SóProvas


ID
3518500
Banca
FAPEC
Órgão
UFMS
Ano
2020
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Leia o texto a seguir.

Entenda a origem do Carnaval no Brasil e no mundo

A famosa festa, realizada bem antes do nascimento da Igreja Católica, passou por várias transformações e se adaptou à cultura brasileira 

       Nem só de ziriguidum e telecoteco foi feito o Carnaval durante os séculos de história. A festa mais popular no Brasil, na verdade, teve início há milhares de anos na Antiguidade. Apesar de não ter samba nem mulatas na avenida, a folia sempre estava presente entre hebreus, romanos e gregos. Eram grandes festejos pagãos, cheios de comida e bebida para comemorar colheitas e louvar divindades. Ocorriam entre novembro e dezembro. 

       Na Idade Média, a Igreja decidiu incorporar as antigas festividades ao seu calendário. O Carnaval então passou a corresponder aos últimos dias antes das limitações impostas pela Quaresma (os famosos 40 dias sem carne até a Páscoa). Era a última chance de ter o prazer de um suculento bife antes das privações até a Sexta-feira Santa. A festa foi se desenvolvendo e, no século 13, começaram a surgir os bailes de máscara, principalmente na Itália. Eram as pri fantasias de Carnaval, totalmente restritas à nobreza.

    A partir do século 19, as máscaras e fantasias se popularizaram e fizeram parte das festas por toda a Europa. Os personagens que mais davam o que falar eram o Pierrô, o Arlequim e a Colombina (da commedia dell italiana), presentes ainda hoje na festa popular.


(CALVETTI, Fábio. Entenda a origem do carnaval no Brasil e no mundo. Disponível em: https://guiadoestudante.abril.com.br/estudo/entenda origem-do-carnaval-no-brasil-e-no-mundo/. Acess de fev. 2020, com adaptações). 

 Com respeito aos modos e aos tempos verbais utilizados no texto, assinale a alternativa correta. 

Alternativas
Comentários
  • ✅ Gabarito: B

    ✓ Na Idade Média, a Igreja decidiu incorporar as antigas festividades ao seu calendário. O Carnaval então passou a corresponder aos últimos dias antes das limitações impostas pela Quaresma (os famosos 40 dias sem carne até a Páscoa). Era a última chance de ter o prazer de um suculento bife antes das privações até a Sexta-feira Santa. A festa foi se desenvolvendo e, no século 13, começaram a surgir os bailes de máscara, principalmente na Itália. Eram as pri fantasias de Carnaval, totalmente restritas à nobreza.

    Em azul (pretérito perfeito do indicativo. Marca uma ação iniciada no passado e terminada no passado).

    Em verde (pretérito imperfeito do indicativo. Marca um fato ocorrido no passado, mas que não foi completamente terminado. Expressando, assim, uma ideia de continuidade e de duração no tempo).

    ☛ FORÇA, GUERREIROS(AS)!! 

  • Sem entrar em pormenores, abordam-se, nessa questão, os tempos e modos verbais, em especial os pretéritos (perfeito e imperfeito) e o indicativo.

    a) A fim de dar contemporaneidade ao assunto, no texto predomina o tempo presente do modo indicativo.

    Incorreto. Prepondera o pretérito do modo indicativo;

    b) Os tempos verbais pretérito perfeito e pretérito imperfeito são predominantes no texto.

    Correto. Há incontáveis verbos nesses tempos: "teve", "popularizaram", "fizeram", "davam", "começou", "passou", "começaram", "eram", "era", etc.

    c) O modo verbal predominante no texto é o subjuntivo, devido ao forte teor de informações incertas utilizadas na construção do discurso.

    Incorreto. É o modo indicativo;

    d) O último período do texto apresenta verbos no futuro do indicativo, com o intuito de demonstrar ações a serem realizadas na história do carnaval.

    Incorreto. Há verbos no pretérito perfeito do indicativo: "popularizaram", "fizeram", "davam". E outro no pretérito imperfeito: "eram";

    e) O penúltimo parágrafo do texto apresenta exemplos de verbos no futuro do presente do modo indicativo.

    Incorreto. Há verbos no pretérito perfeito do indicativo: "começou", "passou", "começaram". E outros no pretérito imperfeito: "era", "eram".

    Letra B

  • Se vc ler primeiro as alternativa, ganhará bastante tempo. Basta começar a marcar os verbos e perceber que hà predominância de conjugações do pretérito do modo indicativo.

    Gabarito: B

  • pretérito imperfeito ( ava, ia,sabia) estava, ia, era duração+repetição fatos repetidos, frequentes, habituais no passado
  • Os tempos verbais pretérito perfeito e pretérito imperfeito são predominantes no texto.

    O pretérito perfeito do indicativo indica uma ação que ocorreu num momento do passado, estando já concluída.

    O pretérito imperfeito do indicativo indica uma ação passada frequente ou que tem continuidade e duração no tempo.