SóProvas


ID
3513508
Banca
FEPESE
Órgão
Prefeitura de Florianópolis - SC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

De acordo com o protocolo clínico de enfermagem da rede municipal de Florianópolis, o enfermeiro que atua em Centros de Saúde do município pode renovar a prescrição de alguns medicamentos anti-hipertensivos. Identifique abaixo as afirmativas verdadeiras ( V ) e as falsas ( F ) em relação ao assunto.


( ) O enfermeiro poderá renovar as receitas de medicamentos por um período de até seis meses, quer seja através de uma única receita, ou através de múltiplas receitas com durações menores.

( ) O enfermeiro pode remover da receita uma medicação de uso contínuo prescrita por profissional médico ou alterar a dose/posologia das medicações contínuas prescritas, caso ache necessário, após avaliação.

( ) A receita só poderá ser renovada pelo enfermeiro se o cliente não apresentar sinais ou sintomas que exijam avaliação médica.

( ) O enfermeiro poderá renovar a receita, desde que no momento da consulta, solicite os exames complementares (de rastreio ou acompanhamento) indicados para a situação clínica da pessoa atendida.


Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.

Alternativas
Comentários
  • O enfermeiro poderá renovar as receitas de medicamentos por um período de até 6 (seis) meses, quer seja através de uma única receita com duração deste tempo, ou através de múltiplas receitas com durações menores (contanto que asoma não ultrapasse os seis meses). Esta estratégia pode ser particularmente útil caso o enfermeiro queira que o paciente volte para reavaliação (por ele ou qualquer outro profissional) antes de seis meses.

    O enfermeiro não deve remover da receita uma medicação prescrita por profissional médicoou alterar a dose/posologia das medicações prescritas. Havendo questionamentos quando à necessidade de uso, reações adversas ou qualquer outro problema relacionado ao medicamento, o enfermeiro deverá discutir o casocom o médico da equipe (na ausênciadesse, outro médico da unidade/município deverá ser acionado).