SóProvas


ID
3510586
Banca
GUALIMP
Órgão
Prefeitura de Porciúncula - RJ
Ano
2019
Provas
Disciplina
Direito Penal
Assuntos

De acordo com o Decreto n. 9.847/2019, o desembaraço aduaneiro de armas de fogo, munições e demais produtos controlados será feito:

Alternativas
Comentários
  • Gab: A

  • Art. 44. O desembaraço aduaneiro de armas de fogo, munições e demais produtos

    controlados será feito pela Secretaria Especial da Receita Federal do Brasil do Ministério da

    Economia, após autorização do Comando do Exército.

  • gab=A

    De acordo com o Decreto n. 9.847/2019

    Art. 44. O desembaraço aduaneiro de armas de fogo, munições e demais produtos controlados será feito pela Secretaria Especial da Receita Federal do Brasil do Ministério da Economia, após autorização do Comando do Exército.

    § 1º O desembaraço aduaneiro de que trata o caput incluirá:

    I - as operações de importação e de exportação, sob qualquer regime;

    II - a internação de mercadoria em entrepostos aduaneiros;

    III - a nacionalização de mercadoria entrepostada;

    IV - a entrada e a saída do País de armas de fogo e de munição de atletas brasileiros e estrangeiros inscritos em competições nacionais ou internacionais;

    V - a entrada e a saída do País de armas de fogo e de munição trazidas por agentes de segurança de dignitários estrangeiros em visita ao País;

    VI - a entrada e a saída de armas de fogo e de munição de órgãos de segurança estrangeiros, para participação em operações, exercícios e instruções de natureza oficial; e

    VII - as armas de fogo, as munições, as suas partes e as suas peças, trazidas como bagagem acompanhada ou desacompanhada.

  • Lei 10.826

    Art. 24. compete ao Comando do Exército autorizar e fiscalizar a produção, exportação, importação, desembaraço alfandegário e o comércio de armas de fogo e demais produtos controlados, inclusive o registro e o porte de trânsito de arma de fogo de colecionadores, atiradores e caçadores.

  • A questão tem como tema o desembaraço aduaneiro de armas, munições e demais produtos controlados, objetivando a indicação do órgão detentor desta função. O Decreto 9.847/2019 estabelece em seu artigo 44 que “o desembaraço aduaneiro de armas de fogo, munições e demais produtos controlados será feito pela Secretaria Especial da Receita Federal do Brasil do Ministério da Economia, após autorização do Comando do Exército".

     

    Gabarito do Professor: Letra A
  • Assertiva A

    Pela Secretaria Especial da Receita Federal do Brasil do Ministério da Economia, após autorização do Comando do Exército.

  • caramba, nunca tinha visto esse artigo rsrs