A questão proposta apresenta alguns problemas para a sua análise. Não há a delimitação de tempo, o que é importante para questões de momentos específicos da economia ou política de uma região.
Desta forma, já que a pergunta não é exatamente conceitual, que seria marcada por atemporalidade, é preciso ler com muita atenção de cada alternativa , relacionando-a com a proposição apresentada.
Não é necessário um conhecimento específico de Economia mas estar em dia com o caminhar da economia do país é fundamental.
Há uma boa quantidade de dados e notícias disponíveis em publicações periódicas (Valor Econômico, por exemplo), em forma digital ou tradicional ou ainda na literatura específica de economia brasileira.
Uma das alternativas apresenta a ideia que complementa corretamente a frase apresentada: “ o desemprego no Brasil ...."
A) INCORRETA – Ao contrário do que apresenta a afirmativa, o desemprego não vem diminuindo a largos passos. Houve uma diminuição em algumas regiões e alguns setores e não como um todo no país.
B) INCORRETA – As taxas de desemprego não diminuíram. Ao contrário. Vem se tornando maiores por conta de reengenharia das empresas, que elimina postos de trabalho e, o êxodo rural que traz inchamento e favelização das grandes cidades.
C) CORRETA ... aumentou, segundo dados disponibilizados pelo IBGE. Aliás, é um conclusão lógica para aqueles que prestam atenção ao mundo ao redor de sua vida.
.
D) INCORRETA- A taxa de desemprego não diminuiu particularmente nas capitais. A migração do campo para a cidade grande é um fluxo que ainda não se rompeu. Há uma tendência ao aumento das taxas de emprego entre estes migrantes, principalmente por serem trabalhadores de baixa qualificação.
Gabarito do professor: Letra C.