SóProvas


ID
350716
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
IEMA - ES
Ano
2007
Provas
Disciplina
Direito Constitucional
Assuntos

No que se refere ao Sistema Tributário Nacional, julgue os itens
subseqüentes.

É constitucional a instituição, em tratados internacionais incorporados ao direito brasileiro, de isenção tributária de impostos estaduais às empresas que reduzirem as emissões de gases poluentes na atmosfera.

Alternativas
Comentários
  • A resposta encontra-se nesse link:
    http://www.justen.com.br//informativo.php?&informativo=12&artigo=788&l=pt#

    Infelizmente não consegui transcrever aqui porque o texto é bloqueado. Aff !!!

    Mas, o fato é que não constitui hipótese de isenção heterônoma (vedada pelo nosso ordenamento), mas sim de verdadeira ISENÇÃO AUTÔNOMA.
  • Art. 49. É da competência exclusiva do Congresso Nacional:

    I - resolver definitivamente sobre tratados, acordos ou atos internacionais que acarretem encargos ou compromissos gravosos ao patrimônio nacional;

  • Certo

    É possí­vel que a União, por meio de tratados internacionais devidamente referendados pelo Congresso Nacional (através de decreto legislativo - Art. 49, inc. I, da CF), estabeleça isenção de tributos estaduais e municipais.


  • AGRAVO DE INSTRUMENTO - MANDADO DE SEGURANÇA PREVENTIVO - DIREITO TRIBUTÁRIO -EXECUÇÃO FISCAL DE MUNICÍPIO COBRANDO ISS - CABÍVEL O MANDADO DE SEGURANÇA POR SER MEIO APTO A DEFESA EM EXECUÇÃO FISCAL - TRATADO INTERNACIONAL QUE ISENTA EMPRESA DE PAGAMENTO DE TRIBUTOS ESTADUAIS E MUNICIPAIS - UNIÃO TEM DUPLA PERSONALIDADE (INTERNA E EXTERNA) - QUANDO O PRESIDENTE DA REPÚBLICA AGE COMO CHEFE DE ESTADO ESTE REPRESENTA OS INTERESSES NACIONAIS SUBORDINANDO OS INTERESSES LOCAIS E REGIONAIS - TRATADO INTERNACIONAL REALIZADO PELA UNIÃO NÃO SE SUBMETE AO DISPOSTO NO ART151, INC. III DA CONSTITUIÇÃO - POSSIBILIDADE DA UNIÃO REALIZAR TRATADOS INTERNACIONAIS E ISENTAR IMPOSTOS FEDERAIS, ESTADUAIS E MUNICIPAIS QUANDO HÁ INTERESSE NACIONAL - NEGADO PROVIMENTO AO RECURSO. Agravo de instrumento n.º 261.822-2: TJPR
  • Art. 98, CTN. Os tratados e as convenções internacionais revogam ou modificam a legislação tributária interna, e serão observados pela que lhes sobrevenha.

  • sim, é constitucional. A questão é um exemplo de materialização do princípio ambiental protetor-recebedor