SóProvas


ID
3510436
Banca
GUALIMP
Órgão
Prefeitura de Porciúncula - RJ
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Sobre a regência do verbo “chamar”, analise:


I - No sentido de “mandar vir, convocar” é um verbo transitivo direto;

II - No sentido de “invocar, clamar”, é um verbo transitivo indireto. O objeto indireto requer a preposição “por”;

III - Já na acepção de “cognominar, apelidar, alcunhar, qualificar, tachar”, será, indistintamente, verbo transitivo direto ou verbo transitivo indireto. Vem sempre acompanhado de um predicativo do objeto que poderá ou não ser encabeçado por uma preposição.


Dos itens acima:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: D

    I - No sentido de “mandar vir, convocar” é um verbo transitivo direto → CORRETO. O promotor de eventos chamou várias celebridades (=verbo transitivo direto, um verbo que pede um complemento sem preposição).

    II - No sentido de “invocar, clamar”, é um verbo transitivo indireto. O objeto indireto requer a preposição “por” → CORRETO. Chamaram até por Deus, mas nada ocorreu (=verbo transitivo indireto, é um verbo que pede um complemento iniciado pela preposição "por").

    III - Já na acepção de “cognominar, apelidar, alcunhar, qualificar, tachar”, será, indistintamente, verbo transitivo direto ou verbo transitivo indireto. Vem sempre acompanhado de um predicativo do objeto que poderá ou não ser encabeçado por uma preposição → CORRETO. Chamaram o mestre de poeta OU Chamaram ao mestre de poeta. 

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!!

  • Chamaram ao mestre de poeta, essa frase não teria dois objetos indiretos ? É possível dois objetos indiretos ?