SóProvas


ID
35140
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-GO
Ano
2005
Provas
Disciplina
Conhecimentos Gerais
Assuntos

Globalização é o nome que comumente se dá ao atual estágio da economia mundial. Novas e incessantes inovações tecnológicas ampliam a produção e estimulam a notável expansão do comércio em escala planetária. Afora esses aspectos considerados positivos, muito do que os defensores da globalização defendiam não se concretizou, pelo menos até hoje. O certo é que as reformas liberalizantes, a exemplo da abertura dos mercados, das privatizações das empresas públicas e da redução dos direitos trabalhistas, não trouxeram o desenvolvimento alardeado nem melhoraram a distribuição de renda. Aliás, em alguns países aconteceu o contrário.

Com o auxílio do texto e considerando a realidade econômica mundial nos dias de hoje, assinale a opção incorreta.

Alternativas
Comentários
  • O interessante é que esta questão vem trazendo uma proposição que chamamos comumente de "casca-de-banana" porque esta ali pra pegar qualquer um no vacilo! Entaum é o seguinte o concurseiro com certeza poderá ficar em dúvida entra a letra A e E então vamos por parte!

    Resposta Casaca-de-banana LETRA E:
    Apesar de hj vivermos em um governo que pondera ao máximo as praticas liberalizantes,não podemos esquecer que nos oito anos do Governo de FHC inicia desde 1994 com a equalização do Real ao Dolar,acabando assim a inflação economica de nosso país,portanto facilitando logo assim a entrada das politicas neoliberais,onde houve as privatizações de estatais como as empresas de telefonia e a vale do Rio Doce(maior mina fundo brasileiro),sendo assim não garantindo ao Estado a sua intervenção na manuntenção de uma sociedade ao todo

    Resposta o Gabarito a Incorreta LETRA A:

    Respondo com uma só pergunta!

    Porque o crescimento de tantos cursos tecnicos e faculdades com cursos diversificados!?
    embora que o sistema ainda mantém falhas!!!

  • A PERGUNTA , AO MEU VER, ESTÁ MAL ELABORADA. A RESP "E" SERIA A MAIS ADEQUADA PQ O BRASIL NÃO PROMOVEU A GLOBALIZAÇÃO EM DETRIMENTO DOS DIREITOS TRABALHISTAS.
  • a) Na atualidade, o baixo nível educacional da maioria da populacão mundial impede o aumento da produção e, com isso, reduz o volume de comércio entre os países.

    ERRADO. De fato, a maior parte da população mundial possui baixo nível educacional. Todavia, não podemos dizer que isso impede o aumento da produção. Ao contrário, nos últimos anos (à exceção do período pós-crise financeira) a produção e os fluxos comerciais só aumentaram!

    b) O conhecimento científico-tecnológico desempenha importante papel na economia globalizada de hoje.

    CERTO. A tecnologia é capaz de moldar os fatores de produção, aumentando a produtividade e, portanto, desempenhando importante papel na economia globalizada.

    c) Deduz-se do texto que nem tudo que chegou a ser sonhado por alguns com a globalização conseguir concretizar-se.

    CERTO. Nem tudo são flores na globalização! As "reformas liberalizantes" - abertura dos mercados, privatização de empresas públicas e a redução dos direitos trabalhistas - não trouxeram os efeitos esperados e o que se vê, de fato, no contexto da globalização, é o aumento da desigualdade social

    d) Segundo o texto, em alguns países, os efeitos da globalização foram bastante negativos, concentrando a renda e não trazendo o progresso.

    CERTO. Exatamente conforme a idéia da assertiva anterior!

    e) O Brasil foi um dos países que mais se empenharam em promover o que o texto chama de "reformas liberalizantes".

    CERTO. Na década de 90, o Brasil iniciou seu processo de abertura comercial (durante o governo Collor), reduzindo as tarifas sobre a importação e permitindo a realização de investimentos estrangeiros no país. Posteriormente, no governo FHC, tivemos as privatizações, a redução dos direitos trabalhistas e uma política fiscal restritiva. Em suma, ocorreram no Brasil as tais "reformas liberalizantes", por meio das quais reduziu-se o papel do Estado na economia.

    Comentários do professor Ricardo Vale, Ponto dos concursos.