SóProvas


ID
3505144
Banca
COPS-UEL
Órgão
SEAP-PR
Ano
2012
Provas
Disciplina
Auditoria
Assuntos

Considere as situações a seguir.


i. Um funcionário do setor de recursos humanos de uma empresa, com três períodos de férias não gozados, constantes da folha de pagamentos e da provisão de férias, e com conhecimento sobre os valores a serem recebidos.

ii. Pagamentos de mensalidades a uma empresa de vigilância e monitoramento, sendo que a contratante nunca firmou o contrato e tampouco utilizou os serviços em suas unidades.

iii. O diretor financeiro da empresa Modelo Industrial S.A., ao receber os cheques emitidos pelos clientes como garantia de pagamento futuro (cheques pré-datados), mantém os mesmos em custódia do caixa geral da empresa. O diretor financeiro juntamente com o contador decidem que sejam contabilizados em disponibilidades.


Ao confrontar-se com as situações expostas, o auditor as classificaria, respectivamente, como

Alternativas
Comentários
  • gabarito A

    A NBC T11 define fraude e erro:

    Fraude: o ato intencional de omissão ou manipulação de transações, adulteração de demonstrações contábeis; e.

    Erro: o ato não intencional resultante de omissão, desatenção ou má interpretação de fatos na elaboração de registros e demonstrações contábeis.

    i. Um funcionário do setor de recursos humanos de uma empresa, com três períodos de férias não gozados, constantes da folha de pagamentos e da provisão de férias, e com conhecimento sobre os valores a serem recebidos.(NORMAL).

    ii. Pagamentos de mensalidades a uma empresa de vigilância e monitoramento, sendo que a contratante nunca firmou o contrato e tampouco utilizou os serviços em suas unidades.(FRAUDE).

    iii. O diretor financeiro da empresa Modelo Industrial S.A., ao receber os cheques emitidos pelos clientes como garantia de pagamento futuro (cheques pré-datados), mantém os mesmos em custódia do caixa geral da empresa. O diretor financeiro juntamente com o contador decidem que sejam contabilizados em disponibilidades.(ERRO).