iniciativa própria. A ideia é a de que o ser humano não gosta de trabalhar e irá fazer o menor esforço possível!

    Se o gestor tem essa visão negativa das pessoas, ele tende a ser mais fiscalizador e controlador, pois acredita que quando “virar as costas” o trabalhador parará de trabalhar. Ele irá tratar os subordinados de modo mais rígido e será autocrático (decidirá tudo sozinho), pois acha que o empregado não gosta de assumir responsabilidades e não consegue tomar decisões! Não delegará responsabilidades, porque acha que os funcionários são dependentes.

    A teoria X é uma visão negativa e antiquada do trabalhador. Essa visão seria mais “antiga” e adequada a uma organização em um ambiente estável e com um modelo burocrático de gestão.

    Já a teoria Y seria mais embasada na confiança nas pessoas! Nessa situação, o gestor acredita que seus funcionários são ambiciosos, gostam de trabalhar,têm capacidade de decidir e iniciativa.

    A ideia é a de que as pessoas buscam assumir responsabilidades e desafios!

    Desse modo, o próprio empregado se controla, não havendo a necessidade de coerção!

    Como o administrador acredita no potencial de seus subordinados, ele busca a participação deles, delega poderes para que eles assumam responsabilidades e cria um ambiente mais democrático e empreendedor no trabalho! Essa teoria seria mais adequada a uma organização que esteja em um ambiente instável e dinâmico e que busque a inovação nos processos de trabalho. Hoje em dia, essa é a visão mais recomendada!

    FONTE: Série Provas & Concursos - Administração Geral Para Concursos RENNÓ,RODRIGO.

  • Resumindo

    Teoria x e y de Mc Gregor

    Teoria x

    • Pessoas naturalmente preguiçosas sem ambição e iniciativa (desconfiança);

    • Gestor fiscalizador e controlador;

    • Preguiçoso;

    • Modo rígido e autocrático (decide tudo sozinho)

    Teoria y

    • Funcionários ambiciosos e que gostam de trabalhar (confiança);

    • Gestor delega poderes e responsabilidades;

    • Satisfação;

    • Ambiente democrático e empreendedor.

    GABA c

    P/s: não copie meu comentário

  • A questão aborda as duas teorias de McGregor: a teoria X e a teoria Y, dois estilos antagônicos de administrar, segundo Chiavenato. Na primeira, teoria X, é atribuída uma visão negativa do homem. Já na segunda, o homem Y é visto em sua concepção positiva: ambicioso, capaz de decidir e criativo. De acordo com a teoria Y (visão positiva), analisaremos as alternativas:

    A) Incorreto! Corresponde à teoria X. Na teoria Y, "as pessoas não têm desprazer inerente em trabalhar."

    B) Incorreto! Corresponde à teoria X. Na teoria Y, "o homem comum aprende, sob certas condições, a aceitar, mas também a procurar responsabilidade".

    C) Correto! De acordo com a concepção positiva do homem defendida pela teoria Y de McGregor.

    D) Incorreto! Corresponde à teoria X. Na teoria Y, o homem "deve exercitar autodireção e autocontrole."

    CHIAVENATO, I. “Introdução à Teoria Geral da Administração”. 9ªed. Manole. 2014. pág.329

    Gabarito: Letra "C"

  • "gosto de trabaiá? Yesss"

  • Yes trabalho

    Xiii trabalho