A questão cobrou conhecimento sobre temas gerais da Administração e pediu o único item correto.
A) "Os termos Administração Pública e Gestão Pública não se confundem (...)"
➡ ERRADA. Paludo afirma que não há uma distinção clara entre Administração Pública (termo mais clássico) e a Gestão pública (mais moderno, relacionado ao fato de gerir). Os termos não são opostos entre si.
B) "São consideradas funções administrativas: planejar, governar, tomar decisões e dirigir"
➡ ERRADA. As funções administrativas são: planejamento, organização, direção e controle.
◾ PLANEJAMENTO é a função que precede as demais funções. Nela os objetivos são estabelecidos e também os meios para seja possível atingi-los.
◾ ORGANIZAÇÃO é a função que visa facilitar a consecução dos objetivos por meio da disposição adequada de recursos e atividades na infraestrutura organizacional.
◾ DIREÇÃO é a função, de acordo com Chiavenato (2014), relaciona-se com a atuação sobre pessoas. Ela dinamiza e promove ação na organização.
◾ CONTROLE é a função que busca assegurar que os resultados obtidos estejam de acordo com aquilo que foi planejado. Nela, faz-se a comparação do realizado com o planejado e busca-se identificar se há necessidade de correção ou modificação.
C) "Administração é um termo de origem latina (...)"
➡ CERTA. "A palavra administração vem do latim ad (direção, tendência para) e minister (subordinação ou obediência) e significa aquele que realiza uma função sob o comando de outrem, isto é, aquele que presta um serviço a outro". (CHIAVENATO, 2014, PÁG. 16)
D) "As organizações (empresas, entidades públicas etc.) têm uma cultura organizacional que se mantém imutável (...)".
➡ ERRADA. A cultura organizacional não é imutável. Os elementos da cultura podem ser representados por camadas, de acordo com Schein e alguns desses elementos são mais superficiais e visíveis e podem ser modificados. Exemplo: vestimentas (artefatos). Além disso, há outros elementos que podem ser alterados em uma mudança organizacional, por exemplo.
E) "Um dos subsistemas organizacionais é o sistema humano e cultural (...).
➡ ERRADA. Repare que a questão faz inversão e de informal a cultura oficial da empresa e de formal a visão e subcultura dos membros (o que na verdade é informal).
Fonte:
Idalberto Chiavenato. "Introdução à Teoria Geral da Administração". 9 ed. Manole. 2014.
Paludo, Augustinho. "Administração Pública" 9 ed. Juspodium. 2020.
GABARITO: LETRA C
O texto poderia ter sido melhor escrito: "vem do latim" ao invés "de origem latina". Entretanto, partindo do princípio que o candidato identifique o que a banca está pedindo, segue trecho de fundamentação de Chiavenato (2014), página 16:
"A palavra administração vem do latim ad (direção, tendência para) e minister (subordinação ou obediência) e significa aquele que realiza uma função sob o comando de outrem, isto é, aquele que presta um serviço a outro. No entanto, a palavra administração sofreu uma radical transformação em seu significado original. A tarefa da administração passou a ser a de definir os objetivos da organização e transformá-los em ação organizacional por meio de planejamento, organização, direção e controle dos esforços realizados em todas as áreas e em todos os níveis da organização, a fim de alcançar tais objetivos da maneira mais adequada à situação e garantir a competitividade em um mundo de negócios altamente concorrencial e complexo. A administração é o processo de planejar, organizar, dirigir e controlar o uso de recursos e competências a fim de alcançar objetivos organizacionais."