SóProvas


ID
350980
Banca
IESES
Órgão
TJ-MA
Ano
2008
Provas
Disciplina
Direito Constitucional
Assuntos

O Ministério Público é instituição permanente, essencial à função jurisdicional do Estado, incumbindo-lhe a defesa da ordem jurídica, do regime democrático e dos interesses sociais e individuais indisponíveis. Assim, de acordo com a Constituição da República Federativa do Brasil, sobre o Ministério Público, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Letra  A - Correta.

    Letra B - 

    Art. 130-A. O Conselho Nacional do Ministério Público compõe-se de quatorze membros nomeados pelo Presidente da República, depois de aprovada a escolha pela maioria absoluta do Senado Federal (não é pelo CN), para um mandato de dois anos, admitida uma recondução, sendo:

    Letra C -

    Art. 127. O Ministério Público é instituição permanente, essencial à função jurisdicional do Estado, incumbindo-lhe a defesa da ordem jurídica, do regime democrático e dos interesses sociais e individuais indisponíveis.

    § 1º - São princípios institucionais do Ministério Público a unidade, a indivisibilidade e a independência funcional.

    Letra D - 

    Art. 128. O Ministério Público abrange:
    II - as seguintes vedações:
    d) exercer, ainda que em disponibilidade, qualquer outra função pública, salvo uma de magistério;
  • a) CORRETA

    Art. 127, § 1º, CF - O Ministério Público da União tem por chefe o Procurador-Geral da República, nomeado pelo Presidente da República dentre integrantes da carreira, maiores de trinta e cinco anos, após a aprovação de seu nome pela maioria absoluta dos membros do Senado Federal, para mandato de dois anos, permitida a recondução.

  • A alternativa "D", por acaso, estaria certa?


    CF/88 - Art. 128, § 5º - Leis complementares da União e dos Estados, cuja iniciativa é facultada aos respectivos Procuradores-Gerais, estabelecerão a organização, as atribuições e o estatuto de cada Ministério Público, observadas, relativamente a seus membros:

     II - as seguintes vedações:

    d) exercer, ainda que em disponibilidade, qualquer outra função pública, salvo uma de magistério;



    Pelo que vejo é
     vedado, expressamente no texto constitucional, ao membro do Ministério Público, exercer outra função pública.

    O único erro que vejo possível a banca considerar é o fato de não constar na assertiva as expressões: "
     
    salvo uma de magistério;" e/ou "ainda que em disponibilidade"
    Mas, mesmo sem tais expressões, acredito que entende-se que é vedado aos membros do MP exercerem outra função pública, como regra, mesmo havendo a exceção da função de magistério.
    Peço ajuda...
  • d) exercer, ainda que em disponibilidade, qualquer outra função pública. ERRADO. Se a regra não é absoluta tem, obrigatoriamente, que explicitar a exceção.  

  • a) O Ministério Público da União tem por chefe o Procurador-Geral da República, nomeado pelo Presidente da República dentre integrantes da carreira, maiores de trinta e cinco anos, após a aprovação de seu nome pela maioria absoluta dos membros do Senado Federal, para mandato de dois anos, permitida a recondução.

     

    b) O Conselho Nacional do Ministério Público compõe- se de quatorze membros nomeados pelo Presidente da República, depois de aprovada a escolha pela maioria absoluta do Congresso Nacional (Senado Federal), para um mandato de dois anos, admitida uma recondução.

     

    c) São princípios institucionais do Ministério Público a unidade, a INdivisibilidade e a independência funcional.

     

    d) É vedado, expressamente no texto constitucional, ao membro do Ministério Público, exercer outra função pública, SALVO UMA DE MAGISTÉRIO.

     

     

    Art. 130-A. O Conselho Nacional do Ministério Público compõe-se de quatorze membros nomeados pelo Presidente da República, depois de aprovada a escolha pela maioria absoluta do Senado Federal, para um mandato de dois anos, admitida uma recondução, sendo: 

     

     

  • A questão exige do candidato o conhecimento acerca do que a Constituição da República Federativa do Brasil de 1988 dispõe sobre o Ministério Público.

    A– Correta - É o que dispõe a Constituição em seu art. 128, § 1º: "O Ministério Público da União tem por chefe o Procurador-Geral da República, nomeado pelo Presidente da República dentre integrantes da carreira, maiores de trinta e cinco anos, após a aprovação de seu nome pela maioria absoluta dos membros do Senado Federal, para mandato de dois anos, permitida a recondução".

    B– Incorreta - A escolha é aprovada pela maioria absoluta do Senado Federal. Art. 130-A, CRFB/88: "O Conselho Nacional do Ministério Público compõe-se de quatorze membros nomeados pelo Presidente da República, depois de aprovada a escolha pela maioria absoluta do Senado Federal, para um mandato de dois anos, admitida uma recondução, sendo: (...)".

    C- Incorreta - O princípio institucional correto é o da indivisibilidade, segundo o qual os membros do MP não são vinculados aos processos em que atuam, podendo ser substituídos por outros membros do mesmo ramo. Art. 127, § 1º, CRFB/88: " São princípios institucionais do Ministério Público a unidade, a indivisibilidade e a independência funcional".

    D- Incorreta - A Constituição ressalva o magistério. Art. 128, § 5º, CRFB/88: "Leis complementares da União e dos Estados, cuja iniciativa é facultada aos respectivos Procuradores-Gerais, estabelecerão a organização, as atribuições e o estatuto de cada Ministério Público, observadas, relativamente a seus membros: (...) II - as seguintes vedações: (...) d) exercer, ainda que em disponibilidade, qualquer outra função pública, salvo uma de magistério;".

    O gabarito da questão, portanto, é a alternativa A.