Resposta: E. A principio pode-se confundir a definição de avaliação psicológica que é o que a questão está pedindo com as definições de psicodiagnóstico das alternativas, mas a Avaliação Psicológica é um processo mais amplo, que visa subsidiar o trabalho do psicólogo em várias áreas, como escolar, organizacional, trabalho, etc., enquanto o Psicodiagnóstico é um tipo de avaliação que é específico da clínica. Cunha (1993) esclarece que a Avaliação Psicológica não é o mesmo que Psicodiagnóstico, pois a Avaliação é mais ampla, mais abrangente, enquanto o psicodiagnóstico é um tipo de avaliação, só que com propósitos clínicos e que visa investigar a personalidade.
Segundo o Conselho Federal de Psicologia a Avaliação Psicológica é um processo estruturado de avaliação de fenômenos psicológicos composto de métodos, técnicas e instrumentos, com o objetivo de promover infromações à tomada de decisão no âmbito institucional, individual e grupal, com base em demandas, condições e finalidades específicas.
a) Como um processo cientifico de investigação que emprega apenas testes de uso privativo do psicólogo/psiquiatra, com finalidade de subsidiar os trabalhos nos campos da psicologia social e psicologia clínica. F, pois a avaliação psicológica não se restringe a testes, ela pode usar ou não usar testes, não é obrigatório.
b)Como um amplo processo de investigação, cuja principal fonte de informação são os testes psicológicos de diferentes tipos, com a finalidade de subsidiar os trabalhos nos diferentes campos de atuação do psicólogo. F, a principal fonte de informação da avaliação não são os testes. Eles podem ser usados, não é obrigatório, é possível fazer uma avaliação sem o uso de testes, e mesmo quando são usados o processo envolve ainda entrevistas, observações e outras técnicas e instrumentos.
c) Como um processo cientifico de investigação e intervenção clínica, limitado no tempo, que emprega técnica e/ou testes com o propósito de avaliar uma ou mais características psicológicas, nos diferentes campos de atuação do psicólogo. Trata-se da definição de psicodiagnóstico clínico, até a palavra psicológicas, a definição está correta sobre psicodiagnóstico, depois quando fala em campo de atuação já é a definição de Avaliação Psicológica. Mesclam as duas definições. O psicodiagnóstico é limitado no tempo, a avaliação não é. Portanto, errada.
d)Como um processo científico de investigação, que emprega apenas testes/instrumentos (Falso, a avaliação não se resume ao emprego de testes) psicológicos de uso privativo do psicólogo, com finalidade de subsidiar os trabalhos nos diferentes campos de atuação do psicólogo.