- 
                                Gab: A. Dica: quando a questão não pedir nada, ela quer a equivalência. Equivalência do 'OU" é a regra do Neymar (nega a 1° e mantém a 2°) e troca o conectivo "ou" pelo se então. "Luis não é motorista ou João nasceu no Pará" -->>  Se Luís é motorista então João nasceu no Pará) 
- 
                                Luis não é motorista ou João nasceu no Pará. Em lógica significa o mesmo que: Letra A REGRA NEYMA É diferente porque pede equivalencia. 
- 
                                EQUIVALÊNCIA= NEGA A PRIMEIRA OU MANTÉM A SEGUNDA. 
- 
                                GAB. A  se Luis é motorista, então João nasceu no Pará. 
- 
                                EQUIVALÊNCIA de  P ou Q = ~ P -> Q 
- 
                                tem que adivinhar oq a questão está pedindo.
                            
- 
                                Equivalência do OU: usa a condicional.   Se NEGA a primeira ---> MANTÉM a segunda.   GAB. A     
- 
                                A questão está pedindo a equivalência ("Em lógica, significa o mesmo que:"), e apresenta uma disjunção ("Luis não é motorista ou João nasceu no Pará"), que podemos escrever: ~L v J. A equivalência da disjunção é conhecida como NESEMA, onde negaremos a primeira proposição, trocaremos o conectivo OU pelo condicional (SE) e manteremos a segunda proposição, que fica: L -> J, ou seja: "Se Luis é motorista, então João nasceu no Pará. Nas alternativas, o gabarito é a alternativa a 
- 
                                ~P ou Q <> P-->Q . GAB A     Luis não é motorista ou João nasceu no Pará. Em lógica significa o mesmo que:   SE Luis é motorista, então João nasceu no Pará.