SóProvas


ID
3509347
Banca
COPS-UEL
Órgão
Prefeitura de Londrina - PR
Ano
2019
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

No Brasil, sobretudo em Brasília, os órgãos públicos, especialmente os Ministérios e departamentos Federais, jogam milhões de cruzeiros por ano nas cestas de papéis velhos de jornais, sob a forma de comunicados e press releases mal feitos, que frequentemente nada contêm de interesse dos leitores. Neles, predominam expressões como “dinâmico governador”, “eficiente diretor”, “zeloso dirigente” etc.

Nessa parafernália, quem está perdendo é o repórter. Em Brasília, onde o básico da informação é oficial, ele espera um dia inteiro nas antessalas dos ministros para, ao fim do dia, receber uma folha de papel contendo um texto que, quase sempre, nada vale como notícia. Alguns profissionais se tornam tão viciados que resumem a sua atividade em reescrever o release, sem acrescentar-lhe nada, resultando daí uma notícia pobre e sem conteúdo informativo.

(CAVALCANTE, R. Jornal do Brasil. Rio de Janeiro. 1976.)

Quanto ao objetivo final de um release enviado a um veículo de comunicação, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Aqui é preciso prestar bastante atenção quanto a essência do release. As alternativas B,C e D estão corretas, mas a pergunta é qual o "objetivo final", isso é, sua essência. Ora, o release é uma matéria, feita por assessores, mas é uma matéria. Logo, o objetivo primordial de toda a matéria é informar o público.

  • Boa, @Vinícius_Yungtay Acrescentaria também buscar sempre o valor 'mais nobre' na resposta. Esse, em geral, é o gabarito.

  • Pelo texto associado já dá pra compreender que o release dispensa "babação de ovo", o que já descartaria a letra A. O objetivo também não é economizar (descarta letra B), nem conquistar simpatia dos veículos (descarta a C), mas sim fortalecer a imagem institucional gerando uma informação que também possua valor para o público. Portanto, gabarito letra D.