-
Gabarito: E)
Ser objetivo é ir diretamente ao assunto que se deseja abordar, sem voltas e sem
redundâncias.
A objetividade conduz o leitor ao contato mais direto com o assunto e com as
informações, sem subterfúgios, sem excessos de palavras e de ideias.
-
O texto oficial admite siglas. No entanto, elas devem ter seu significado exposto na primeira oportunidade em que citadas.
-
Gabarito: E
Textos de documentos oficias, devem ter linguagem clara e usar a forma culta da língua portuguesa, não devendo ter traços de pessoalidade, ou seja, deve ser escrito de forma impessoal.
-
Conforme o Manual (2018, p. 20):
A impessoalidade decorre de princípio constitucional (Constituição, art. 37), e seu significado remete a dois aspectos: o primeiro é a obrigatoriedade de que a administração pública proceda de modo a não privilegiar ou prejudicar ninguém, de que o seu norte seja, sempre, o interesse público; o segundo, a abstração da pessoalidade dos atos administrativos, pois, apesar de a ação administrativa ser exercida por intermédio de seus servidores, é resultado tão-somente da vontade estatal.
A redação oficial é elaborada sempre em nome do serviço público e sempre em atendimento ao interesse geral dos cidadãos. Sendo assim, os assuntos objetos dos expedientes oficiais não devem ser tratados de outra forma que não a estritamente impessoal.
Não há lugar na redação oficial para impressões pessoais, como as que, por exemplo, constam de uma carta a um amigo, ou de um artigo assinado de jornal, ou mesmo de um texto literário.
Gab. E
Brasil. Presidência da República. Casa Civil. Manual de redação da Presidência da República. 3. ed., rev., atual. e ampl. Brasília: Presidência da República, 2018. Disponível em: http://www4.planalto.gov.br/centrodeestudos/assuntos/manual-de-redacao-da-presidencia-da-republica/manual-de-redacao.pdf
-
Esta
questão exige do candidato conhecimento acerca dos atributos da redação oficial.
a) O atributo que trata sobre o uso da sigla é o da clareza. Tal característica orienta que é preciso explicitar o significado da sigla na primeira referência a ela para não prejudicar a comunicação. Portanto, a afirmação presente nesta alternativa está incorreta.
b) O uso do padrão culto é imprescindível na redação oficial por estar acima das diferenças lexicais, morfológicas ou sintáticas, regionais; dos modismos vocabulares e das particularidades linguísticas. Assim, inferimos que não é possível fazer uso de linguagem figurada e, portanto, esta alternativa está incorreta.
c) O atributo da impessoalidade determina que a redação oficial é elaborada sempre em nome do serviço público e sempre em atendimento ao interesse geral dos cidadãos, o que significa que os assuntos objetos dos expedientes oficiais não devem ser tratados de outra forma que não a estritamente impessoal. Nesse sentido, esta alternativa está incorreta.
d) O atributo da precisão esclarece sobre a importância da revisão enfatizando que a releitura de todo o texto redigido é indispensável, pois na revisão de um expediente, deve-se avaliar se ele será de fácil compreensão por seu destinatário. Desse modo, constatamos que a afirmação presente nesta alternativa está incorreta.
e) De acordo com a orientação do manual de redação, a objetividade conduz o leitor ao contato mais direto com o assunto e com as informações, sem subterfúgios, sem excessos de palavras e de ideias. Assim, para que o texto atinja tal objetivo, é preciso ser impessoal e não possuir termos com dupla interpretação e que comprometam o entendimento da mensagem. Dessa forma, identificamos que esta é a alternativa correta.
Gabarito do Professor:
Letra E.