A questão cobrou conhecimento sobre a NR-4 que versa sobre os Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho - SESMT. Além disso, cobrou definições constantes na NBR 14280.
De acordo com a NR-4:
4.12 Compete aos profissionais integrantes dos Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho:
i) registrar mensalmente os dados atualizados de acidentes do trabalho, doenças ocupacionais e agentes de insalubridade, preenchendo, no mínimo, os quesitos descritos nos modelos de mapas constantes nos Quadros III, IV, V e VI, devendo o empregador manter a documentação à disposição da inspeção do trabalho;
Detalhando os quadro da NR-4 citados no dispositivo:
III- Acidentes com vítimas;
IV- Doenças ocupacionais.
V- Insalubridade.
VI- Acidentes sem vítimas.
Analisando as alternativas:
A- INCORRETA. O item traz a definição de dias debitados. De acordo com a NBR14280, Os dias perdidos: "são os dias corridos de afastamento do trabalho em virtude de lesão pessoal, excetuados o dia do acidente e o dia da volta ao trabalho".
B- INCORRETA. Não é o tempo e sim o número de acidentes. De acordo com a NBR: "taxa de frequência de acidentes: Número de acidentes por milhão de horas-homem de exposição ao risco, em determinado período"
C- CORRETA. Dias perdidos são os dias que o empregado acidentado fica afastado no mês em que ocorreu o acidente, excetuados o dia do acidente e o dia da volta ao trabalho. A definição está de acordo com a NBR 14280.
D- INCORRETA. Excetua-se ( não se conta como dia perdido) o dia do acidente e o dia da volta ao trabalho
E- INCORRETA. Não inclui acidentes domésticos.
GABARITO: LETRA C