SóProvas


ID
350779
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
IEMA - ES
Ano
2007
Provas
Disciplina
Direito Processual do Trabalho
Assuntos

Com base nas súmulas de jurisprudência do Tribunal Superior do
Trabalho (TST), julgue os itens subseqüentes.

O prazo para recurso da parte que, intimada, não comparecer à audiência em prosseguimento para a prolação da sentença não se conta de sua publicação, exigindo-se nova intimação direcionada à parte ausente, a ser realizada no prazo de 48 horas contados da juntada da ata respectiva aos autos.

Alternativas
Comentários
  • Errado, conta-se da publicação da sentença. Art. 834 - Salvo nos casos previstos nesta Consolidação, a publicação das decisões e sua notificação aos litigantes, ou a seus patronos, consideram-se realizadas nas próprias audiências em que forem as mesmas proferidas.
    Art. 825 - As testemunhas comparecerão a audiência independentemente de notificação ou intimação.
    Parágrafo único - As que não comparecerem serão intimadas, ex officio ou a requerimento da parte, ficando sujeitas a condução coercitiva, além das penalidades do art. 730, caso, sem motivo justificado, não atendam à intimação.
    Art. 730 - Aqueles que se recusarem a depor como testemunhas, sem motivo justificado, incorrerão na multa de Cr$ 50,00 (cinquenta cruzeiros) a Cr$ 500,00 (quinhentos cruzeiros). 
    Súmula 30, TST. INTIMAÇÃO DA SENTENÇA. Quando não juntada a ata ao processo em 48 horas, contadas da audiência de julgamento (art. 851, § 2º, da CLT), o prazo para recurso será contado da data em que a parte receber a intimação da sentença.
  • ERRADA!!!

    "conta-se da publicação da sentença"...(como dito pelo colega acima)


    Só se contará a partir da Intimação, caso o juiz não faça a juntada da sentença no processo na audiência, mesmo assim o juiz terá 48horas para fazer a juntada, e nesse tempo a parte deverá acompanhar o processo. Caso decorrido o prazo de 48h e o juiz não fazer a juntada, o prazo do recurso contará da data do recebimento da intimação pela parte. Conforme Súmula nº 30 do TST.

    Súmula nº 30 do TST


    INTIMAÇÃO DA SENTENÇA (mantida) - Res. 121/2003, DJ 19, 20 e 21.11.2003

    Quando não juntada a ata ao processo em 48 horas, contadas da audiência de julgamento (art. 851, § 2º, da CLT), o prazo para recurso será contado da data em que a parte receber a intimação da sentença
  • É necessário fazer interpretação sistemática da Súmula nº 30 c/c Súmula nº 197, ambas do TST:

    Súmula nº 197/TST: O prazo para recurso da parte que, intimada, não comparecer à audiência em prosseguimento para a prolação da sentença, conta-se de sua publicação.
  • Bom, vamos com calma.

    Estou refazendo o comentário para ver se fica mais claro.


    A regra é que a publicação e notificação SEJA CONSIDERADA na DATA da AUDIÊNCIA em que a SETENÇA FOR PROFERIDA (art. 834, CLT). Esta se chama de audiência de julgamento quando não é una.


    1- se a parte que for intimada NÃO COMPARECER À AUDIÊNCIA de JULGAMENTO, o prazo recursal conta da PUBLICAÇÃO da prolação da sentença. (S. 197, TST)

    2- Agora, se a ATA DA SENTENÇA não for juntada em 48h, ou seja, se não ocorrer a publicação da sentença no mesmo dia da audiência, o PRAZO DE RECURSO contará da DATA em que a parte recebeu a intimação da sentença (S. 30, TST).

     

    Exemplo:

    Dia 25 de novembro foi proferida a sentença na audiência de julgamento. Em regra, a data da publicação começa no dia 25. Porém, se a parte foi intimada no dia 23 de novembro e ainda assim não comparecer à audiência para ver a sentença, o prazo recursal CONTINUA a ser contado do dia da audiência (25/nov), SALVO SE em 48h NÃO FOR JUNTADA A ATA DA AUDIÊNCIA, neste caso será contado do dia em que a parte foi intimada (23/nov)

  • Nao entendi nada ... alguém pode me explicar? ?

  • Queeee isso! O comentário do Diego....será contada da data que a parte receber a intimação e não recebeU a intimação.

  • Tema meio complexo de entender!

     

    De fato, é saber conciliar  as Súmulas 30 e 197 do TST e os artigos 834 c/c 851, § 2o da CLT.: Súmula 30 – TST INTIMAÇÃO DA SENTENÇA. Quando não juntada a ata ao processo em 48 horas, contadas da audiência de julgamento (art. 851, § 2º, da CLT), o prazo para recurso será contado da data em que a parte receber a intimação da sentença. x  Súmula 197 TST - Prazo - Recurso Trabalhista - Parte Intimada O prazo para recurso da parte que, intimada, não comparecer à audiência em prosseguimento para a prolação da sentença, conta-se de sua publicação.

    ===

    CLT. Art. 834 - Salvo nos casos previstos nesta Consolidação, a publicação das decisões e sua notificação aos litigantes, ou a seus patronos, consideram-se realizadas nas próprias audiências em que forem as mesmas proferidas.(...) Art. 851. (...). § 2º - A ata será, pelo presidente ou juiz, junta ao processo, devidamente assinada, no prazo improrrogável de 48 (quarenta e oito) horas, contado da audiência de julgamento, e assinada pelos juízes classistas presentes à mesma audiência

    ===

    ENTENDI QUE AS REGRAS PARA INÍCIO DE CONTAGEM DE PRAZO RECURSAL NA JUSTIÇA TRABALHISTA É ASSIM:

     

     1) Parte INTIMADA E COMPARECE: proferida  sentença NA AUDIÊNCIA, A PARTE será INTIMADA na PRÓPRIA AUDIÊNCIA e o recurso será contado A PARTR DO DIA ÚTIL IMEDIATO (exclui o começo e inclui o vencimento). – Art. 834;

    2) Parte é INTIMADA e NÃO COMPARECE: o recurso começa a ser contado da PUBLIAÇÃO EM AUDIÊNCIA DA SENTENÇA, TENDO O JUIZ 48 HORAS PARA JUNTAR A DECISÃO AO PROCESSO (art. 834 c/c 851, § 2º e Súmulas TST 30 E 197).

    ===

    Outras questões abordando o mesmo tema:

     

    Q5003. Ano: 2007 - Banca: CESPE - Órgão: TRT - 9ª REGIÃO (PR) - Prova: Analista Judiciário - Área Administrativa. "Se a parte for intimada para a audiência de julgamento, ainda que ausente será considerada intimada da sentença nela proferida, exceto quando também houver posterior publicação ou notificação direta quanto ao resultado do julgamento, iniciando-se, a partir desse último ato, o prazo para recurso". Gabarito: Errado.

     

    Q93807. Ano: 2010 - Banca: CESPE - Órgão: TRT - 21ª Região (RN) - Prova: Analista Judiciário - Execução de Mandados. "O prazo para recurso da parte intimada, nos termos da Súmula n.º 197 do Tribunal Superior do Trabalho, começa a correr no primeiro dia útil após a audiência de julgamento, devendo a sentença ser juntada aos autos no prazo de 48 horas, sob pena de intimação da parte". Gabarito: Certo.

     

    Q303740Ano: 2013. Banca: CESPE - Órgão: Telebras. Prova: Especialista em Gestão de Telecomunicações - Advogado: "Se a sentença estiver designada para determinado dia, com ciência das partes, sendo proclamada nesse mesmo dia e, independentemente, for publicada dois dias após a data aprazada, então será necessário contar o prazo recursal a partir da publicação". Gabarito: Errado.

     

    Gostaria de receber contribuições....