SóProvas



Questões de Radioatividade: Reações de Fissão e Fusão Nuclear, Desintegração Radioativa e Radioisótopos.


ID
266674
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PC-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

Praticamente dois terços de nosso planeta são cobertos por
água. Essa substância é também a mais abundante no organismo
humano. Sendo a água tão comum, tem-se a tendência de considerar
triviais suas propriedades químicas e físicas. Entretanto, ela possui
muitas propriedades não usuais e essenciais à vida na Terra. Uma
das propriedades mais importantes da água é a sua capacidade de
dissolver uma grande variedade de substâncias. Por essa razão, a
água é encontrada na natureza com um vasto número de substâncias
nela dissolvidas. Como exemplo dessas substâncias, podem-se citar
materiais radioativos, matérias orgânicas, coloides e metais
pesados, entre outros.

Tendo o texto acima como referência inicial, julgue os itens a
seguir, a respeito de aspectos diversos de química.

A radiação gama emitida por metais radioativos é formada de moléculas com alta energia e, portanto, de alto poder de penetração. Vários metais dissolvidos na água potável emitem essa radiação.

Alternativas
Comentários
  • A radiação gama não é uma molécula.



    A radiação alfa consiste em uma particula de carga positiva semelhante ao nucleo do atomo de hélio.
    A radiação beta consiste em uma particula de carga negativa semelhante a um eletron com alta energia.
    A radiação gama é uma radiação eletromagnética sem carga e sem massa.
    Radiações alfa, beta e gama são provenientes do núcleo.
    O raio X é um tipo de radiação proveniente da eletrosfera, também sem carga e sem massa.



    Poder de penetração Alfa<Beta<Gama

    Poder de ionização Alfa>Beta>Gama
  • A radiação gama é uma onda.


ID
519742
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2005
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

Um problema ainda não resolvido da geração nuclear de eletricidade é a destinação dos rejeitos radiativos, o chamado “lixo atômico”. Os rejeitos mais ativos ficam por um período em piscinas de aço inoxidável nas próprias usinas antes de ser, como os demais rejeitos, acondicionados em tambores que são dispostos em áreas cercadas ou encerrados em depósitos subterrâneos secos, como antigas minas de sal. A complexidade do problema do lixo atômico, comparativamente a outros lixos com substâncias tóxicas, se deve ao fato de

Alternativas
Comentários
  • O lixo atômico é resultante da queima de combustível nuclear, composto de isótopos radioativos. A elevada capacidade radioativa constitui um grave perigo à saúde da população, uma vez que esses isótopos ficam durante muitos anos emitindo essas radiações nocivas sem poder ser interrompida. Desse modo, a maior complexidade desse lixo, comparado a demais lixos que podem liberar gases tóxicos, líquidos contaminados, porém possivelmente controlados, se deve ao fato dessas radiações que são emitidas e dificilmente controladas (Opção A).
  • O lixo atômico tem sido alvo de discussões desde o inicio da implementação da energia nuclear como fonte de energia para a sociedade.

    Dessa forma, sua verdadeira complexidade está relacionada ao fato do lixo atômico liberar quantidades massivas de radiação ionizante (como partículas alfa, beta e gama), as quais ocorrem durante milhares de anos, por conta da meia-vida dos elementos, devendo ser armazenados de forma geológica e apresentando baixa periculosidade à população.

    Resposta, a) emitir radiações nocivas, por milhares de anos, em um processo que não tem como ser

    interrompido artificialmente.

    Leia mais em Brainly.com.br - https://brainly.com.br/tarefa/6467163#readmore


ID
521605
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2006
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

Para se obter 1,5 kg do dióxido de urânio puro, matéria- prima para a produção de combustível nuclear, é necessário extrair-se e tratar-se 1,0 tonelada de minério. Assim, o rendimento (dado em % em massa) do tratamento do minério até chegar ao dióxido de urânio puro é de

Alternativas
Comentários
  • O enunciado diz que para se obter 1,5 kg do dióxido de urânio puro (correspondente a 1,5 x 10³ g) necessita-se de 1 tonelada de minério (correspondente a 1 x 106 g), sendo este representante de 100 %, ou seja:
    1 x 106 g ---------  100%
    1,5 x 10³ g -------   x
    X = 1,5 x 10³ . 100 / 1 x 106 .:      x = 0,15% - Opção B
  • Resposta do professor mal explicada.. Eis um método mais prático:
    1000 kg --------------100% 
    1,5----------- x 
    1000/1,5 = 100/x 
    x = 100.15/1000 = 0,15% 

     

  • o seu é mais prático, mas o do professor não esta mal feita, ele só colocou em notação para gramas.

    ''O enunciado diz que para se obter 1,5 kg do dióxido de urânio puro (correspondente a 1,5 x 10³ g) necessita-se de 1 tonelada de minério (correspondente a 1 x 106 g), sendo este representante de 100 %, ou seja:

    1 x 106 g --------- 100%

    1,5 x 10³ g -------  x

    X = 1,5 x 10³ . 100 / 1 x 106 .:     x = 0,15% - Opção B''

  • (1,5 kg / 1000 kg) x 100 =

    0,15%

    Gabarito : (B)

  • 1 tonelada = 1000 kg.

    1000 kg — 100%

    1,5 kg —— x %

    x = 100 • 1,5 / 1000

    x = 0,15%


ID
593965
Banca
FUNCAB
Órgão
IDAF-ES
Ano
2010
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

A irradiação de alimentos é uma das importantes aplicações da radioatividade, que tem por objetivo destruir bactérias, leveduras e mofo, responsáveis pela deterioração dos alimentos. Utiliza-se, principalmente, como fonte, uma amostra de cobalto 60, obtida pelo seguinte processo:
5927Co + 10n ?6027Co*(instável) ? 6027Co + radiação
Com base na informação acima, é INCORRETO afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • Alternativa A: (Certo)

    Número de massa = Número de prótons + Número de nêutrons

    60 = 27 + N

    N = 33

    Alternativa B: (Certo)

    16g -> 8g -> 4g -> 2g

    Passaram 3 tempos de meia vida (t1/2)

    3 x 5,3 = 15,9 anos

    Alternativa C: (Certo)

    Os raios gama apresentam frequências elevadas, atingindo até 10 Hz, e comprimentos de onda da ordem de 10m

    Alternativa D: (Certo)

    Isótopos são elementos que possuem o mesmo número de prótons.

    Alternativa E: (Errada)

    a radiação emitida por 6027Co* é constituída por um feixe de partículas alfa. (Gama)


ID
668938
Banca
CS-UFG
Órgão
UFG
Ano
2009
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

A gasolina é um dos contaminantes encontrados em aquíferos. Elementos radioativos são normalmente empregados para monitorar o fluxo dessas águas. Em um aquífero contaminado com gasolina, a atividade do radônio foi de 7,38 Bq/L, ao passo que na zona não contaminada o valor foi de 2,30 Bq/L. Esses resultados evidenciam

Alternativas

ID
688039
Banca
CPCON
Órgão
UEPB
Ano
2008
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

O Brasil recentemente desenvolveu uma tecnologia própria para o enriquecimento do urânio, etapa fundamental na utilização desse átomo como fonte de energia. A comunicação deste fato gerou reações negativas por parte dos Estados Unidos, que inclusive exigiram a visita ao Brasil de técnicos da ONU para inspecionar se este urânio estaria sendo usado para construção de uma arma nuclear.

Assinale a alternativa verdadeira.

Alternativas
Comentários
  • Para além de ser utilizado na produção de bombas atómicas, o Urânio é o principal elemento envolvido no processo da Energia Nuclear, como combustível em centrais nucleares para a produção de energia eléctrica. Tem um poder calorífico muito superior a qualquer outra fonte de energia fóssil. Quando puro, é um sólido, metálico e radioactivo, muito duro e denso, com cor cinza.


    Encontram-se vestígios de urânio em quase todas as rochas sedimentares da crusta terrestre. O minério de urânio mais comum e importante é a uraninite e o seu maior depósito situa-se nas minas de Leopolville no Congo, em África. Outros minerais que contêm urânio são a euxenite, a carnotite, a branerite e a cofinite. Os principais depósitos destes minérios situam-se nos EUA, no Canadá, na Rússia e em França.


    Antes do advento da energia nuclear, o urânio tinha um leque de aplicações muito reduzido. Era utilizado em fotografia e nas indústrias de cabedal (fabricação de peças de couro e sola) e de madeira. Os seus compostos usavam-se como corantes e mordentes (fixadores de cor) para a seda e a lã. No entanto, a aplicação mais importante do urânio é a energética. Na produção de energia nuclear há uma reacção de fissão auto-sustentada, que ocorre em um reactor, normalmente imerso num tanque com uma substância moderadora e refrigerante - água. Os reactores nucleares de fissão podem ser bastante compactos, sendo utilizados na propulsão de submarinos, navios de guerra e em algumas sondas espaciais como as dos programas das sondas Cassini-Huygens, Voyager e Pioneer, podendo utilizar outros radioisótopos como o Plutônio-239 em seus reactores de energia. Por suas combinações de alta dureza, alta densidade específica (17,3 g/cm³) e alto ponto de fusão (1132 °C), o Urânio também é utilizado na fabricação de projécteis de arma de fogo onde normalmente utiliza-se o chumbo. A utilização do Urânio em projécteis de armas de fogo apresentam grandes vantagens técnicas em relação ao Chumbo mas expõe os soldados a um nível elevado de radiação.


    As vantagens desta energia são: não contribuir para o efeito de estufa; não poluir o ar com gases de enxofre, nitrogénio, particulados, etc. Não utilizar grandes áreas de terreno: a central requer pequenos espaços para sua instalação; não depende da sazonalidade climática (nem das chuvas, nem dos ventos); pouco ou quase nenhum impacto sobre a biosfera; grande disponibilidade de combustível e é a fonte mais concentrada de geração de energia. A quantidade de resíduos radioactivos gerados é extremamente pequena e compacta; a tecnologia do processo é bastante conhecida; o risco de transporte do combustível é significativamente menor quando comparado ao gás e ao óleo das termoelétricas e não necessita de armazenamento da energia produzida em baterias.


    Por outro lado temos as desvantagens que são: necessidade de armazenar o resíduo nuclear em locais isolados e protegidos e necessidade de isolar a central após o seu encerramento. É mais cara quando comparada às demais fontes de energia; os resíduos produzidos emitem radioactividade durante muitos anos; dificuldades no armazenamento dos resíduos, principalmente em questões de localização e segurança; pode interferir com ecossistemas; grande risco de acidente na central nuclear. O Urânio pode prejudicar a saúde do ser humano, tendo em conta que atinge o sistema linfático, sangue, ossos, rins e fígado, causando envenenamento de baixa intensidade (inalação, ou absorção pela pele), náuseas, dores de cabeça, vómitos, diarreia e queimaduras. Este mineral, por não ser reconhecido pelo ser vivo, não é eliminado do organismo, sendo progressivamente depositado sobretudo nos ossos; a radiação assim exposta pode provocar o desenvolvimento de cancro – os trabalhadores de minas são frequentemente casos de cancro pulmonar.


    FONTE:http://fontesdeenergianaesdah.blogspot.com.br/2010/05/uranio.html


    Opção correta A.



ID
715768
Banca
UECE-CEV
Órgão
UECE
Ano
2011
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

A Organização das Nações Unidas (ONU) elegeu o ano de 2011 como o Ano Internacional da Química, tendo como patronesse a cientista Marie Sklodowska Curie (1867-1934) que há cem anos recebeu o prêmio Nobel de Química por descobrir

Alternativas

ID
716422
Banca
UECE-CEV
Órgão
UECE
Ano
2010
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

A história da química nuclear toma impulso com a descoberta da radioatividade pelo físico francês Antoine Henri Becquerel (1852- 1908). Sobre este importante capítulo da Química, assinale a afirmação verdadeira.

Alternativas
Comentários
  • Química nuclear é a área da química que lida com materiais utilizados para fins nucleares, como o Urânio, e dá origem às reações nucleares que se tornaram mais conhecidas na humanidade durante a Segunda Guerra Mundial, com as explosões das bombas atômicas. A partir desses acontecimentos, reações nucleares são sempre motivos de destaque nos jornais, por estarem sempre envolvidas em guerras, contaminações e em grandes desastres. Mas não é só para prejudicar o homem que a Química Nuclear existe, ela também traz benefícios como a utilização para gerar energia substituinte à energia gerada por hidrelétricas, e tem aplicação na medicina, na agronomia, nas indústrias, etc.

    A energia nuclear está no núcleo dos átomos, nas forças que mantêm unidos os seus componentes – as partículas subatômicas. É libertada sob a forma de calor e energia eletromagnética pelas reações nucleares e explosões nucleares.


    A fissão nuclear é o processo em que se “bombardeia” o núcleo de um elemento radioativo, com um nêutron. Essa colisão resulta na criação de um isótopo do átomo, totalmente instável, que se quebra formando dois novos elementos e liberando grandes quantidades de energia.

    A fusão nuclear ocorre quando dois ou mais núcleos de um mesmo elemento se fundem e formam outro elemento, liberando energia. Um exemplo de fusão nuclear é o que acontece o no interior das estrelas, quando quatro núcleos de hidrogênio se fundem para formar um átomo de hélio. Esse processo libera uma quantidade de energia muito maior do que a liberada no processo de fissão nuclear.

    Opção correta D.


  • FUSÃO NUCLEAR PRODUZ RADIOATIVIDADE SIM!

  • O reator de fusão nuclear mais conhecido é o Tokamak, de Princeton, Estados Unidos, que funciona com uma temperatura de 100 milhões de graus Celsius. Esse tipo de reator consegue suportar temperaturas altas, mantendo um plasma longe das paredes, durante pouco tempo, e usando técnicas de confinamento magnético.

    No entanto, até o momento ainda não foi descoberto um meio de obtenção de energia útil de um reator desse tipo, pois a energia gasta para ativar o campo magnético onde o plasma fica confinado ainda é maior que a energia obtida na fusão dentro do reator.

    Se algum dia isso se tornar possível, as vantagens serão muitas:

    => Não haverá produção de rejeitos radioativos, pois é uma energia “limpa” que não causa alterações no meio ambiente;

    => Os materiais necessários (os isótopos de hidrogênio e o lítio) são de fácil obtenção, pois esses elementos são abundantes na natureza;

    => A quantidade de energia produzida, conforme já dito, é muito maior do que a produzida em um reator de fissão nuclear.

    https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/quimica/reator-fusao.htm


ID
737878
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2010
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

Sobre propriedades dos sólidos, analise as afirmativas abaixo e, a seguir, assinale a alternativa correta.

I. A fusão do enxofre elementar,S8(s) produz moléculas S8

II. Sílica, (SiO2)n é um exemplo de sólido molecular.

III. A fusão da sílica, (SiO2)n, ocorre com quebra das ligações Si-O.

IV. Sólidos iônicos são bons condutores de eletricidade.

V. As partículas formadoras dos sólidos metálicos são átomos.

Alternativas

ID
774700
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
CBM-DF
Ano
2011
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

Nos Estados Unidos da América, encontram-se disponíveis kits para
testar o nível de radônio-222 em residências, em razão de esse gás
pertencer à série de desintegração do urânio-238, elemento
presente, em grande quantidade, no subsolo daquele país. Com base
nessas informações, julgue o item subsequente.

O poder de penetração da radiação alfa na pele é menor que o das radiações beta e gama; entretanto, por ser um gás, o radônio pode ser inalado, sendo facilmente absorvido pelo organismo, o que pode causar sérios danos à saúde.

Alternativas
Comentários
  • Certa

    Radiação alfa tem baixo poder de penetração; atravessa uma folha de papel;  grande massa igual a 4; baixa velocidade

    Radiação Beta médio poder de penetração; atravessa um cobertor; massa igual a 0; velocidade moderada

    Radiação gama alto poder de penetração. atravessa uma parede de concreto; massa igual a zero; velocidade da luz



  • tem como explicar isso? video 3

    Δn = |nf – no|
    Δn = 4.10² – 6.10²¹

    como chegou nesse resultado?? 
    Δn = 54.10² átomos


ID
774706
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
CBM-DF
Ano
2011
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

Nos Estados Unidos da América, encontram-se disponíveis kits para
testar o nível de radônio-222 em residências, em razão de esse gás
pertencer à série de desintegração do urânio-238, elemento
presente, em grande quantidade, no subsolo daquele país. Com base
nessas informações, julgue o item subsequente.

A emissão de uma partícula alfa e de uma partícula gama faz que o isótopo radônio-222 se transforme no isótopo estável radônio-220.

Alternativas
Comentários
  • http://www.qmc.ufsc.br/qmcweb/artigos/nuclear/images/nuclear_decaimento_uranio_tabela.gif
  • Alguns elementos como Radônio, Urânio, Radio, etc emitem partículas radioativas sejam alfa, beta ou gama. 

    Imagine a molécula de radônio massa 286 e número atômico 84 entenda (286,84). 

    partícula alfa (4, 2) isto é, massa = 4 e nº atômico igual a 2 (equivale ao gás Hélio)

    partícula beta (0 , -1) equivale a um elétron

    1º emissão de uma partícula alfa

    Rn(222,86) ---- alfa(4, 2)  +  X(218, 84)    ; 

    2º emissão de uma partícula beta

    X(218,84) ------ beta(0, -1) + Y(218, 84)

    Por fim temos esse elemento Y.

  • A questão está errada pelo fato do Gama não ser partícula. 

  • A emissão de uma partícula ALFA, o transformará em um elemento de Po, com massa igual a 218 e número de prótons ou atômico igual a 84.


ID
789529
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
UNB
Ano
2012
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

O vazamento ocorrido na usina nuclear de Fukushima
causou a contaminação da água da região com iodo-131, um
material radioativo. O iodo é a matéria-prima principal que a
glândula tireoide utiliza para a formação de seus hormônios. A
exposição da glândula a altas concentrações desse isótopo pode
levar ao desenvolvimento de nódulos e de câncer da tireoide.
Mulheres grávidas, as que amamentam, fetos, bebês e crianças
constituem a população de maior risco, conforme demonstrado pela
experiência do acidente nuclear de Chernobyl. Para mitigar os
riscos de contaminação, o governo orientou os residentes de áreas
afetadas a ingerir, de forma profilática, iodeto de potássio (KI),
porque o organismo saturado com iodo estável não absorve o
radioativo.

Com relação ao tema acima, julgue os itens que se seguem.

A emissão de uma partícula beta pelo isótopo iodo-131 leva à formação do isótopo xenônio-131.

Alternativas
Comentários
  • A partir da reação de desintegração do iodo – 131 tem-se que:

                                                            131 I 53 0 β -1 + 131Xe 54


    Item correto.



ID
789532
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
UNB
Ano
2012
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

O vazamento ocorrido na usina nuclear de Fukushima
causou a contaminação da água da região com iodo-131, um
material radioativo. O iodo é a matéria-prima principal que a
glândula tireoide utiliza para a formação de seus hormônios. A
exposição da glândula a altas concentrações desse isótopo pode
levar ao desenvolvimento de nódulos e de câncer da tireoide.
Mulheres grávidas, as que amamentam, fetos, bebês e crianças
constituem a população de maior risco, conforme demonstrado pela
experiência do acidente nuclear de Chernobyl. Para mitigar os
riscos de contaminação, o governo orientou os residentes de áreas
afetadas a ingerir, de forma profilática, iodeto de potássio (KI),
porque o organismo saturado com iodo estável não absorve o
radioativo.

Com relação ao tema acima, julgue os itens que se seguem.

Se o tempo de meia-vida do iodo-131 for igual a 8 dias, então, após um período de um mês, mais de 80% da quantidade inicial do isótopo terão decaído.

Alternativas
Comentários
  • Sabendo que 1 mês tem 30 dias e que o tempo de meia vida do iodo é de 8 dias, nesse período se passam 3 tempos de meia vida.

    Assim, começando com o máximo de iodo, 100%, após 3 tempos de meia vida terá:

                                                       100 % → 50 %  → 25 % → 12,5 %

    Ou seja, terão decaído 87,5% da quantidade inicial de iodo.

    Item correto.



ID
789535
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
UNB
Ano
2012
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

Considerando que a energia do Sol é gerada pela reação de fusão
de átomos de hidrogênio, julgue o item 123 e faça o que se pede no
item 124, que é do tipo C.

A fusão de dois átomos de hidrogênio na superfície do Sol implica a formação de uma molécula de H2.

Alternativas
Comentários
  • Fusão nuclear é a união dos prótons e nêutrons de dois átomos para formar um único núcleo atômico, de peso superior àqueles que lhe deram origem. Assim, dois átomos de hidrogênio se chocam com bastante energia e fusionam, transformando-se num átomo mais pesado. Na realidade não se trata de hidrogênio normal, mas hidrogênio pesado (deutério). Nesta fusão há liberação de uma quantidade substancial de energia.

    Item incorreto.


  • Fusão Nuclear é a união de pequenos núcleos atômicos, que formarão um núcleo maior e mais estável. Essa é a fonte de energia e vida das estrelas; um exemplo é o Sol: em seu núcleo ocorrem reações de fusão de hidrogênios originando núcleos de hélio.

    fonte: Brasil Escola


ID
797110
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
CBM-DF
Ano
2011
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

Após o acidente com as usinas nucleares de Fukushima, no Japão,
no início do ano, foi detectada a contaminação do solo, da água e
até de alimentos com isótopos radioativos, como iodo-131 e césio-
137. Sabendo que o iodo-131 emite radiação beta durante a sua
desintegração e tem meia-vida de 8 dias, julgue o seguinte item.


Um átomo de iodo apresenta primeira energia de ionização superior à de um átomo de césio.

Alternativas
Comentários
  • ^ ----------------->

    l

    l

    l

    l ENERGIA DE IONIZAÇÃO

    l

    l


ID
797113
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
CBM-DF
Ano
2011
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

Após o acidente com as usinas nucleares de Fukushima, no Japão,
no início do ano, foi detectada a contaminação do solo, da água e
até de alimentos com isótopos radioativos, como iodo-131 e césio-
137. Sabendo que o iodo-131 emite radiação beta durante a sua
desintegração e tem meia-vida de 8 dias, julgue o seguinte item.


Após emitir radiação beta, o isótopo iodo-131 se transforma no isótopo iodo-127.

Alternativas
Comentários
  • Xe com Z=54 e A=131

  • Para ser isótopo tem que ter o mesmo número de prótons.

    Após radiação beta, o número de massa permance o mesmo e o número de prótons aumenta um.

  • Gabarito: Errado
    131 Xe 54 + e^-1 --> 131 iodo 53

    A massa permanece a mesma.


ID
797116
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
CBM-DF
Ano
2011
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

Após o acidente com as usinas nucleares de Fukushima, no Japão,
no início do ano, foi detectada a contaminação do solo, da água e
até de alimentos com isótopos radioativos, como iodo-131 e césio-
137. Sabendo que o iodo-131 emite radiação beta durante a sua
desintegração e tem meia-vida de 8 dias, julgue o seguinte item.


Considere que alimentos tenham sido contaminados com determinada quantidade de iodo-131. Nessa situação, um mês depois, a quantidade do isótopo radioativo presente no alimento terá diminuído para menos de 10% do valor inicial, devido ao decaimento radioativo.

Alternativas
Comentários
  •  

    100% -- 50% -- 25% -- 12,25% -- 6,25%

              8d        8d        8d           8d     = 32 dias

    12,25% ---------- 6,25%   

             4d + 4d = 3,125 + 3,125

    12,25% - 3,125% = 9,375% = 28dias                

    Então garito certo

     


ID
797119
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
CBM-DF
Ano
2011
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

Após o acidente com as usinas nucleares de Fukushima, no Japão,
no início do ano, foi detectada a contaminação do solo, da água e
até de alimentos com isótopos radioativos, como iodo-131 e césio-
137. Sabendo que o iodo-131 emite radiação beta durante a sua
desintegração e tem meia-vida de 8 dias, julgue o seguinte item.


Átomos de iodo e césio estabelecem, entre si, uma ligação covalente para formar um composto molecular com fórmula CsI.

Alternativas
Comentários
  • Ligação Iônica+ Metal+ametal 

  • Cs = Metal

    I = Ametal

    Ligação Ionica!


ID
800212
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
CBM-DF
Ano
2011
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

Com relação ao decaimento radioativo e às radiações alfa, beta e gama emitidas pelos elementos radioativos, julgue os itens subsequentes.


Considere que um bombeiro esteja trabalhando na evacuação de área onde se localize uma fonte pontual de radiação que irradie igualmente em todas as direções. Nessa situação, desprezando-se a interação da radiação com o ar atmosférico, se o bombeiro estiver a 10 km da fonte, a intensidade da radiação que o atingirá será igual a um quarto da intensidade que o atingiria caso ele estivesse a 5 km da fonte.

Alternativas
Comentários
  • A intensidade da radiação percebida varia inversamente com o quadrado da distância fonte-detector.

    A Lei do inverso do quadrado da distância é dada por:

    __i1__ = __d2²__

        i2             d1²

    Onde i é intensidade e d é a distância.

    A questão só quer saber se a i2 = 1/4 da i1

    Então colocamos um valor qualquer na i1, pode ser 1 e fazemos o cálculo.

    1/i2 = 10²/5²

    1/i2 = 100/25

    1/i2 = 4

    i2 = 1/4

     

    Gabarito Certo

     


ID
800215
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
CBM-DF
Ano
2011
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

Com relação ao decaimento radioativo e às radiações alfa, beta e gama emitidas pelos elementos radioativos, julgue os itens subsequentes.


A massa m de um isótopo radioativo que continua ativa em um instante t pode ser determinada pela expressão m = m0e–kt , em que k é a constante de decaimento radioativo, característica do isótopo, e m0, a massa ativa do isótopo no instante t = 0.

Alternativas

ID
800218
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
CBM-DF
Ano
2011
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

Com relação ao decaimento radioativo e às radiações alfa, beta e gama emitidas pelos elementos radioativos, julgue os itens subsequentes.


A emissão de uma partícula alfa e de uma partícula gama pelo isótopo tório-230 (Th-230) implica a formação do isótopo frâncio-226 (Fr-226).

Alternativas
Comentários
  • Implicará a formação do Ra, com massa igual a 226 e número de prótons/atômico igual a 88.

  • Gabarito : Errado.


ID
800221
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
CBM-DF
Ano
2011
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

Com relação ao decaimento radioativo e às radiações alfa, beta e gama emitidas pelos elementos radioativos, julgue os itens subsequentes.


A radiação alfa é mais penetrante que a beta e a gama e somente pode ser bloqueada por meio de materiais de elevada densidade, como, por exemplo, o chumbo.

Alternativas
Comentários
  • A sequência das radiações mais penetrantes é a seguinte:

    gama > raio x > beta > alfa . 

    logo , item incorreto.

  • Embora tenha menor potencial de penetração, a partícula Alfa possui maior capacidade de ionização.

  • NEM LI, BOTEI LOGO ERRADO, GAMA E A MAIS POTENTE DE TODAS

  • Gabarito : Errado.


ID
814831
Banca
ESAF
Órgão
MI
Ano
2012
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

A descoberta da radioatividade conferiu a Henri Becquerel, Pierre Curie e Marie Curie o Prêmio Nobel de Física em 1903. Esse fenômeno tem larga aplicação na sociedade moderna, das quais uma listada a seguir não está correta.

Alternativas
Comentários
  • contador Geiger usa um gás comum e não um elemento radioativo.

  • Contador Geiger utiliza, PRINCIPALMENTE, o gás argônio que é ionizado pelas partículas alfa ou beta.

  • A do Contador Geiger realmente está errada porque é o argônio que é ionizado, mas a alternativa C também é incorreta! Não existe CÉRIO-137. É o césio-137 que é utilizado na radioterapia. Essa questão deveria ter sido anulada. O Ce-142 que é o radioisótopo mais estável deste elemento químico.


ID
814834
Banca
ESAF
Órgão
MI
Ano
2012
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

A Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura – UNESCO – e a União Internacional de Química Pura e Aplicada – IUPAC – decidiram celebrar 2011 como o Ano Internacional da Química, com objetivo de “destacar as conquistas e avanços da Química e o papel das mulheres nesta ciência”. A Escolha deste ano é também uma homenagem à cientista Marie Curie, agraciada com o Prêmio Nobel de Física em 1903, pela descoberta da radioatividade, e agraciada com o Prêmio Nobel de Química de 1911, pela descoberta dos elementos químicos rádio e polônio. Sobre a radioatividade e seu amplo uso em nossa sociedade moderna, indique a opção incorreta.

Alternativas
Comentários
  • Pósitron é semelhante ao elétron, mas com carga positiva.

    Neutrino tem carga neutra e massa insignificante, similar ao elétron.


ID
973363
Banca
FUVEST
Órgão
USP
Ano
2010
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

A seguinte declaração foi divulgada no jornal eletrônico FOLHA.com – mundo em 29/05/2010: “A vontade do Irã de enriquecer urânio a 20% em seu território nunca esteve sobre a mesa de negociações do acordo assinado por Brasil e Turquia com Teerã, afirmou nesta sexta-feira o ministro das Relações Exteriores brasileiro Celso Amorim”. Enriquecer urânio a 20%, como mencionado nessa notícia, significa

Alternativas
Comentários
  • Enriquecer o urânio significa aumentar a porcentagem do isótopo físsil 235, no caso, de 0,7% até 20%.

  • Mas por que nao pode ser na amostra do minério, pois quando ele é encontrado tem a porcentagem próxima à 0,7%?


ID
987022
Banca
NUCEPE
Órgão
UESPI
Ano
2011
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

Os radioisótopos são hoje largamente utilizados na medicina para diagnóstico, estudo e tratamento de doenças. Por exemplo, o cobalto - 60 é usado para destruir e impedir o crescimento de células cancerosas. O número de prótons, de nêutrons e de elétrons no nuclídeo  60Co3+ são, respectivamente:
                                                                                                                                          27
                                                                                                                                                                                                                         
                                                                                                                                                                                                            
 

Alternativas

ID
987067
Banca
NUCEPE
Órgão
UESPI
Ano
2011
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

O fósforo 32 é usado na forma de Na2HPO4 no tratamento, entre outras doenças,da leucemia mielóide crônica.A equação nuclear para o decaimento do 32P, como emissor β, é:

Alternativas

ID
1012816
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
UNB
Ano
2013
Provas
Disciplina
Química
Assuntos


O titânio encontrado na natureza apresenta cinco isótopos estáveis.
Em condições especiais, outros radioisótopos podem ser formados, sendo muito curto o tempo de meia-vida da maior parte deles.
Considerando que o radioisótopo 54Ti tenha tempo de meia-vida
igual a 1,5 s e sofra desintegração emitindo radiação ß, julgue os
itens a seguir.

Decorridos 9 s da formação do radioisótopo 54Ti  , mais de 99% dele estarão desintegrados.

Alternativas
Comentários
  • Errado

    66%

    Bons Estudos

  • Não é necessário nem usar a fórmula. Sabendo o conceito de meia vida é possível resolver a questão. Vejamos:

    Em 1,5 s, teremos 1/2 da massa inicial.

    Em 3,0 s, teremos 1/4 da massa inicial.

    Em 4,5 s, teremos 1/8 da massa inicial.

    Em 6,0 s, teremos 1/16 da massa inicial.

    Em 7,5 s, teremos 1/32 da massa inicial.

    Em 9,0 s, teremos, 1/64 da massa inicial.

    Dividindo 1 por 64, a massa restante de titânio será 0,015625, ou seja, 1,5625%. 

    Para descobrirmos a quantidade desintegrada:

                      X = 100% - 1,5625%

                           X = 98,4375%

    Gabarito: Errado

  • Sabendo que o tempo de meia vida do titânio é de 1,5 s e que 9 segundos apresentam 6 tempos de meia vida, é possível descobrir a porcentagem de desintegração do isótopo.

    100% ----- 50% ----- 25% ----- 12,5% ----- 6,25% -----3,125% ----- 1,5625%

    Após 9 segundos, ou seja, 6 tempos de meia vida, terão se desintegrado 98,4% do titânio.


    Item incorreto.



ID
1012819
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
UNB
Ano
2013
Provas
Disciplina
Química
Assuntos


O titânio encontrado na natureza apresenta cinco isótopos estáveis.
Em condições especiais, outros radioisótopos podem ser formados, sendo muito curto o tempo de meia-vida da maior parte deles.
Considerando que o radioisótopo 54Ti tenha tempo de meia-vida
igual a 1,5 s e sofra desintegração emitindo radiação ß, julgue os
itens a seguir.

A desintegração do radioisótopo 54Ti resulta em um átomo de isótopo 54V

Alternativas
Comentários
  • Sabendo que o isótopo titânio sofre desintegração emitindo partícula beta, β, tem-se a reação:

                                                                               54Ti220β-1 + 54V23

    Logo, a emissão de uma partícula beta pelo isótopo de titânio, produzirá o elemento vanádio.


    Item correto.



ID
1014052
Banca
CETRO
Órgão
ANVISA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

Uma fonte radioativa A é colocada na frente de um contador Geiger, que registra 1.100 contagens em 5 minutos. Quando uma fonte B é colocada na mesma posição, o contador também registra 1.100 contagens em 5 minutos. Quando não é colocada nenhuma fonte perto do contador, ele registra 300 contagens em 5 minutos, que são devidas à radiação de fundo. As duas fontes, A e B, foram colocadas juntas diante do contador. Suponha que, depois de 6 anos, as mesmas duas fontes sejam colocadas novamente diante do contador. Admitindo que as condições ambientais não tenham mudado (ou seja, a radiação de fundo continuou a mesma), e considerando que a meia-vida da fonte A é de 2 anos, e a de B é de 3 anos, assinale a alternativa que apresenta as atividades medidas hoje e daqui a 6 anos, respectivamente, em contagens a cada 5 minutos.

Alternativas
Comentários
  • Retira-se as contagens da radiação de fundo.

    Fonte A decai a cada 2 anos

    (1100 - 300) 800 -> 400 -> 200 -> 100

    Fonte B decai a cada 3 anos

    (1100 - 300) 800 -> 400 -> 200

    Fonte A e B juntas agora:

    800 + 800 + 300 = 1900 contagens

    Sabendo que a radiação de fundo não se altera.

    Fonte A + B juntas após 6 anos:

    100 + 200 + 300 = 600 contagens


ID
1014058
Banca
CETRO
Órgão
ANVISA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

Sobre as partículas alfa, analise as assertivas abaixo.

I. Quanto maior o número atômico de átomos radioativos, maior a probabilidade de emissão espontânea de partículas alfa.

II. Para que ocorra decaimento alfa, o valor da energia de desintegração deve ser positivo.

III. Devido à conservação do momento linear, como a massa do núcleo-filho é muito maior que a da partícula alfa, ela carrega quase toda a energia cinética.

É correto o que se afirma em

Alternativas

ID
1022035
Banca
IBFC
Órgão
PM-RJ
Ano
2012
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

O acidente nuclear de Fukushima, no Japão, jogou na atmosfera isótopos radioativos como césio-137 e iodo-131. Partindo-se de uma amostra de 100 gramas de césio-137, de meia-vida 30 anos, sua massa ficará reduzida a 6,25 gramas após:

Alternativas
Comentários
  • Sabendo que a meia vida do Césio-137 é de 30 anos e que o tempo de meia vida indica o tempo necessário para que a massa decaia a metade da massa inicial, 100g, assim tem-se que:

    100 g – 50g – 25g – 12,5g – 6,25g, ou seja 4 tempos de meia vida = 4 x 30 anos = 120 anos.

    Opção correta C.


  • reduçao de 16 veces , 4 veces a meia vida, 120 anos

  • 100g --- 50g --- 25g --- 12,5g --- 6,25g

    Tempo = 4.30 = 120 anos

    GABARITO: LETRA C


ID
1023727
Banca
PUC - RS
Órgão
PUC - RS
Ano
2011
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

Uma das consequências do terremoto em Fukushima, no Japão, em março de 2011, foi o acidente em usinas nucleares. Nessas usinas, a energia é obtida a partir do bombardeamento de Urânio- 235, de modo que, ao formar um núcleo instável, esse se fragmenta em dois núcleos distintos, liberando novos nêutrons que colidirão com outros núcleos sucessivamente, em uma reação em cadeia. A alta energia liberada nesse processo aquece água que vaporiza e coloca em movimento turbinas, produzindo energia elétrica.

Com base nessas informações, é correto afirmar que

Alternativas

ID
1096480
Banca
COPEVE-UFAL
Órgão
UNCISAL
Ano
2013
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

A energia nuclear tornou-se conhecida durante a segunda guerra mundial devido as explosões das bombas atômicas em Hiroshima e Nagasaki no Japão. Apesar de sua utilização para fins não pacíficos, a energia nuclear vem sendo utilizada em beneficio do homem, sendo aplicada na medicina, agricultura, geologia, paleontologia etc. As principais emissões radioativas são a alfa (α ), a beta (β) e a gama (&gama;)

Quanto à radioatividade, infere-se que

Alternativas
Comentários
  • Resposta A

    -----------------------------------------------

    Quem sabereia responder essa seria o Homem-Aranaha

    -----------------------------------------------

    a) A meia-vida é a quantidade de tempo característica de um decaimento exponencial. Se a quantidade que decai possui um valor no início do processo, na meia-vida a quantidade terá metade deste valor.

    -----------------------------------------------

    c) Fusão nuclear é o processo no qual dois ou mais núcleos atômicos se juntam e formam um outro núcleo de maior número atômico. A fusão nuclear requer muita energia para acontecer, e geralmente libera muito mais energia do que a que consome.

    -----------------------------------------------

    e) No caso da emissão de uma partícula alfa (42α2+), o número atômico (quantidade de prótons) do átomo diminui duas unidades (porque perdeu dois prótons) e seu número de massa (quantidade de prótons e nêutrons no núcleo) diminui quatro unidades.

     

    brasilescola.uol.com.br

    Wiki

    #UAB2018 #UFAL #reaprendendoEnsinoMédio


ID
1132072
Banca
Exército
Órgão
EsPCEx
Ano
2013
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

“... os Curie empreenderam uma elaborada análise química da uranimite, separando seus numerosos elementos em grupos analíticos: sais de metais alcalinos, de elementos alcalino- terrosos, de elementos de terras raras...
Os Curie continuaram a analisar os resíduos de uranimite e, em julho de 1898, obtiveram um extrato de bismuto quatrocentas vezes mais radioativo que o próprio urânio”. (Tio Tungstênio – memórias de uma infância química – Oliver Sacks – pag 257).



Considerando a meia vida do bismuto (214Bi), que é de 20 minutos, e uma amostra inicial de 100,0 g de 214Bi, a quantidade restante de 214Bi dessa amostra, que o casal Curie observaria, passada uma hora, seria de

Alternativas
Comentários
  • QUESTÃO SIMPLES DE RADIOATIVIDADE

    Basta analisar que a cada 20 minutos a massa de 100g decai pela metade.

    Em uma hora ou 3.20min=60min=1hora, ocorrerá 3 decaimentos de meia vida, logo

    100g---> 50g--->25g---->12,5.

     

  • https://www.youtube.com/watch?v=gol83zRi7BQ&list=PL0LfmDSptaT0cyRFCpYbovp_vw--4jMZz&index=101


ID
1152595
Banca
UFGD
Órgão
UFGD
Ano
2010
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

Um nuclídeo emite sucessivamente uma partícula alfa (α) seguida de uma emissão beta (ß) e, novamente, uma emissão alfa (α). Este nuclídeo radioativo possui número atômico 70 e número de massa 173. Ao final, o átomo que encerra esta série de emissões terá em seu núcleo

Alternativas

ID
1155046
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INMETRO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

Considerando que o iodo 131 tem meia-vida (t1/2) igual a 8,04 dias, que sua atividade inicial é 9,25 × 106 dps (desintegrações por segundo) e que seu decaimento radioativo segue a cinética de primeira ordem, e assumindo que ln 2 = 0,693 e que e-0,183 = 0,833, então o valor da atividade desse radioisótopo, após 2,12 dias, é igual a

Alternativas
Comentários
  • Sabemos que a quantidade de iodo será proporcional a sua atividade.

    Inicio:
    qtd de iodo = x

    Final:
    qtd de iodo = y

    Do decaimento sabemos que:
    , onde α é a razão entre o tempo decorrido e o tempo de meia vida.
    α = 2,12/8,04 = 53/201

    Dessa forma temos:
    x/y = 2^(53/201) ...aplicando ln dos dois lados

    ln(x/y) = (53/201)xln2 = 0,183
    x/y = e^0,183 = 1/(e^-0,183) = 1/0,833 = 1,2

    Pela proporção citada podemos escrever:
    x/y = 9,25.10^6/A

    1,2 = 9,25.10^6/A

    A = 7,7.10^6 dps

     

     

  • Equação exponencial da cinética do decaimento radioativo:

    N = No . e ^ -(λ . t)

    No: número de átomos inicial da substância

    N: número de átomos final da substância

    λ: constante radioativa

    t: tempo

    Dado o enunciado que:

    e^ -(λ . t) = e-0,183 = 0,833

    No = 9,25×10^6 dps

    Temos:

    N = 9,25x10^6 . 0,833 = 7,705x10^6 dps

  • Fiz de cabeça.


ID
1165462
Banca
COSEAC
Órgão
UFF
Ano
2014
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

A radioatividade é empregada em diversos setores da nossa vida, tais como datação de fósseis, combate ao câncer entre outras aplicações. Desta forma, o F18 após 366 minutos sofre uma desintegração de 90%. A meia-vida deste elemento, em minutos, é:
(Dado: log 2 = 0,3)

Alternativas
Comentários
  • m= mo/2^x

    0,1=1/2^x

    2^x= 10

    x . log2 = log10

    0,3x=1

    x=3,33 meias-vida

    366 minutos........3,33 meias-vida

    y minutos..........1 meia-vida

    y=109,9 minutos ~ 110 minutos

    GABARITO: LETRA "D"


ID
1199023
Banca
CEPERJ
Órgão
SEDUC-RJ
Ano
2013
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

A lei de velocidade de uma reação de decaimento nuclear corresponde a uma equação diferencial que relaciona a variação das concentrações das espécies com o tempo. Considerando uma reação de primeira ordem, a fração que decaiu da espécie radioativa após um período de três meias-vidas é:

Alternativas
Comentários
  • Não sei se é a forma correta, mas eu fiz assim:

    Vamos considerar uma espécie de valor = 1


    Na primeira meia-vida reduziu para 0,5

    Na segunda para 0,25

    Na terceira 0,125

    Então: 1 - 0,125 = 0,875 que é o resultado da fração 7/8

  • Se o tempo de meia-vida é o tempo que uma amostra leva para decair pela metade.

    Inicialmente temos 100% de uma amostra. Passado um período de três meias-vidas, teremos 12,5% da amostra.

    100%(1) -> 50%(1/2) -> 25%(1/4) -> 12,5%(1/8)

    Se 1/8 é o fator da amostra que ainda resta então 7/8 é o fator de amostra que sofreu decaimento.


ID
1199029
Banca
CEPERJ
Órgão
SEDUC-RJ
Ano
2013
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

        O Departamento de Energia dos EUA produziu seu primeiro lote de plutônio usado para alimentar sondas espaciais, sem fins armamentistas, desde que desligou seu reator nuclear, há 25 anos, segundo informaram funcionários da NASA.

                 (Disponível em: http://oglobo.globo.com/ciencia/eua-voltam-produzir-plutonio-para- alimentar-sondas-espaciais-7881294. Acesso em março de 2013.)

Este radionuclídeo pode ser sintetizado pelo bombardeio de núcleos de urânio-238 com deutério, produzindo netúnio-238. O netúnio-238 sofre um decaimento produzindo o plutônio-238, esse decaimento ocorre com a emissão de partícula:

Alternativas

ID
1231900
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEE-AL
Ano
2013
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

Após a descoberta da radioatividade por Becquerel, em 1896, o estudo da química nuclear começou a se desenvolver, o que possibilitou o desenvolvimento de algumas noções fundamentais, como a de decaimento nuclear, que consiste na alteração na composição do núcleo dos átomos, sendo os átomos radioativos aqueles que se desintegram espontaneamente. Tendo essas informações como referência inicial, julgue os próximos itens.

Após a descoberta da radioatividade, foi possível identificar novos elementos da tabela periódica. O urânio, de número atômico 92, que era o elemento mais pesado na tabela, passou a ser seguido por outros elementos, denominados transurânicos.

Alternativas
Comentários
  • Exato.

    Elemento químico com número atômico acima de 92 (Z > 92) - transurânicos;

    Elemento químico com número atômico abaixo de 92 (Z < 92) - cisurânicos.


ID
1231903
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEE-AL
Ano
2013
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

Após a descoberta da radioatividade por Becquerel, em 1896, o estudo da química nuclear começou a se desenvolver, o que possibilitou o desenvolvimento de algumas noções fundamentais, como a de decaimento nuclear, que consiste na alteração na composição do núcleo dos átomos, sendo os átomos radioativos aqueles que se desintegram espontaneamente. Tendo essas informações como referência inicial, julgue os próximos itens.

A descoberta do nêutron, por Chadwick, tornou-se possível com a seguinte reação de transmutação: x + 4Be96C12 + 0 n1 em que x representa uma partícula β

Alternativas
Comentários
  • x + 4Be9 → 6C12 + 0 n1

     

    Para ocorrer a igualdade entre os reagentes e produtos, x deve ser uma partícula alfa.

     

    Radiação alfa (α): também chamada de partículas alfa ou raios alfa, são partículas carregadas por dois prótons e dois nêutrons, sendo, portanto, núcleos de hélio. Apresentam carga positiva +2 e número de massa 4.

     

    +2α4 + 4Be9 → 6C12 + 0 n1

     

    massa total (reagentes ou produtos)= 13

    numero de prótons totais (reagentes ou produtos)= 6

     

  • Transmutação.....me senti no Fullmetal Alchemist

  • Gabarito: Errado

    X deve ser uma partícula ALFA.


ID
1231906
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEE-AL
Ano
2013
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

Após a descoberta da radioatividade por Becquerel, em 1896, o estudo da química nuclear começou a se desenvolver, o que possibilitou o desenvolvimento de algumas noções fundamentais, como a de decaimento nuclear, que consiste na alteração na composição do núcleo dos átomos, sendo os átomos radioativos aqueles que se desintegram espontaneamente. Tendo essas informações como referência inicial, julgue os próximos itens.

A radiação γ apresenta elevado poder de penetração na pele, podendo, por isso, causar danos celulares

Alternativas
Comentários
  • Raios alfa (α)

    A radiação alfa possui carga positiva, ela é constituída por 2 prótons e 2 nêutrons, as partículas alfa são facilmente barradas por uma folha de papel alumínio, apesar de serem bastante energéticas. A radiação alfa possui massa e carga elétrica relativamente maior que as demais radiações.

    Raios beta (β)

    A radiação beta possui carga negativa, se assemelha aos elétrons. As partículas beta são mais penetrantes e menos energéticas que as partículas alfa, conseguem atravessar o papel alumínio, mas são barradas por madeira. É válido lembrar que apenas os raios alfa e beta possuem carga positiva e negativa respectivamente, e os raios gama que veremos a seguir são ausentes de carga elétrica.

    Raios gama (γ)

    Os Raios gama não são tão energéticos, mas são extremamente penetrantes, podendo atravessar o corpo humano, são detidos somente por uma parede grossa de concreto ou por algum tipo de metal. Por estas características esta radiação é nociva à saúde humana, ela pode causar má formação nas células.
     

  • Os raios gama (y) são ondas eletromagnéticas de massa e carga nula, seu poder de penetração é elevado.

  • Podem causar câncer


ID
1231909
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEE-AL
Ano
2013
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

Após a descoberta da radioatividade por Becquerel, em 1896, o estudo da química nuclear começou a se desenvolver, o que possibilitou o desenvolvimento de algumas noções fundamentais, como a de decaimento nuclear, que consiste na alteração na composição do núcleo dos átomos, sendo os átomos radioativos aqueles que se desintegram espontaneamente. Tendo essas informações como referência inicial, julgue os próximos itens.

O urânio é um dos elementos radioativos utilizados nas usinas nucleares e na fabricação das bombas atômicas. A fissão nuclear do urânio é representada pela seguinte equação: 92U235 + 0n156Ba138 + 36Kr86 +10 0n1 .

Alternativas
Comentários
  • a equação de fissão está errada porque a soma das massas é diferente na izquerda e na direita 236 diferente de 234, pelo que a questão é errada

  • Questão errada, o gabarito está errado...

  • A soma das massas dos reagentes é diferente da soma das massas dos produtos no exemplo da questão. Por isso o gabarito não confere.

     

    92U235 + 0n1 → 56Ba138 + 36Kr86 +10 0n1 .

     

    Massa dos reagentes : 235+1= 236

    Massa dos produtos: 138+86 + (10x1) =234

     

    Gabarito: ERRADO

  • Pessoal, vamos pedir para o professor comentar essa questão!

    Tem algo estranho. 

    No lado direito da equação contei 143 neutrons do uranio e mais 1 neutron da fissão, logo 144 neutrons. No Ba há 82 neutrons e no Kr há 50, além dos 10 neutrons produzidos. Isso dá 142 neutrons. O que não é igual a 144 neutrons do lado esquerdo da equação!!! Onde estamos errando?

  • O núcleo do urânio-235 (U) quando bombardeado por um nêutron se parte, originando vários pares de núcleos diferentes. Cerca de 200 isótopos diferentes de 35 elementos químicos já foram produzidos na fissão do urânio-235. Veja um exemplo abaixo, em que são liberados os isótopos do bário (Ba) e do criptônio (Kr), além de 3 nêutrons.

    Veja a resposta ilustrada em: https://brasilescola.uol.com.br/quimica/reacoes-fissao-nuclear.htm

  • Desconsiderem essa prova pessoal


ID
1231912
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEE-AL
Ano
2013
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

Após a descoberta da radioatividade por Becquerel, em 1896, o estudo da química nuclear começou a se desenvolver, o que possibilitou o desenvolvimento de algumas noções fundamentais, como a de decaimento nuclear, que consiste na alteração na composição do núcleo dos átomos, sendo os átomos radioativos aqueles que se desintegram espontaneamente. Tendo essas informações como referência inicial, julgue os próximos itens.

Sabendo-se que o urânio-238 tem período de meia-vida de 8.766 horas, é correto afirmar que sua vida média é de aproximadamente 1,27.104 horas

Alternativas
Comentários
  • A relação entre tempo de meia-vida e vida média é:

    Tempo de meia vida = 0,693 x  vida média

     

    Para resolver a questão:

    Vida média=  tempo de meia-vida/ 0,693

    Vida média=8766/ 0,693

    Vida média= 1,2 E+04

     

  • De onde surgiu esse 0,693​ ??!-alguém me explica?

  • ln2 = 0,693

     

  • Vida média (Vm) é o inverso da constante radioativa ( Vm = 1/K).

    Encontre primeiro o valor de K usando: T1/2 = ln2/K ou T1/2 = 0,693/K.

    K = 0,693/8766 h

    K = 7,9 . 10^-5 h^-1

    Depois de encontrado o valor da constante K vc determina o a vida média.

    Vm = 1/7,9 . 10^-5 h^-1

    Vm = 1,26 . 10^4 h


ID
1231915
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEE-AL
Ano
2013
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

Após a descoberta da radioatividade por Becquerel, em 1896, o estudo da química nuclear começou a se desenvolver, o que possibilitou o desenvolvimento de algumas noções fundamentais, como a de decaimento nuclear, que consiste na alteração na composição do núcleo dos átomos, sendo os átomos radioativos aqueles que se desintegram espontaneamente. Tendo essas informações como referência inicial, julgue os próximos itens.

O carbono constitui toda matéria orgânica, havendo, nos seres vivos, uma razão entre a quantidade de carbono-14 — isótopo radioativo — e de carbono-12, de modo que, quando o organismo morre, a relação entre carbono-14 e carbono-12 decresce.

Alternativas
Comentários
  • - Carbono 12 é aquele encontrado na composição do diamante, da grafite, do aço, ou seja, de substâncias inorgânicas.

    - Carbono 14 está presente em tecidos vivos (de animais, plantas, e do homem). É um isótopo radioativo instável, que decai a um ritmo lento a partir da morte de um organismo vivo.

  • A datação por carbono-14 (C-14) é baseada no fato de que o C-14 é radioativo e se desintegra produzindo nitrogênio-14. Os seres vivos recebem o C-14 por meio do alimento e água, mantendo um nível constante de C-14 no corpo. Quando morrem, o C-14 que se desintegra não é mais substituído, assim o nível de C-14 diminui. Quanto maior o período depois da morte, menos C-14 permanece no corpo. A concentração do C-14 em uma amostra pode ser medida com precisão e comparada com a quantidade de carbono-12 não radioativo. Com estas medidas pode-se calcular o tempo necessário para que o nível inicial do C-14 existente no corpo antes de sua morte pudesse chegar a este novo nível medido. Esta será a “idade C-14” da amostra.

  • Eu respeitosamente discordo do comentário da colega Thaís Barbosa. Temos sim C12 em tecidos vivos, afinal de contas ele é produto do decaimento do C14. O que acho que deixa a questão incorreta é que ela afirma que a relação C14/C12 decresce. Na realidade após a morte o C14 decai lentamente enquanto o C12 desaparece mais rapidamente. Assim a razão C14/C12 aumenta.

  • Carbono 14 nos seres vivos


    Os átomos de carbono 14 criados por raios cósmicos combinam-se com oxigênio para formar dióxido de carbono, que as plantas absorvem naturalmente e incorporam a suas fibras por meio da fotossíntese. Como os animais e humanos comem plantas, acabam ingerindo o carbono 14 também. A relação de carbono normal (carbono 12) pela de carbono 14 no ar e em todos os seres vivos mantém-se constante durante quase todo o tempo. Talvez um em cada trilhão de átomos de carbono seja um átomo de carbono 14. Os átomos de carbono 14 estão sempre decaindo, mas são substituídos por novos átomos de carbono 14, sempre em uma taxa constante. Nesse momento, seu corpo tem uma certa porcentagem de átomos de carbono 14 nele, e todas as plantas e animais vivos têm a mesma porcentagem que você.

    Datando um fóssil

    Assim que um organismo morre, ele pára de absorver novos átomos de carbono. A relação de carbono 12 por carbono 14 no momento da morte é a mesma que nos outros organismos vivos, mas o carbono 14 continua a decair e não é mais reposto. Numa amostra a meia-vida do carbono 14 é de 5.700 anos, enquanto a quantidade de carbono 12, por outro lado, permanece constante. Ao olhar a relação entre carbono 12 e carbono 14 na amostra e compará-la com a relação em um ser vivo, é possível determinar a idade de algo que viveu em tempos passados de forma bastante precisa.

     

    fonte: https://esquadraodoconhecimento.wordpress.com/ciencias-da-natureza/quim/como-funciona-a-datacao-por-carbono-14/

     

    Sinceramente... Não consigo achar o erro da questão...

  • "O carbono constitui toda matéria orgânica"? Não.

  • Ruam Studi. Acho que não é isso que está errado na questão... Vê só:

     

    química orgânica é o ramo da química que estuda os compostos carbônicos ou os compostos orgânicos, que são aqueles formados por átomos de carbono.

    Em suma, a química orgânica consiste no estudo dos compostos de carbono.

    Os compostos orgânicos são os que apresentam carbono, hidrogênio, oxigênio, nitrogênio, fósforo e enxofre. São exemplos: as proteínas, os glicídios, lipídios, vitaminas e enzimas.

     

    fonte: https://www.todamateria.com.br/quimica-organica/ 

     

    Acredito que foi isso que a banca quis dizer com "O carbono constitui toda matéria orgânica". 

     

    De todo jeito, ainda não consigo ver o erro... Alguém ajuda aíiii!!!!  

  • relação de carbono 12 por carbono 14 no momento da morte é a mesma que nos outros organismos vivos, mas o carbono 14 continua a decair e não é mais reposto. Numa amostra a meia-vida do carbono 14 é de 5.700 anos, enquanto a quantidade de carbono 12, por outro lado, permanece constante.

  • O elemento carbono apresenta alguns isótopos. O carbono 12 não é radioativo, enquanto que o carbono 14 é radioativo.

    Quando um ser está vivo ele mantem a relação constante entre estes átomos de carbono, pois, manterá a proporção deste na natureza.

    Quando este ser morre ele para de se alimentar e de realizar seus processos fisiológicos. Não absorve mais átomos de carbono.

    Assim, com o passar do tempo o carbono 14 vai se desintegrando e se transformando em outro elemento, diminuindo sua quantidade neste organismo. Logo, passamos a ter menos átomos de carbono 14 quanto comparada à quantidade de carbono 12.

    Podemos, então, afirmar que a relação entre carbono 14 diminui em relação ao carbono 12. Através desta diferença se estima a idade do indivíduo.

    O erro da afirmativa é de que o carbono constitui toda matéria orgânica do ser vivo.

    Existem alguns compostos que apresentam carbono e não são considerados orgânicos. Poderia citar o gás carbônico.

    Então, levando ao rigor o conceito de compostos orgânicos devemos considerar a afirmativa como errada.

    GABARITO: ERRADO

    CONHEÇA MEUS CURSOS NO HOTMART...


ID
1265779
Banca
VUNESP
Órgão
FUNDUNESP
Ano
2014
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

O radioisótopo 60Co sofre decaimento pela emissão de partí­culas ß– . O elemento químico formado nesse decaimento é o

Alternativas
Comentários
  • Cobalto possui número atômico de 27.

    Em um decaimento beta ocorre a transformação de um nêutron em um próton, uma partícula beta e um neutrino.


    Nêutron = Próton + Beta + neutrino


    A partícula beta e o neutrino saem do núcleo, o próton permanece.


    Portanto:

    Número de Massa: Não se altera (60)

    Número Atômico: Cresce em uma unidade (28), Níquel.


ID
1289791
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2012
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

O espectro eletromagnético é dividido em regiões onde se agrupam ondas eletromagnéticas em faixas de energia específicas.
Não faz parte do espectro eletromagnético a(s)

Alternativas
Comentários
  • A radiação alfa também chamada de partículas alfa ou raios alfa, são partículas carregadas por dois prótons e dois nêutrons, sendo, portanto, núcleos de hélio. Apresentam carga positiva +2 e número de massa 4. Portanto ela pode ser considerada somente onda elétrica sem possuir características magnéticas.O espectro eletromagnético é composto de ondas elétricas e magnéticas se denominando radiação eletromagnetica


ID
1389742
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2014
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

O urânio pode ser enriquecido em um processo no qual ele reage com flúor de modo a formar o gás UF6 . Por causa da pequena diferença nas massas molares, as velocidades de difusão do 235 UF6 e do 238 UF6 são ligeiramente diferentes e isso repercute na capacidade desses gases de passar por pequenos orifícios.

O processo de separação, que é baseado na difusão desses gases, à temperatura constante, ao longo de percurso contendo placas inertes com pequenos poros é a

Alternativas
Comentários
  • Efusão é uma espécie de difusão, pois se refere ao movimento espontâneo das partículas de um gás através de um ou vários orifícios, indo na direção de um ambiente com pressão menor.


ID
1414132
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEE-AL
Ano
2013
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

Tendo em vista que a energia é fundamental para a manutenção do universo e que, na Terra, ela é consumida e(ou) transformada em outras formas de energia, que podem ser novamente utilizadas ou irradiadas para o espaço, julgue o item subsequente.

A energia nuclear refere-se às transformações que acontecem nos núcleos dos átomos, os quais, devido à forte repulsão entre os prótons (com cargas positivas) presentes no núcleo, possuem energia de ativação menor que a obtida nas transformações químicas que ocorrem no dia a dia.

Alternativas
Comentários
  • ERRADO

     Motivo - Reações nucleares possuem energia de ativação absurdamente maior que as reações químicas convencionais, pois, estamos trabalhando com o núcleo do átomo e não com a eletrosfera.


    Grande abraço.

  • A energia nuclear refere-se às transformações que acontecem nos núcleos dos átomos, os quais, devido à forte repulsão entre os prótons (com cargas positivas) presentes no núcleo, possuem energia de ativação menor que a obtida nas transformações químicas que ocorrem no dia a dia.

    Forte repulsão => Maior energia de ativação


ID
1438207
Banca
FGV
Órgão
SEDUC-AM
Ano
2014
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

O potássio-40 é um dos principais isótopos radioativos do corpo humano e seu decaimento pode formar cálcio-40 com a emissão de energia e de partícula radioativa. No decaimento do K-40 produzindo Ca-40 a partícula emitida é denominada como:

Dados: Números atômicos K = 19 e Ca = 20

Alternativas
Comentários
  • K-40 é um Beta-emissor nesse caso a reação ficaria:

    K19--- Ca20+0β-1

    Nesse tipo de reação nuclear soma-se um elétron com a emissão de radiação beta (β).

  • Beta muda o elemento, porém mantém o número de Massa


ID
1460371
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2015
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

Um átomo de ouro (Au) possui número atômico 79, e seu isótopo estável tem número de massa 197. Lembrando que a massa de um próton vale 1,67x10-27   kg, que a massa de um neutron vale 1,68x10-27 kg, que a massa do elétron vale 9,11x10-31 kg e que o átomo possui o mesmo número de elétrons e de prótons, o valor aproximado para a massa do átomo de ouro é, em kg,

Alternativas
Comentários
  • É simples;

    A= P-N (massa é igual a Prontons menos Neutrons) então peguaremos a massa do isótopo (Isotopos= mesmo número de protons) e subtrairemos do número de protons para sabermos o número de neutrons...kkk Complicado né?? Não é não!!! fica assim;

    A=massa= 197       N= neutrons  P= protons    N =A-P===>   N= 197-79  //////    N=118        P= 79    

      Tendo em vista que a massa de elétrons é desprezivel temos o seguinte:

    79P x 1,67x10 elevado a-27 = Massa de protons= 131.93 x10 elevado a-27  

    118N x 1,68x10 elevado a -27 =  Massa de neutrons = 198,24 x 10 elevado a-27

     Agora é só somarmos e obteremos a Massa (A) aproximada do Átomo de (Au)   A= N+P      

    A=    198,24 x 10 elevado a-27 + 131.93 x10 elevado a-27 -------> A= 330,17 x 10 elevado a-27  desloca-se a virgula para a esquerda aumenta-se  1 expoente na base 10 nesse caso deslocaremos duas casas para esquerda e consequentemente somaremos 2 expoentes na base 10, obteremos o seguinte 3.3017 x 10 elevado a (-27+2=-25) 

    Resposta 3.3017 x 10 elevado a -25         N° aproximado é a letra (b)  3 x10 elevado a -25     UFFA!!!  kkkkk espero ter ajudado!

                                                                                                                         

  • Sabemos que em 197g (0,197kg) de Au temos 6,02 x 10^23 atomos (nº de Avogadro), portanto, fazendo uma regra de três descobrimos qual a massa de um átomo de Au, da seguinte forma:

     

    0,197kg    -    6,02x10^23 átomos

         x         -     1 átomo

     

    logo,

    x = 3,27x10^25 átomos, aproximadamente 3x10^23. (letra b)

     

  • O comentário do Mago é de um modo muito mais longo.... É bem melhor fazer direto como foi apresentado comentário da Maria. Num concurso o tempo é bem decisivo, então, melhor economizar tempo com questões simples assim.

  • como dividimos notação cientifica ??


ID
1510075
Banca
Exército
Órgão
IME
Ano
2014
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

Um isótopo radioativo X transforma-se em um elemento estável Y após reações de desintegração radioativa com emissão de radiação α, radiação β negativa e radiação ϒ. Assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • X (A e Z) => α (4A e 2Z) + β (0A e -1Z) + Y (-4A e -1Z) (sendo que A=massa atômica e Z=nª de prótons)

    ----------------------------

    X - Y

    A = 5A (A-(-4A))

    Z = 2Z (Z-(-Z))

    N (nêutrons) = 4N (N-(-3N))

    ----------------------------

    gabarito E

    A diferença entre os números de nêutrons de X e de Y será igual à soma do dobro do número de partículas α emitidas com o número de partículas β emitidas. ==> 4N


ID
1511521
Banca
CEPERJ
Órgão
SEDUC-RJ
Ano
2015
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

Ernest Rutherford (1871-1937) foi quem descobriu que, se um núcleo radioativo se desintegra emitindo uma partícula α ou β, o núcleo resultante é, em regra, também radioativo e, mais cedo ou mais tarde, acaba expulsando alguma partícula para converter- se em outro núcleo, e assim por diante, até terminar num núcleo estável, isto é, não radioativo. Considere o nuclídeo urânio-238 que, após uma série de emissões, transforma-se no chumbo-206. A quantidade de partículas alfa e beta emitidas nesta série radioativa é, respectivamente, igual a:

Alternativas
Comentários
  • 1º Passo: Montamos a equação com o urânio (U) liberando partículas α e β e transformando-se em chumbo (Pb).

    92˅U^238  ---->  X 2˅α^4  +  Y -1˅β^0  +  82˅Pb^206

    Onde X e Y são as quantidades de partículas α e β, respectivamente.

    Obs: é necessário o conhecimento prévio do número atômico do urânio e do chumbo.

    Comentário: Utilizei os símbolos ˅ e ^ na equação química para indicar que, o número atômico e de massa, estão abaixo e acima dos símbolos, respectivamente.

     

    2º Passo: Realizamos o cálculo da conservação de massa, utilizando os números que se encontram no lado direito dos símbolos da equação química.

    Conservação de Massa

    238 = X.4 + Y.0 + 206

    4X = 238 – 206

    4X = 32

    X = 32/4

    X = 8

     

    3º Passo: Com a quantidade de partículas α encontrada, logo em seguida é necessário realizar o cálculo da conservação de carga, utilizando os números que se encontram ao lado esquerdo dos símbolos da equação química.

    Conservação de Carga

    92 = X.2 + Y.(-1) + 82

    92 = 8.2 – Y + 82

    92 = 16 – Y + 82

    92 = 98 – Y

    – Y = 92 – 98

    – Y = – 6 . (-1)

    Y = 6

    Questão C: 8 α e 6 β


ID
1530016
Banca
IF-SP
Órgão
IF-SP
Ano
2011
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

O tálio é um metal macio e maleável; quando imediatamente cortado por uma espátula, apresenta brilho metálico característico dos metais. O tálio, massa atômica 204,4 u, apresenta como isótopos mais estáveis o Tl-203 e o Tl-205. O isótopo Tl-205 apresenta abundância isotópica, em percentual inteiro, mais próximo de

Alternativas
Comentários
  • Questão boa, custa um pouco a entender, mas é simples.

     

    A massa de um elemento é considerada a média ponderada das massas dos isótopos mais estáveis, proporcional à sua abundância.

    Sabe-se que a massa do Tálio é 204,4u e que seus isótopos mais estáveis são 203Ta e 205Ta.

    Logo, usando x como a fração de 205Ta e y como a fração de 203Ta, tem-se:

     

    x205Ta + y203Ta = 204,4

     

    Sabe-se, ainda, que x+y=1, pois são frações ponderais.

     

    x205Ta + (1-x)203Ta = 204,4.

    Resolvendo para x, encontramos x=0,7. Há 70% de 205Ta.


ID
1599337
Banca
FUNRIO
Órgão
UFRB
Ano
2015
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

Becquerel, o descobridor do urânio, observou em seus experimentos que diversos materiais emitiam raios com propriedades semelhantes às dos raios x, e essa propriedade ele denominou radioatividade. O estudo das partículas e radiações foi feito por Rutherford, que observou que elas apresentavam diferentes penetrações. Dessa forma, dentre as partículas e radiações, qual apresenta maior capacidade de penetração?

Alternativas
Comentários
  • Radiação alfa (α): também chamada de partículas alfa ou raios alfa, são partículas carregadas por dois prótons e dois nêutrons, sendo, portanto, núcleos de hélio. Apresentam carga positiva +2 e número de massa 4.

    Radiação beta (β): raios beta ou partículas beta, são elétrons, partículas negativas com carga  – 1 e número de massa 0.

     



    Radiação Gama (γ): ou raios gama. O comprimento de onda desta radiação varia de 0,5 ? a 0,005 ? (unidade de medida: angstron). As radiações gama são ondas eletromagnéticas, e possuem carga e massa nulas, emitem continuamente calor e têm a capacidade de ionizar o ar e torná-lo condutor de corrente elétrica.

    Um núcleo radioativo emite radiação alfa ou beta, e a radiação gama está sempre presente. A partícula beta pode atingir uma velocidade de até 95% da velocidade da luz, já a partícula alfa é mais lenta e atinge uma velocidade de 20.000 km/s, e os raios gama atingem a velocidade das ondas eletromagnéticas (300.000 km/s).

    Para melhor compreender a velocidade e a potência das partículas alfa, beta e gama frente à matéria, segue alguns exemplos do poder de penetração das radiações:

    - Apesar de serem bastante energéticas, as partículas alfa são facilmente barradas por uma folha de papel;

    - As partículas beta são mais penetrantes e menos energéticas que as partículas alfa, conseguem atravessar lâminas de chumbo de até 2 mm ou de alumínio de até 5 mm no ar, mas são barradas por uma placa de madeira de 2,5 cm de espessura;

    - As partículas gama percorrem milhares de metros no ar, são mais perigosas, quando emitidas por muito tempo podem causar má formação nas células. Os raios gama conseguem atravessar chapas de aço de até 15 cm de espessura, mas são barradas por grossas placas de chumbo ou paredes de concreto.

    Podemos concluir que as partículas alfa possuem uma massa e carga elétrica relativamente maior que as demais, entretanto, são facilmente barradas por uma folha de papel. Já a radiação gama não é tão energética, mas é extremamente penetrante, podendo atravessar o corpo humano, é detida somente por uma parede grossa de concreto ou por algum tipo de meta

  • Ao meu ver temos um problema pois GAMA não e considerado particula. 

  • Izaias, a questão diz "dentre as partículas e radiações"


ID
1605166
Banca
VUNESP
Órgão
UNESP
Ano
2010
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

Já se passaram 23 anos do acidente de Goiânia, quando em 1987, em um ferro-velho, ocorreu a abertura de uma cápsula contendo o material radioativo Cs-137, que apresenta meia-vida de 30 anos. Sabendo que, à época do acidente, havia 19,2 g de Cs-137 na cápsula, o tempo, em anos, que resta para que a massa desse elemento seja reduzida a 2,4 g é igual a:

Alternativas
Comentários
  • Nossa, da 90 anos mas como já se passou 23 anos tem que diminuir desse total.

  • Que maldade! Fui seco na letra D.

    19,2 g ---- 9,6 g ---- 4,8 g ---- 2,4 g = 3.30 = 90 anos

    Só que já se passaram 23 anos.

    Tempo restante = 90 - 23 = 67 anos

    GABARITO: LETRA A

  • nuss pegadinha hehehehe


ID
1609966
Banca
NC-UFPR
Órgão
PM-PR
Ano
2014
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

Águas termais, exploradas em diversos destinos turísticos, brotam naturalmente em fendas rochosas. O aquecimentonatural dessas águas, na sua grande maioria, deve-se ao calor liberado em processos radioativos de elementospresentes nos minerais rochosos que são transferidos para a água no fluxo pelas fendas. O gás radônio (222Rn) é oprovável responsável pelo aquecimento de diversas águas termais no Brasil. O 222Rn se origina do rádio (226Ra), nasérie do urânio (238U), naturalmente presente em granitos. O tempo de meia vida (t1/2) do 222Rn é de 3,8 dias, e esse seconverte em polônio (218Po), que por sua vez possui um t1/2 de 3,1 minutos. Considerando as informações dadas,considere as seguintes afirmativas:


1. A conversão de 222Rn em 218Po é um processo exotérmico.


2. A conversão de 226Ra em 222Rn emite quatro partículas β-.


3. Na série de decaimento, do 238U ao 218Po, cinco partículas α são emitidas.


4. Após 3,8 dias da extração da água termal, a concentração de 218Po atingirá a metade do valor da concentraçãoinicial de 222Rn.


Assinale a alternativa correta

Alternativas
Comentários
  • molezinha

     A conversão de 222Rn em 218Po é um processo exotérmico.--- VERDADEIRO POIS ELE ESTA SEDENDO ENERGIA ESTA LIBERANDO.

     A conversão de 226Ra em 222Rn emite quatro partículas β-.FALSA, PARTICULA BETA A MASSA FICA NEUTRA, NAO MEXII

     Na série de decaimento, do 238U ao 218Po, cinco partículas α são emitidas.---- VERDADEIRA,

    ALTA TEM 4 DE MASSA OU SEJA,

    238=5.4---COMO ELE FALOU QUE TINHA 5 PARTICULAS

    238-20=218

    Após 3,8 dias da extração da água termal, a concentração de 218Po atingirá a metade do valor da concentraçãoinicial de 222Rn.FALSA, VAI SER QUASE A MSM COISA E SO VC FAZER AS MEIAS VIDAS 4 VEZES DE CADA UM


ID
1611040
Banca
Marinha
Órgão
CAP
Ano
2013
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

o projeto de construção de um submarino nuclear brasileiro prevê a utilização pacífica da energia nuclear, com aplicação exclusiva na propulsão deste tipo de navio. Assinale a opção que apresenta o tipo de reação nuclear que produz um nuclídeo com número atômico maior e massa idêntica à do núcleo original.

Alternativas
Comentários
  • quando uma partícula beta é liberada do núcleo, ele transforma uma neutro em um próton mantendo, dessa forma,

    a mesma massa e aumentando seu número atômico em uma unidade


ID
1612942
Banca
NUCEPE
Órgão
SEDUC-PI
Ano
2015
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

Quando o 59Fe sofre decaimento, podemos afirmar que a partícula emitida e o produto formado são respectivamente

Alternativas
Comentários
  • a partícula beta tem carga negativae massa desprezível, assim o número atômico aumenta em um e a massa atomica se mantém. A partícula alfa é similar ao átomo de hélio(numero atomico 2 e massa 4), assim um decaimento diminui em 2 o numero atomico e em 4 a massa atomica.


ID
1612951
Banca
NUCEPE
Órgão
SEDUC-PI
Ano
2015
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

O amerício é um metal usado em alguns detectores de fumaça contendo minúsculas quantidades de 241Am como fonte de radiação ionizante, na forma de dióxido de amerício (AmO2). Sobre o amerício marque a alternativa INCORRETA.

Alternativas
Comentários
  • a)Americio:Nome derivado de América e foi descoberto por Seaborg e colaboradoes em 1944 em Chicago, USA. O isótopo Am-241 foi identificado como resultado da captura de nêutrons pelo Pu-239

    b) transição interna são os elementos 57 a 71 e  89 a 103, que estão separados da tabela. correto

    c) incorreto

  • Por eliminação, fica-se facilmente entre C e D. Eliminei a D, num chute, pois óxidos naturalmente não têm a mesma reatividade que o metal original. Podemos perceber isso comparando a reação de alguns óxidos metálicos em água e a reação do respectivo metal em água.

    Mas esse é o tipo de questão que valoriza mais se o candidato sabe pensar sobre o tema, do que se ele decorou informações.

  • Se a D tivesse incorreta, a C também estaria, fui nessa lógica, xD


ID
1617145
Banca
FGV
Órgão
FGV
Ano
2014
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

O uso do radioisótopo rutênio-106 (106Ru) vem sendo estudado por médicos da Universidade Federal de São Paulo, no tratamento de câncer oftalmológico. Esse radioisótopo emite radiação que inibe o crescimento das células tumorais. O produto de decaimento radiativo do rutênio-106 é o ródio-106 ( 106Rh).

(http://www.scielo.br/pdf/rb/v40n2/08.pdf. Adaptado)

A partícula emitida no decaimento do rutênio-106 é

Alternativas

ID
1635559
Banca
Aeronáutica
Órgão
ITA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

O elemento Plutônio-238 é utilizado para a geração de eletricidade em sondas espaciais. Fundamenta-se essa utilização porque esse isótopo tem

Alternativas
Comentários
  • Pelo enunciado, o 238Pu é utilizado na geração de energia em sondas espaciais. Sendo assim, deve apresentar uma meia-vida longa. Todos os núcleos com Z > 83 são instáveis e decaem principalmente ao emitirem partícula α. Os nuclídeos de elementos com Z > 83 emitem prótons para reduzir seus números atômicos e geralmente precisam perder nêutrons também. 238 94Pu ⎯→ 2 4 α + 234 92U

    R: letra C

     

    Fonte:

    http://www.curso-objetivo.br/vestibular/resolucao_comentada/ita/2015/4dia/ita2015_4dia.pdf

  • Possui meia vida de 87,7 anos e por ser grande emissor de partículas alfa é usado em geradores termoelétricos de radioisótopos a partir da expansão de gás aquecido pelo decaimento radioativo do plutônio-238. 

  • Plutônio-238 é um isótopo radioativo do plutônio com uma meia-vida de 87,7 anos. Pela sua capacidade de ser um grande emissor de partículas alfa e não liberar radiações mais penetrantes, ele é usado em geradores termoelétricos de radioisótopos e unidades de aquecimento de radioisótopos


ID
1715908
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2015
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

"A bomba reduz neutros e neutrinos, e abana-se com o leque da reação em cadeia" 

ANDRADE, C. D. Poesia completa e prosa. Rio de Janeiro: Aguilar, 1973 (fragmento).

Nesse fragmento de poema, o autor refere-se à bomba atômica de urânio. Essa reação é dita “em cadeia" porque na

Alternativas
Comentários
  • LETRA - C

    A fissão nuclear é uma reação que ocorre no núcleo de um átomo. Geralmente o núcleo pesado é atingido por um nêutron, que, após a colisão, libera uma imensa quantidade de energia. No processo de fissão de um átomo, a cada colisão são liberados novos nêutrons. Os novos nêutrons irão colidir com novos núcleos, provocando a fissão sucessiva de outros núcleos e estabelecendo, então, uma reação que denominamos reação em cadeia.

    FONTE: http://brasilescola.uol.com.br/fisica/fissao-nuclear.htm

  • A alternativa A é verdadeira, mas não é isso que o texto fala.

  • U + 1 nêutron -> Ba + Kr + 3 nêutrons + muita energia

    Cada um desses 3 nêutrons formados podem colidir com outros 3 átomos de U, originando mais 9 nêutrons

    Cada um desses 9 nêutrons formados podem colidir com outros 9 átomos de U, originais mais 27 nêutrons

    ...

  • Gabarito "C"

    Fissão Nuclear é a quebra de núcleos que libera energia. Ocorre uma reação em cadeia onde há sequências de reações que bombardearão outros núcleos.

    ex: reatores nucleares, bomba atômica, usina nuclear, átomos de urânio...

  • Letra C

    A reação que ocorre na bomba atômica é de fissão nuclear (quebra de núcleos maiores e produção de núcleos menores).

    Percebe-se que a reação inicia com o bombardeamento do uranio por um nêutron e posterior produção de outros três nêutrons. Estes atingem mais 3 urânios gerando 9 nêutrons e assim sucessivamente, produzindo uma reação em cadeia.

  • A bomba de urânio é conhecida como uma reação em cadeia, devido a ela vir a formar uma reação que não possui fim: o decaimento desse elemento liberará nêutrons que atingirão outros núcleos de urânio, e a reação acaba não tendo um fim prévio

  • A reação que ocorre na bomba atômica de Urânio:

    Temos uma fissão nuclear, ou seja, um nêutron frenético lançado sobre um átomo de urânio, que irá quebrar em outros 2 nuclídeos e liberar 3 nêutrons frenéticos, ocasionando a reação em cadeia. Analisando as alternativas:

    a) libera calor, mas não é isso que dá continuidade na reação e sim ela ser em cadeia;

    b) O 235U é o mais enriquecido e não 238U;

    c) correta, ocorre uma liberação de nêutrons, que bombardearão outros núcleos;

    d) não se trata de fusão;

    e) não se trata de fusão;

    Letra C

    obs:fusão trata-se da junção de núcleos pequenos, formando um novo nuclídeo. Inclusive libera mais energia.


ID
1742962
Banca
VUNESP
Órgão
UNESP
Ano
2011
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

Durante sua visita ao Brasil em 1928, Marie Curie analisou e constatou o valor terapêutico das águas radioativas da cidade de Águas de Lindoia, SP. Uma amostra de água de uma das fontes apresentou concentração de urânio igual a 0,16 μg/L. Supondo que o urânio dissolvido nessas águas seja encontrado na forma de seu isótopo mais abundante, 238U, cuja meia-vida é aproximadamente 5 × 109 anos, o tempo necessário para que a concentração desse isótopo na amostra seja reduzida para 0,02 μg/L será de

Alternativas

ID
1753582
Banca
PUC - GO
Órgão
PUC-GO
Ano
2015
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

TEXTO 1

                                     O mundo do menino impossível

Fim de tarde, boquinha da noite

com as primeiras estrelas e os derradeiros sinos.

Entre as estrelas e lá detrás da igreja,

surge a lua cheia

para chorar com os poetas.

E vão dormir as duas coisas novas desse mundo:

o sol e os meninos.

Mas ainda vela

o menino impossível,

aí do lado,

enquanto todas as crianças mansas

dormem

           acalentadas

por Mãe-negra da Noite.

O menino impossível

que destruiu

os brinquedos perfeitos

que os vovós lhe deram:

o urso de Nurnberg,

o velho barbado jugoslavo,

as poupées de Paris aux

cheveux crêpés,

o carrinho português

feito de folha de flandres a

caixa de música checoslovaca,

o polichinelo italiano

made in England,

o trem de ferro de U. S. A.

e o macaco brasileiro

de Buenos Aires,

moviendo la cola y la cabeza.

 O menino impossível

que destruiu até

os soldados de chumbo de Moscou

e furou os olhos de um Papá Noel,

brinca com sabugos de milho,

caixas vazias,

tacos de pau,

pedrinhas brancas do rio...

“Faz de conta que os sabugos

são bois...”

“Faz de conta...”

“Faz de conta...”

[...]

O menino pousa a testa

e sonha dentro da noite quieta

da lâmpada apagada,

com o mundo maravilhoso

que ele tirou do nada...

[...] 

(LIMA, Jorge de. Melhores poemas. São Paulo: Global, 2006. p. 27-30. Adaptado.)

    A porcentagem da massa do carbono 14 em relação à massa do carbono 12 é constante em plantas e animais vivos, pois, ele é absorvido constantemente.

    Ao morrer, esses seres param de “reciclar" o carbono e a quantidade de carbono 14 em relação ao 12 começa a decair. Quando essa relação for de 50% da original, chama-se meia-vida do carbono 14. No caso do chumbo, esse tempo de meia-vida é de 22 anos. A quantidade de carbono 14 existente em um determinado instante t é dada pela função exponencial Q(t)=Q(0) exp(-kt), em que Q(0) é a quantidade de carbono 14 no instante 0, e k é a constante, que depende do tipo de elemento radioativo. No caso do chumbo, o valor de k é (marque a alternativa correta):

Alternativas
Comentários
  • Decaimento radioativo segue cinética de 1ª ordem, nesse caso utilizamos a equação:

    t = ln2/k ----> k = ln2 / t

    Onde t é o tempo de meia vida e k a constante de velocidade dessa reação.

    Sabendo que a meia vida do chumbo é 22 ano temos

    k = ln2 / 22


ID
1997494
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
POLÍCIA CIENTÍFICA - PE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

Considerando-se que o teor do isótopo carbono-14 (14C) encontrado em um artefato de madeira seja de 25% do valor presente nos organismos vivos e que a meia-vida do isótopo 14C seja de 5.730 anos, é correto concluir que o referido artefato foi confeccionado a partir de uma árvore cortada há

Alternativas
Comentários
  • 25% = 1/4 = 1/2 * 1/2 = 2 meias vidas

  • Meia-vida funciona basecamente assim:

    100% meia-vida = 50%  (5.730 anos)

    50% meia-vida = 25%   (11.460 anos)

    25% meia-vida = 12,5%  (17.190 anos)

    12,5% meia-vida= 6,25% (22.920 anos)

    .....

     

    a resposta pede com 25%, então 11.460 anos.

  • Primeira meia-vida: RESTA 50% do teor (N/2)

    Segunda meia -vida: RESTA 25% do teor (N/4)

    Terceira meia-via: RESTA 12,5% do teor (N/8)

    Quanta meia-vida: RESTA 6,25% (M/16)

    e assim sucessivamente até atingir 0% de teor, para o carbono catorze existe a limitação de 40 mil anos, fósseis mais velhos precissam ser identificados por outras técncias.

    No caso da questão houve a passagem de 2 meias vidas, ou seja, é só multiplicar o tempo de meio vida por 2:

    5730x2 = 11460

    RESPOSTA E


ID
2005591
Banca
IADES
Órgão
PC-DF
Ano
2016
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

Considere hipoteticamente que o núcleo do elemento A tem uma meia vida duas vezes maior que a do núcleo do elemento B. No tempo inicial, o número de núcleos do tipo B em uma amostra é oito vezes maior que o número de núcleos do tipo A. Haverá um instante em que os números de núcleos A e B serão iguais.

Com base no exposto, assinale a alternativa que apresenta esse instante em função do tempo de meia vida do núcleo B.

Alternativas
Comentários
  • ta=2.tb

    8B---- 4B ---- 2B ----B ----- B/2 ----- B/4------ B/8 (6 instantes)

    A--------------- A/2--------------A/4 --------------A/8

  • 1 núcleo de A a cada 8 núcleos de B

     

    Núcleo de A vive o dobro.

      

     

    Vamos imaginar que irão perder a metade do núcleo quando passar esse tempo ( pra simular pode ser qualquer valor, desde que mantenha a proporção, ex.: ambos perderem um terço após o tempo de vida, etc.)

      

      

    B 8 núcleos----0,5s----4----0,5s----2----0,5s----1----0,5s----1/2----0,5s----1/4----0,5s----1/8----0,5s----1/16...  (VÃO PERDENDO METADE).

     

    A 1 núcleo--------------1s-----------1/2-----------1s------------1/4--------------1s--------------1/8... Opa, bateu.

      

      

    Quantos instantes se passaram para ambos terem 1/8? O exercício pediu em relação ao B!! 6, pois ocorreram 6 tempos de 0,5s até ambos terem o mesmo valor.

      

    E se perguntase em relação ao núcleo A, teríamos 3 instantes até serem iguais, pois ocorreram 3 tempos de 1s pra isso acontecer.

      

      

    Gab. letra D.

  • M = M° ./2^X ... T=X .P (P: TEMPO DE MEIA VIDA )

    A: M= M°/ 2^ (T/2P)

    B: M= 8M° /2^ (T/P)

    igualando as duas equações , pode cortar m° e fazer meio por extremos

    assim temos :

    8.2^(T/2P)= 2^(T/P)

    2³ . 2^(T/2P )= 2^(T/P)

    Como as bases são iguais, pode-se igualar os expoentes

    3 + T/2P=T/P .... 3 = - T/2P + T/P , faz o mmc

    3= T/2P , faz meios por extremos

    T= 6P (LETRA D)


ID
2010547
Banca
Exército
Órgão
IME
Ano
2012
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

Com relação às emissões radioativas observadas no planeta Terra, assinale a alternativa correta:

Alternativas
Comentários
  • O erro da C é que os Raios γ (G) são radiações eletromagnéticas, de comprimento de onda INFERIOR ao da luz visível (L)

    R

    M

    I

    L _______(o comprimento de onda (λ) cresce de baixo para cima)

    U

    X

    G

  • gab. C


ID
2024713
Banca
UERJ
Órgão
UERJ
Ano
2011
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

Uma das consequências do acidente nuclear ocorrido no Japão em março de 2011 foi o vazamento de isótopos radioativos que podem aumentar a incidência de certos tumores glandulares. Para minimizar essa probabilidade, foram prescritas pastilhas de iodeto de potássio à população mais atingida pela radiação. 

A meia-vida é o parâmetro que indica o tempo necessário para que a massa de uma certa quantidade de radioisótopos se reduza à metade de seu valor. Considere uma amostra de 53I 133, produzido no acidente nuclear, com massa igual a 2 g e meia-vida de 20 h.

Após 100 horas, a massa dessa amostra, em miligramas, será cerca de:  

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: A (AOS NÃO ASSINANTES)

     

    Método de resolução: 

    A cada 20h,  a massa da amostra se desintegra pela metade. Entao temos

     

    2g -----> 1g -------> 0.5 --------> 0,25 -------> 0,125 -------> 0,0625 g ou 62,5 mg

          20h         20h             20h              20h               20h


ID
2082256
Banca
Marinha
Órgão
CAP
Ano
2014
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

Um átomo de um elemento radioativo sofre desintegração nuclear com a emissão de uma partícula alfa, dando origem a um novo elemento. O que acontece com o número atômico Z e o número de massa A do novo elemento?

Alternativas
Comentários
  • a partícula alfa ele e representa por]]

    4

    A

    2

    OU SEJA A MASSA VAI DIMINUIR 4 E O NUMERO ATOMICO(Z) DIMINUIRA 2

    GAB.E


ID
2103850
Banca
FGV
Órgão
SEDUC-PE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

O tecnécio é um dos elementos mais utilizados em medicina nuclear e seu isótopo 99mTc, um gama emissor, é utilizado em exames de imagens. Uma solução contendo 99mTc é ingerida ou injetada no paciente e através da radiação gama emitida, os médicos podem obter imagens de órgãos como coração, fígado e pulmões.
Doze horas após a aplicação da solução de 99mTc, foi detectado em um paciente 1/4 da atividade inicial desse isótopo. Após 24horas de aplicação, a porcentagem que restará no paciente será de

Alternativas
Comentários
  • na primeira 12 h caiu para 25% (1/4) ----------------------> mais 12 h (12+12=24) caiu mais um 1/4 (25/4)= 6,25%

  • Se caiu para 1/4 em 12h, a meia vida é de 6h (1 - 1/2 - 1/4).

    após 24h --> 4 meias vidas: 1 - 1/2 - 1/4 - 1/8 - 1/16 (ou 6,25% da quantidade inicial)


ID
2103853
Banca
FGV
Órgão
SEDUC-PE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

É mais fácil para um nêutron se aproximar de um núcleo alvo do que um próton. Como o nêutron não tem carga, ele não é repelido pela carga do núcleo e não é necessário acelerá-lo a velocidades muito altas. Um exemplo de transmutação induzida por nêutron é a formação do cobalto-60, que é utilizado no tratamento do câncer, a partir do isótopo de ferro-58. Na primeira etapa ocorre a produção do ferro-59. Na segunda etapa ocorre o decaimento beta(ß) do ferro-59. Na terceira e última etapa ocorre a produção do cobalto-60.
(Atkins, P.; Jones, L. Princípio da Química, 3ª Ed. Porto Alegre: Bookman. 2006)
A reação total que representa o processo descrito no texto é 

Alternativas

ID
2116459
Banca
UECE-CEV
Órgão
UECE
Ano
2015
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

O Sol é responsável pela temperatura, pela evaporação, pelo aquecimento e por muitos processos biológicos que ocorrem em plantas e animais. Sua massa é muito maior que a massa do planeta Terra. A temperatura média na superfície do Sol chega a milhares de graus Celsius. A luz solar chega ao planeta Terra em poucos minutos, pois ela viaja a uma velocidade de 300.000 km/s. Com relação ao Sol, assinale a afirmação verdadeira.

Alternativas

ID
2118223
Banca
MS CONCURSOS
Órgão
CBM-SC
Ano
2010
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

A energia nuclear é convertida em energia elétrica nas usinas nucleares com a utilização do isótopo de urânio (Urânio 235) que é enriquecido para o uso em reatores nucleares. O isótopo de Urânio 235 possui:

Alternativas
Comentários
  • ISÓTOPOS - MESMO NÚMERO DE PRÓTONS, O NÚMERO DE MASSA FICA AO LADO DO NOME DO ELEMENTO

    PARA CALCULAR O NÚMERO DE NÊUTRONS, BASTA UTILIZAR A FÓRMULA DA MASSA:

    A = Z + N

    NÚMERO DE MASSA DO URÂNIO 235: 235

    NÚMERO DE PRÓTONS DO URÂNIO 235: 92

    235 = 92 + N

    N = -235+92

    N= 143


ID
2119129
Banca
FGV
Órgão
SEE-PE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

É mais fácil para um nêutron se aproximar de um núcleo alvo do que um próton. Como o nêutron não tem carga, ele não é repelido pela carga do núcleo e não é necessário acelerá-lo a velocidades muito altas. Um exemplo de transmutação induzida por nêutron é a formação do cobalto-60, que é utilizado no tratamento do câncer, a partir do isótopo de ferro-58. Na primeira etapa ocorre a produção do ferro-59. Na segunda etapa ocorre o decaimento beta(ß) do ferro-59. Na terceira e última etapa ocorre a produção do cobalto-60.
(Atkins, P.; Jones, L. Princípio da Química, 3ª Ed. Porto Alegre: Bookman. 2006)
A reação total que representa o processo descrito no texto é

Alternativas
Comentários
  • Alguém poderia explicar o motivo do gabarito ser letra A?

     

    Para mim o certo seria:

    58Fe +  n ---> 60Co + B

     

  • Rafael D, acredito que a reação é 58Fe +  2n ---> 60Co + B devidoficar com excesso de nêutrons e será necessário o mesmo se transforma em um próton, nesse processo o núcleo pode emitir um elétrons ou partículas beta, sem haver mudança na massa e sim no numero de de prótons e nêutrons. nao seria a letra A pq no caso estaria entrando um prontos e um neutros e ja estaria mais estável o nucleo.

     

  • Etapa 1: 

    58Fe + n --> 59Fe

    Etapa 2:

    59Fe --> B + 59Co

    Etapa 3:

    59Co + n --> 60Co

    Reação global: 58Fe + 2n --> B + 60Co

  • De acordo com o enunciado os prótons terão maior dificuldade de fazer essa transmutação, ocorrendo então, com o bombardeamento de nêutrons, seguindo as etapas:

    Etapa 1:  58Fe + n --> 59Fe

    Etapa 2: 59Fe --> B + 59Co

    Etapa 3: 59Co + n --> 60Co

    Reação global: 58Fe + 2n --> B + 60Co

    Letra "A"


ID
2119141
Banca
FGV
Órgão
SEE-PE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

O tecnécio é um dos elementos mais utilizados em medicina nuclear e seu isótopo 99mTc, um gama emissor, é utilizado em exames de imagens. Uma solução contendo 99mTc é ingerida ou injetada no paciente e através da radiação gama emitida, os médicos podem obter imagens de órgãos como coração, fígado e pulmões.
Doze horas após a aplicação da solução de 99mTc, foi detectado em um paciente 1/4 da atividade inicial desse isótopo. Após 24horas de aplicação, a porcentagem que restará no paciente será de

Alternativas
Comentários
  • Bom dia,

    T0 = 100% MEIA VIDA

    T1= 50% MEIA VIDA

    T2= 25% MEIA VIDA

    T3 = 12.5 % MEIA VIDA

    T4 = 6,25% MEIA VIDA

     

    LOGO SE T2 = 12 HORAS

    A MEIA VIDA DO ELEMENTO É DE 6 HORAS.

    É SÓ ADICIONAR 

    T1 = 6HORAS

    T3 = 18 HORAS

    T4 = 24 HORAS

    RESPOSTA LETRA D

  • O cálculo do tempo de Meia-Vida:

    T(1/2) = T.ln(2)/ln(N0/Nt)

    Em que: T = 12; N0 = 100%; Nt = 25%, conforme dados da questão. Logo:

    T(1/2) = 12 . ln 2 / ln (100/25)

    T(1/2) = 6 horas

    Então, a cada 6 horas a concentração cai à metade:

    T0 = 100%

    T6 = 50%

    T12 = 25%

    T18 = 12,5%

    T24 = 6,25%

    Logo a resposta certa: D.

  • Eu pensei desta forma!!

    T = t / Nt / No

    T = 24 h / 100%do tecnécio /25 do tecnécio

    T = 6h a degradação acontece

    Logo a cada 6 horas se vai meia vida do Elemento!!

    • 100% --> 50% --> 25% --> 12,5% --> ( 6,25% ) Depois de 24 horas!!

ID
2127013
Banca
CIAAR
Órgão
CIAAR
Ano
2012
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

Há discussões sobre a conveniência de se lançar lixo radioativo muito perigoso para o sol. Qual a quantidade de energia potencial deverá ser fornecida para retirar esse material do campo gravitacional do nosso planeta?

Alternativas
Comentários
  • po, essa não vai nem com bênção de padre.kkkkk


ID
2129290
Banca
Marinha
Órgão
Quadro Complementar
Ano
2016
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

Um aparelho utilizado na irradiação de alimentos emprega uma fonte que contém, inicialmente, 200 gramas de Cobalto-60. Admitindo que o tempo de meia-vida do Cobalto-60 seja de cinco anos, calcule a massa presente nesse isótopo, após quinze anos de utilização do aparelho.

Alternativas
Comentários
  • Tempo de meia-vida = 5 anos

    15 anos = 3 meia-vida

    200g ----> 100g ----> 50g ----> 25g

    GABARITO: LETRA A

  • VICTOR, VC TA EM TODO CANTO.KKKKK

  • 100g _50g _25g (A).


ID
2148481
Banca
NC-UFPR
Órgão
UFPR
Ano
2015
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

Em reatores nucleares, a energia é gerada pela reação de fissão do isótopo 235 do urânio (U-235). Esse elemento, quando absorve um nêutron (n), transforma-se no isótopo U-236, que espontaneamente gera dois elementos mais leves, nêutrons e energia, como indicado nas equações a seguir:

235U92 + n → 236U92

236U9286Kr36 + 144Ba56 + x.n + energia

Sabendo-se que o número de prótons e nêutrons deve ser igual antes e depois da fissão do U-236, quantos nêutrons (x) são liberados nesse processo?

Alternativas
Comentários
  • Esta resposta está certa? Eu achava que eram 6...

  • Acredio qe esteja errada também, Gabriela.

    236 = 86 + 144 + x.1   

    X = 6 neutróns, e não 3. 

  • Na questão original o Kr tem massa 89 e não 86!

    Dessa forma, 

    236 = 89 + 144 + neutrôns

    neutrôns = 236-233

    neutrôns = 3


ID
2149576
Banca
UNEMAT
Órgão
CBM-MT
Ano
2013
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

“Um relatório médico obtido com exclusividade pela redetelevisiva Al Jazeera aponta que foram encontrados níveis de polônio radiativo ao menos 18 vezes acima do normal nos restos mortais do líder palestino Yasser Arafat [...]. O isótopo de Polônio-210 não apresenta risco para a saúde humana se estiver fora do corpo. Caso ingerido ou inalado, mesmo em pequenas quantidades como 0,1 microgramas se tornam fatais”.

Fonte: <http://www1.folha.uol.com.br/mundo/2013/11/1367608-relatorio-de-medico-suicos-aponta-morte-de-yasser-arafat-por-envenenamento.shtml>. Acesso em: 13.março.2014.


Elementos radiativos podem ser bem aplicados, tais como obtenção de imagens de radiografia, tratamento de doenças, análises de materiais, usinas termonucleares, entre outras aplicações. Dos elementos listados, assinale o elemento que não é radioativo:

Alternativas
Comentários
  • Iodo faz parte dos halogenios!

  • TODOS SAO, VC IRA DEFINIR PELO NUMERO DE MASSA, OQ FOR MENOR E A RESPOSTA

    PQ ELEMENTOS RADIOATIVOS E CONSIDERADO AQUELES QUE TEM MASSA MAIOR QUE 84U

    SE LIGA

    ##ESPCEX2020

  • Marrie Currie se revirou no tumulo com essa questão


ID
2156155
Banca
IBFC
Órgão
PM-MG
Ano
2015
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

A radiação alfa não é uma onda eletromagnética, mas uma partícula composta por um par de prótons e um par de nêutrons, tendo carga positiva. Assinale a alternativa que estabelece a correta relação entre esta partícula e átomos ou íons.

Alternativas
Comentários
  • A partícula alfa é semelhante ao núcleo atômico do Hélio.

    Gab B

  • Por elimanação:

    a) Átomo de hidrogênio. Errada, seu nº Z= 1 com nº A= 1

    b) Núcleo atômico do hélio. Correta, seu nº Z= 2 com nº N= 2, igual do exemplo da questão.

    c) Íon H+. Errada, o H tem íon cátion, ele perderá um elétron, o deixando negativo.

    d) Íon He+.  Errada, o He tem íon cátion, ele perderá um elétron, o deixando negativo.

     

    Bons Estudos! ! !

  • também chamada de partículas alfa ou raios alfa, são partículas carregadas por dois prótons e dois nêutrons, sendo, portanto, núcleos de hélio. Apresentam carga positiva +2 e número de massa 4.


ID
2156158
Banca
IBFC
Órgão
PM-MG
Ano
2015
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

O césio-137 é um isótopo radioativo do césio que ocorre na natureza. Esse elemento foi responsável pelo acidente radiológico em Goiânia, em 1987, que contaminou mais de 120 pessoas. Assinale a alternativa correta em relação a esse elemento.

Alternativas
Comentários
  • Cs elemento químico que se encontra na tabela periódica, na família 1A período 6 , cujo número atômico Z= 55  P=55 e M = 133 g

    O seu isótopo Cs 137 tem número atômico Z=55 Prótons =55 e M = 137 g

    A radiação emitida pelo isótopo é maior do que a Cs, de forma que matou varias pessoas.

    Gab B

  • Alternativa: B. O césio-137 recebe este nome porque possui massa atômica igual a 137. Quando o elemento tem nº de massa diferente, ele é chamado pelo seu nome + o seu nº de massa. 

     

    Observando na tabela períodica o Césio possui nº de A= 133,9 e nº Z= 55, comparando os dois nº de massa, pode-se perceber que vária.

     

    Bons Estudos! ! ! 


ID
2156185
Banca
IBFC
Órgão
PM-MG
Ano
2015
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

Nas usinas nucleares atualmente em funcionamento, o principal elemento empregado na geração de energia é o isótopo urânio-235. Assinale a alternativa correta em relação aos processos físico-químicos envolvidos.

Alternativas
Comentários
  • Na  o processo de fissão nuclear é a quebra do  de um  instável em dois núcleos menores pelo bombardeamento de partículas como 

    GAB. A


ID
2165284
Banca
IF-RS
Órgão
IF-RS
Ano
2016
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

“Em setembro de 1987, dois rapazes invadem o prédio em ruínas do antigo Instituto Goiano de Radiologia no centro da cidade de Goiânia. Ambos viram na parafernália de equipamentos de ferro e chumbo uma possibilidade de conseguir algum valor financeiro. Com isso retiram do local uma cápsula de césio-137 de um equipamento radioterápico. Este era o começo do acidente radioativo de Goiânia”.

Com base no césio-137, é CORRETO afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • Bem simples.

    A = p + n, sendo A = número de massa

                               p = número de prótons (igual ao número atômico)

                               n = número de neutrons 

    137 = 55 + n

    n = 82

  • A prova dava tabela periódica?


ID
2233438
Banca
Colégio Pedro II
Órgão
Colégio Pedro II
Ano
2016
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

No caso de um acidente nuclear, é aconselhável tomar comprimidos de iodeto de potássio, pois ajudam a proteger a glândula tireoide.

Assinale a opção que justifica esta afirmativa.

Alternativas
Comentários
  • A tireoide fica saturada de Iodo não radioativo, o que impede a sua contaminação.


ID
2236612
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2016
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

O ambiente marinho pode ser contaminado com rejeitos radioativos provenientes de testes com armas nucleares. Os materiais radioativos podem se acumular nos organismos. Por exemplo, o estrôncio-90 é quimicamente semelhante ao cálcio e pode substituir esse elemento nos processos biológicos.

FIGUEIRA, R. C. L.; CUNHA, I. I. L. A contaminação dos oceanos por radionuclídeos antropogênicos. Química Nova na Escola, n. 1, 1998 (adaptado).

Um pesquisador analisou as seguintes amostras coletadas em uma região marinha próxima a um local que manipula o estrôncio radioativo: coluna vertebral de tartarugas, concha de moluscos, endoesqueleto de ouriços-do-mar, sedimento de recife de corais e tentáculos de polvo.

Em qual das amostras analisadas a radioatividade foi menor?

Alternativas
Comentários
  • é unico que não tem calcio em sua composição

  • Resposta B

    ---------------------------------

    Tendo em vista que o estrôncio-90 é radioativo e pode substituir o cálcio na construção de estruturas biológicas, tais como: ossos, conchas, placas calcárias e sedimentos de recifes, a amostra que acumula a menor quantidade de radioatividade são os tentáculos de polvos, pois os polvos são moluscos cefalópodes desprovidos de estruturas esqueléticas.

    http://www.professorpaulorobson.com.br/2017/04/enem-2016-segunda-aplicacao.html

  • Elementos que possuem a mesma familia na tabela periodica possuem propriedades quimicas semelhantes.Observe que o Calcio e o Estroncio são da familia 2A ou alcalinos terrosos.Dessa forma o estroncio pode substituir o calcio em por exemplo nos ossos,estruturas constiuidos por calcario,etc.

  • atenção que ele quer A MENOR CONCENTRAÇÃO = onde não vou ter cálcio

  • Fique até com medo de responder. Li o texto duas vezes. - Não poder ser HAHAHAHHA

  • Bem tranquila essa, era só procurar a alternativa em que o cálcio não está na composição!!

    alternativa B

    Bons estudos pessoal!

  • É o mesmo texto de uma questão do enem 2019 ou estou surtando?

  • A amostra com menor concentração será aquela que possui, originalmente, menos cálcio. Conchas, corais, vertebras e endoesqueleto são estruturas ligadas que necessitam de bastante cálcio para se formarem, logo estariam bastante contaminadas. Já os tentáculos de um polvo não estariam com altas concentrações de estrôncio-90 pois não possui esqueleto.

    Letra B

  • Cálcio -> Dente -> Estrutura Esquelética/Rígida.

    Essa questão tem mais haver com bioquímica do que radiação.

  • como o estrôncio-90 se assemelha ao cálcio (que na sua maioria é encontrada na parte óssea do corpo como dentes, esqueleto etc. ) ele irá se acumular no: coluna vertebral de tartarugas, concha de moluscos, endoesqueleto de ouriços-do-mar, sedimento de recife de corais, porém não vai se acumular nos tentáculos do polvo porque como ele é um molusco e não têm ossos na parte interna do corpo, ou seja, o estrôncio-90 não tem como se acumular.

  • Como o estroncio-90 se assemelha ao cálcio, ele pode ocupar o papel do cálcio nos organismos vivos, como visto nas alternativas a,c,d,e, onde há a presença do cálcio nas estruturas desses animais

  • Se o estrôncio-90 é semelhante ao cálcio, então a radioatividade será menor onde não vai ter cálcio. O polvo não possui esqueleto interno, então só pode ser essa a resposta.


ID
2236627
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2016
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

A energia nuclear é uma alternativa aos combustíveis fósseis que, se não gerenciada de forma correta, pode causar impactos ambientais graves. O princípio da geração dessa energia pode se basear na reação de fissão controlada do urânio por bombardeio de nêutrons, como ilustrado:

235U + n → 95Sr + 139Xe + 2 n + energia

Um grande risco decorre da geração do chamado lixo atômico, que exige condições muito rígidas de tratamento e armazenamento para evitar vazamentos para o meio ambiente.

Esse lixo é prejudicial, pois

Alternativas
Comentários
  • a professora não explica nada no video, só lê a questão... sempre é assim , ela é pessima 

  • Resposta letra A, pois a radiação causa series de deformações, cancer, doenças respirátorias. No Japão ainda pessoas ainda há pessoas com problemas de saúde por causa da bomba atomica.

     

  • Respota letra E.

     

  • Verdade du Rafael 

  • Material radioativo emite radiação. Letra E, a resposta.

  • O lixo radioativo é prejudicial ao meio ambiente e à saúde da população. A emissão da radiação pode causar sérios danos ambientais em curto espaço de tempo, além disso, o material radioativo pode permanecer por um longo tempo no meio. Letra E

  • A questão põe em questão justamente a grande desvantagem do uso das usinas nucleares: como fazer o descarte adequado do lixo radiativo?

    "Por que o lixo nuclear representa perigo? Quando os isótopos de Urânio passam pelo processo de fissão nuclear, se desintegram e passam a emitir radiações gama. Os raios gama são extremamente nocivos à saúde porque possuem um grande poder de penetração, eles invadem as células do organismo e podem levar até à morte. Por isso os materiais radioativos oferecem riscos à saúde do homem.'' fonte: brasilescola

    Letra E

  • A radiação gama, por exemplo, por sua alta energia e penetração, consegue remover elétrons dos átomos dos tecidos internos e romper ligações químicas por ionização, podendo causar mutação no DNA.

    Fonte: Questão do ENEM PPL 2011.

  • O lixo radioativo é prejudicial ao meio ambiente e à saúde da população. A emissão da radiação pode causar sérios danos ambientais em um curto espaço de tempo, além disso, o material radioativo pode permanecer por um longo tempo.

    Letra E

  • Quando se fala de energia nuclear lembre do caso em Chernobyl, no que a cidade virou e porquê ela virou aquilo

  • cheguei na letra E por meio do que a reação produziu, que foi Energia, a única q falava sobre energia era a letra E, radiação.


ID
2244394
Banca
PUC-PR
Órgão
PUC - PR
Ano
2016
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

Além de ajudar a entender fenômenos do dia a dia, a química serve para elaborar novos e modernos materiais, otimizando a fabricação de aeronaves a construção de edifícios e formas alternativas de geração de energia. Um exemplo está na química dos materiais, a qual permite a descoberta de novas formas de uso para produtos que sempre existiram, como o vidro, sensível ao toque, por exemplo. Conseguimos ter ligas metálicas sensíveis ao calor, ligas metálicas sensíveis à eletricidade, que podem ser incorporadas com biocompatibilidade. Não obstante, temos os plásticos, mais resistentes que o próprio aço e muito mais leves; ou vitrocerâmicas, sensíveis ao calor, com capacidade de conduzir eletricidade e com enorme resistência. A química também está presente na energia nuclear, a qual atua na indústria desempenhando principalmente o papel na área da radiografia de peças metálicas, feitas por meio da impressão de radiação gama emitida por uma fonte radioativa em filme fotográfico. Essa radiografia permite ao controle de qualidade encontrar e verifica se existem defeitos na peça.  
Fonte: http://g1.globo.com/  

Analisando o texto, assinale a alternativa CORRETA.

Alternativas
Comentários
  • a) Correta.

    b) Incorreta. O plástico possui pouco ou nenhum caráter iônico.

    c) Incorreta. As partículas gama entre as 3 existentes (alfa, beta e gama) é a que possui maior poder de penetração, chegando, em alguns casos, a penetrar em alguns centímetros de CHUMBO.

    d) Cada explosão e coloração causada pelo fogo de artifício tem por trás um envolvimento da química. As chamadas estrelas pirotécnicas são feitas à base de pólvora, que é um pó escuro. Depois, a mistura explosiva recebe combustível, oxidante, pó metálico e aglutinante, que faz com que todos esses ingredientes fiquem unidos. A explosão acontece graças à pólvora, e o gás e o calor produzidos pela combustão é o que faz os formatos de estrelinhas no céu. Nesse momento, o pó metálico adicionado à mistura acaba absorvendo a energia da explosão e seus elétrons entram em um estado mais excitado de energia. Quando voltam ao seu estado fundamental, o excesso de energia se converte em luz. Cada tipo de pó químico produz uma diferente forma de energia, e por isso conseguimos manipular os fogos de artifício, para que existam em formatos e colorações distintos. Por exemplo, o cloreto de cobre faz com que se forme a cor azul nos fogos de artifícios.

    e) A química é a principal envolta na produção de energia. Toda a situação existente sofre a ação da química em algum momento.



ID
2244403
Banca
PUC-PR
Órgão
PUC - PR
Ano
2016
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

 Em linhas gerais, o consumo de água aumentou de forma considerável em todo o planeta ao longo do tempo. Em 1900, o mundo consumia cerca de 580 km³ de água; já em 1950, esse consumo elevou-se para 1400 km³, passando para 4000 km³ em 2000. Segundo previsões da ONU, é provável que em 2025 o nível de consumo eleve-se para 5200 km³. A despeito dessa elevação da utilização da água, registra-se também o aumento do número de pessoas sem fácil acesso à água potável, totalizando 1,1 bilhão em todo o planeta a sofrer com esse problema.

Além da utilização exagerada na área doméstica e no plano individual, soma-se o intensivo consumo de água nas atividades econômicas, notadamente a agricultura e a indústria, isso sem contar o grande volume desperdiçado. Não por acaso, a maior parte do consumo mundial de água acontece nos países desenvolvidos. Os emergentes ou subdesenvolvidos consomem em menor quantidade em razão do menor acesso à água e da menor intensidade das práticas econômicas. Segundo a ONU, o consumo dos países centrais é seis vezes maior do que o consumo dos países periféricos.  

Fonte: http://brasilescola.uol.com.br/geografia/consumo-agua-no-mundo.htm  

O texto apresentado faz referência à utilização da água pela sociedade e demonstra o quão necessário é para a humanidade esse mineral. A água é um óxido e participa de inúmeros fenômenos químicos e biológicos. A respeito dos fenômenos físico-químicos relacionados a essa substância, assinale a alternativa CORRETA.

Alternativas
Comentários
  • PARA AJUDAR NA RESOLUÇÃO!

    sistema primário, a água é utilizada para resfriar o núcleo do reator nuclear. No sistema secundário, a água aquecida pelo sistema primário transforma-se em vapor de água em um sistema chamado gerador de vapor. O vapor produzido no sistema secundário é aproveitado para movimentar a turbina de um gerador elétrico.


ID
2269777
Banca
FGV
Órgão
PC-MA
Ano
2012
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

A medicina nuclear envolve dois usos distintos de radioisótopos: terapia e diagnóstico. No uso terapêutico, a radiação é empregada na tentativa de curar doenças. Algumas formas de câncer, por exemplo, podem ser tratadas por radioterapia (...) Os radioisótopos também podem ser empregados com o propósito de diagnóstico, fornecendo informações sobre o tipo ou extensão da doença. O isótopo iodo-131 é usado para determinar o tamanho, forma e atividade da glândula tireóide. (Fonte: Química Nuclear na Medicina. http://www.qmc.ufsc.br)

A representação do iodo-131 faz referência

Alternativas
Comentários
  • massa atômica = p + n

  • Gabarito: B

  • Isótopos são elementos que apresentam o mesmo número atômico (Z), ou seja, apresentam mesmo número de prótons (P), mas diferentes números de massa (A) e, consequentemente, de nêutrons (N). Uma representação usual para diferenciarmos isótopos de um mesmo elemento químico é fazer referência à massa específica do isótopo em questão. Dessa forma, é possível identificar a qual isótopo estamos nos referindo.

    No caso do iodo, tem-se conhecimento de 30 isótopos desse átomo, sendo que o isótopo radioativo (iodo131) é utilizado no tratamento do câncer de tireoide. 

    Resposta: letra B


ID
2297242
Banca
FUVEST
Órgão
USP
Ano
2016
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

Reatores nucleares não são exclusivamente criações humanas. No período pré✄cambriano, funcionou na região de Oklo, África, durante centenas de milhares de anos, um reator nuclear natural, tendo como combustível um isótopo do urânio.

Para que tal reator nuclear natural pudesse funcionar, seria necessário que a razão entre a quantidade do isótopo físsil(235U) e a do urânio 238U fosse cerca de 3%. Esse é o enriquecimento utilizado na maioria dos reatores nucleares,refrigerados a água, desenvolvidos pelo homem.

O 235U decai mais rapidamente que o 238U; na Terra,atualmente, a fração do isótopo 235U, em relação ao 238U, é cerca de 0,7%. Com base nessas informações e nos dados fornecidos, pode-se estimar que o reator natural tenha estado em operação há


Note e adote: M(t) = M(0)10-λt ; M(t) é a massa de um isótopo radioativo no instante t. λ descreve a probabilidade de desintegração por unidade de tempo.

Para o 238U, λ238 = 0,8 x 10-10 ano-1.

Para o 235U, λ235 = 4,0 x 10-10 ano-1.

log10 (0,23) = – 0,64

Alternativas
Comentários

ID
2339878
Banca
IDECAN
Órgão
CBM-DF
Ano
2017
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

A química nuclear afeta nossa vida de várias maneiras. Os elementos radioativos são muito utilizados na medicina como ferramentas de diagnóstico e como meio de tratamento, especialmente para o câncer. Eles são usados também para ajudar a determinar os mecanismos de reações químicas, investigar o movimento de átomos em sistemas biológicos e achar a idade de importantes artefatos históricos. Sobre os processos nucleares, é INCORRETO afirmar que:
(Considere: ln 0,764 = –0,269.)

Alternativas
Comentários
  • BIZUU; Menores quantidades de energia são liberadas se núcleos muito leves são combinados ou fundidos para fornecer núcleos mais massivos.

    SE ELES VAO FORMA NUCLEOS MASSIVOS(MAIORES) ELES VAO LIBERAR MAIS ENERGIA AO CONTRARIO DOQ A QUESTAO ESTA FALANDO, LOGO ELE ESTA ERRADA

    DECORE, SE VAI FORMA ALGO MAIOR, VAI LIBERAR MAIS ENERGIA


ID
2344873
Banca
IDECAN
Órgão
CBM-DF
Ano
2017
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

Muitos radioisótopos decaem basicamente de maneira completa em questão de segundos ou menos, de forma que não os encontramos na natureza. O urânio-238, por outro lado, decai muito lentamente; por isso, apesar de sua instabilidade, ainda podemos observá-lo na natureza. Uma importante característica de um radioisótopo é sua velocidade de decaimento. Sobre cinética da desintegração nuclear, analise as afirmativas a seguir.

(Considere: ln 4,5x10–5 = –10,00

ln 0,77 = –0,26

e –11,53 = 9,8 x10–6 .)

I. Uma rocha contém 0,257 mg de chumbo-206 para cada miligrama de urânio-238. A meia vida para o decaimento de urânio-238 a chumbo-206 é 4,5 x 109 anos. A idade da rocha é 1,7 x 109 ano.

II. A constante de velocidade da desintegração α do 86Rn222 é 0,18 dia–1 . A quantidade que será reduzida a massa de 4,5 x 10–5 g desse nuclídeo, depois de um período de 8,5 dias é 9,8 x 10–6 g.

III. À medida que uma amostra radioativa decai, a quantidade de radiação que emana da amostra também decai. A meia-vida do cobalto-60 é 5,26 anos. A amostra de 4,0 mCi de cobalto-60 teria, após 5,26 anos, uma atividade de radiação de 3,7 x 1010 Bq.

Está(ão) correta(s) apenas a(s) afirmativa(s)

Alternativas
Comentários
  • GABARITO DA BANCA: B

    GABARITO DOS PROFESSORES DE QUÍMICA: SEM RESPOSTA

     

    COMENTÁRIO PESSOAL:

    A banca queria formar era químico da NASA e não soldado dos bombeiros.

    Duvido quem acertou essa questão sem chutar.

     

  • POW EU NAO SABIA A 1 E 2, MAIS EU FIZ A 3 E VI QUE ESTAVA ERRADA, LOGO MATEI A QUESTAO,OU,OU SEJA, NAO SO PASSA QUEM SABE TUDO,MAS SIM QUEM SABE FAZER PROVA.

     À medida que uma amostra radioativa decai, a quantidade de radiação que emana da amostra também decai. A meia-vida do cobalto-60 é 5,26 anos. A amostra de 4,0 mCi de cobalto-60 teria, após 5,26 anos, uma atividade de radiação de 3,7 x 1010 Bq

    4,0 M/2--------2M/2--------1M/2---------0.5M/2-----------0,25/2-----------0,125

    -0,125,VAI DA ESSE RESULTADO APOS 5 ANOS E NAO 3,7 COMO ELES FALARAM

  • CAP NASCIMENTO, EU ACERTEI SEM CHUTAR.

    INSTAGRAM; LEONARDO_BISPPO

  • Bastava saber isso: 1 Ci = 3,7.10¹⁰ Bq e o item III estava eliminado.


ID
2345266
Banca
IDECAN
Órgão
CBM-DF
Ano
2017
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

A química nuclear afeta nossa vida de várias maneiras. Os elementos radioativos são muito utilizados na medicina como ferramentas de diagnóstico e como meio de tratamento, especialmente para o câncer. Eles são usados também para ajudar a determinar os mecanismos de reações químicas, investigar o movimento de átomos em sistemas biológicos e, ainda, achar a idade de importantes artefatos históricos. Sobre a radioatividade, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) A meia vida do cobalto-60 é 5,3 anos. Restará de uma amostra de 1 mg de cobalto-60 depois de um período de 15,9 anos 0,125 mg.
( ) O potássio-40 tem abundância natural de 0,0117%. Ele sofre decaimento radioativo de três maneiras: 98,2 % por captura de elétron, 1,35% por emissão beta e 0,49% por emissão de pósitron. 3,47 x 10¹⁸ íons ⁴⁰K ⁺ estão presentes em 1 g de KCl.
( ) Os núcleos com números atômicos ≥ 84 tendem a sofrer emissão beta.
( ) Quando uma massa crítica de material estiver presente, em média, um nêutron de cada fissão é subsequentemente eficaz na produção de outra fissão.
A sequência está correta em

Alternativas

ID
2364703
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDF
Ano
2017
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

Muitas reações químicas não cessam, mas apenas entram em equilíbrio, ou seja, continuam acontecendo microscopicamente, embora não se perceba macroscopicamente. Outras reações acontecem constantemente, mas de forma muito lenta. A respeito desses fatos, julgue o item que se segue.

A radioatividade é um fenômeno artificial inventado pelos cientistas.

Alternativas
Comentários
  • Existem elementos naturalmente radioativos.

  • Uma aplicação importante de um isótopo radioativo natural é o método que utiliza o carbono 14 para determinar com certa precisão a idade de fósseis animais e vegetais, e até mesmo de objetos que sejam subprodutos de um ser vivo.

    Se o elemento químico apresenta número atômico igual ou superior a 84, a tendência é que todos os isótopos que formam esse elemento sejam radioativos, ou seja, instáveis. O elemento polônio, por exemplo, possui número atômico igual a 84 (possui 84 prótons em seu núcleo) e todos os seus isótopos são instáveis.

    O elemento químico urânio possui número atômico 92 e massa atômica 238,07. É extraído da natureza na forma de um óxido, em concentrações minerais baixas. O urânio encerra os elementos químicos naturais, isto é, a partir dele, todos os demais classificados na Tabela Periódica são artificiais.

  • Vamos analisar a questão.

    Os cientistas Marie Curie, Pierre Curie e Antoine Becquerel descobriram que o átomo de urânio emitia radiação, fenômeno que Marie denominou radioatividade. Este fenômeno é produzido pelo decaimento nuclear e os núcleos de elementos que modificam suas estruturas e emitem radiação são chamados de radioativos. Os tipos mais usuais de radiação emitida pelos núcleos radiativos são as partículas α e β e os raios γ. A radioatividade possui muitas aplicações no cotidiano, como, por exemplo, na área da medicina, em que radioisótopos são muito utilizados na obtenção de diagnósticos e a radioterapia é amplamente usada no tratamento de câncer. Sendo assim, a radioatividade não é um fenômeno artificial inventado pelos cientistas.


    Gabarito do Professor: ERRADO.

  • Radiação pode ser natural ou artificial. Basta lembrar da radiação solar.

  • Pode ser Natural ou artificial.


ID
2364706
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDF
Ano
2017
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

Muitas reações químicas não cessam, mas apenas entram em equilíbrio, ou seja, continuam acontecendo microscopicamente, embora não se perceba macroscopicamente. Outras reações acontecem constantemente, mas de forma muito lenta. A respeito desses fatos, julgue o item que se segue.

As transformações radioativas não são consideradas reações químicas.

Alternativas
Comentários
  • São reações nucleares.

  • DECAIMENTO RADIOATIVO DÁ ORIGEM A OUTROS ELEMENTOS, ATRAVÉS DA EMISSÃO DE PARTICULAS ALFA E BETA.

  • Reações químicas: envolvem a eletrosfera, ou seja, é o envolvimento de doar e receber elétrons, ou compartilhar elétrons.

    Reações nucleares: envolvem mudanças no núcleo do átomo.

  • As transformações radioativas, chamadas de reações nucleares, são diferentes das reações químicas. Como exemplo, isótopos diferentes de um mesmo elemento sofrem as mesmas reações químicas, mas seus núcleos sofrem reações nucleares diferentes. Outro aspecto está no fato de que as reações nucleares podem emitir partículas α e β, que formam um núcleo com número de prótons diferentes. Dessa forma, nas transformações radioativas o núcleo que sofre alterações, diferentemente das reações químicas, em que as mudanças ocorrem na eletrosfera.
    Portanto, o item está correto.

    Gabarito do Professor: CERTO.

  • As reações químicas ocorrem a nível de eletrosfera o que caracteza as ligações químicas e o rearrajo de átomos, utilizam pouca energia, podem ser reversíveis ou irreverssiveis. Já as reações nucleares ocorrem a nivel de núcleo, sendo caracterizadas pelo decaimento radiotivo ou trasmutações, envolve grande quantidade de energia e são irreverssíveis.


ID
2369389
Banca
IDECAN
Órgão
CBM-DF
Ano
2017
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

Em relação à radioatividade sobre o decaimento radioativo, é INCORRETO afirmar que

Alternativas
Comentários
  • Gab A

     

    Um decaimento radioativo ocorre quando isótopos instáveis têm seus núcleos rompidos em razão da instabilidade atômica.

     

    http://mundoeducacao.bol.uol.com.br/quimica/decaimento-radioativo.htm


ID
2378539
Banca
Quadrix
Órgão
SEDF
Ano
2017
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

Com base nos conceitos de eletroquímica e de radioquímica, julgue o próximo item.

Eletroquímica é o ramo da química que trata do uso de reações químicas para produzir eletricidade, das forças relativas dos agentes oxidantes e redutores e do uso da eletricidade para produzir mudança química.

Alternativas
Comentários
  • Certo!

    Eletroquímica é o ramo da química que trata do uso de reações químicas para produzir eletricidade, das forças relativas dos agentes oxidantes e redutores e do uso da eletricidade para produzir mudança química. 

  • A eletroquímica surgiu a partir de observações como a de Alessandro Volta, que provou que a eletricidade era originada a partir de metais, criando a "pilha voltaica", o primeiro dispositivo de armazenamento de eletricidade. A eletroquímica, dessa forma, é definida como o ramo da química que aborda o uso de reações químicas espontâneas para produzir eletricidade e também o uso da eletricidade para forçar que reações químicas não espontâneas aconteçam. Portanto, o item está correto.

    Gabarito do Professor: CERTO.

ID
2378542
Banca
Quadrix
Órgão
SEDF
Ano
2017
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

Com base nos conceitos de eletroquímica e de radioquímica, julgue o próximo item.

Agente oxidante é uma espécie que fornece elétrons a uma substância que está sendo reduzida (e ela própria sendo oxidada) em uma reação de oxirredução. Agente redutor é a espécie que remove elétrons da espécie que está sendo oxidada (e ele próprio é reduzido) em uma reação de oxirredução.

Alternativas
Comentários
  • O agente oxidante é o que vai receber eletrons, ou seja ele sofre redução. Já o agente redutor é o que vai ceder elétrons, ou seja ele sofre oxidação.

  • oxidou é agente redutor

    reduziu é agente oxidante