SóProvas


ID
3512686
Banca
IBFC
Órgão
SES-PR
Ano
2016
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

A irradiação de alimentos e medicamentos tornouse prática importante para ampliar a durabilidade destas substâncias. Expostas às radiações beta e gama, as substâncias que passam por este processo apresentam, além da esterilização, manutenção da sua aparência física e qualidades de sabor.

Analise as proposições a seguir:

I. Um alimento irradiado pode contaminar os demais em um centro de distribuição, com isso há necessidade de embalagens adequadas para evitar contaminações por contato.

II. Os bombardeadores de césio e cobalto são fontes emissoras das radiações beta e gama, ao irradiar uma amostra alimentícia ou medicinal, o material torna-se radioativo por um certo tempo, necessitando de repouso até que transcorra algumas meia-vidas antes de seguir para o centro de distribuição.

III. Apesar de alimentos irradiados serem comuns, não existe uma “dose de pasteurização” definida para cada um deles, pois são tratados de forma empírica um a um.

Assinale a alternativa que contenha apenas proposições verdadeiras:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito A

    I. Um alimento irradiado pode contaminar os demais em um centro de distribuição, com isso há necessidade de embalagens adequadas para evitar contaminações por contato.

    Errada pois quando um elemento sofre liberação de partículas elas saem e forma de radiação gama que é a mais leve e rápida, isso faz com que ele atravesse a maioria dos meios físicos.

    Apesar de alimentos irradiados serem comuns, não existe uma “dose de pasteurização” definida para cada um deles, pois são tratados de forma empírica um a um.

    errada pois os métodos não são de forma empírica, mas sim cientifica.

    não consegui responder o item II

    qualquer Equivoco me avisem.

  • A II está errada pq césio e cobalto tem um meia-vida muito elevada, e as usadas em alimentos são aquelas radiações com meia-vida bem curta, além disso não são usadas beta e gama e sim a alfa (de forma controlada)

  • A irradiação em alimentos é um processo que os alimentos são expostos à radiação ionizante (alfa beta e gama). Os alimentos são apenas expostos à radiação, portanto não são contaminados. E tem como finalidade prolongar a vida útil nas prateleiras, e assim evitar o desperdício dos alimentos.