SóProvas


ID
3516397
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2015
Provas
Disciplina
Direito Civil
Assuntos

    Carlos comprou um imóvel pertencente a Paulo mediante pagamento à vista. Ao receber o imóvel, Carlos observou que este estava com alguns defeitos ocultos, inclusive, desconhecidos de Paulo. 


Com base nessa situação hipotética, julgue o item seguinte.


Em função do vício redibitório apresentado, é permitido a Carlos solicitar abatimento no preço.

Alternativas
Comentários
  • GAB: CERTO

    .

    CC/02

    Art. 441. A coisa recebida em virtude de contrato comutativo pode ser enjeitada por vícios ou defeitos OCULTOS, que a tornem imprópria ao uso a que é destinada, ou lhe diminuam o valor.

    Parágrafo único. É aplicável a disposição deste artigo às doações onerosas.

    Art. 442. Em vez de rejeitar a coisa, redibindo o contrato (art. 441), pode o adquirente reclamar abatimento no preço.

  • Certo! Até pq o que se busca é a preservação do contrato, portanto, não faria sentido o impedimento de o adquirente reclamar abatimento no preço ao invés de redibir o contrato!

  • A questão é sobre vícios redibitórios, que nada mais são do que defeitos ocultos que reduzem o valor do bem ou tornam o seu uso impróprio.

    De acordo com o art. 442 do CC, “em vez de rejeitar a coisa, redibindo o contrato (art. 441), pode o adquirente reclamar abatimento no preço". Portanto, o adquirente, diante da presença dos vícios redibitórios, tem duas opções: redibir a coisa (art. 441), ou seja, devolver o bem e ser restituído dos valores pagos, através da ação redibitória, sendo, assim, o contrato rescindido, ou obter o abatimento do preço mediante ação estimatória, também denominada de ação "quanti minoris" (art. 442 do CC).

    Carlos poderá solicitar abatimento no preço, conforme permite o art. 442 do CC. Vejamos: “Em vez de rejeitar a coisa, redibindo o contrato (art. 441), pode o adquirente reclamar abatimento no preço".

    Por fim, vale recordar que a perdas e danos estão relacionados à boa-fé do alienante: se agiu de boa-fé, ficarão afastados, mas, do contrário, se tinha conhecimento do vicio, terá que arcar com eles. Neste caso, como Paulo (alienante) desconhecia o vício, não há que se falar em perdas e danos.




    Gabarito do Professor: CERTO 
  • Utiliza-se da ação quanti minoris ou ação estimatória para pleitear o abatimento do valor em razão de vício oculto.

  • Carlos possui 2 opções, espécies das chamadas ações edilícias

    1) ação redibitória: aqui, ensejará no encerramento do contrato, em razão dos vícios redibitórios

    2) ação quanti minoris ou estimatória: aqui, será pleiteada a redução do valor pago, em razão dos vícios redibitórios.

    GAB: C.