-
✅ Gabarito: A
A) Desde o nascimento, as raízes dos dentes de leite e dos dentes definitivos estão dentro das gengivas. Os dentes de leite nascem entre os 6 meses e os 2 anos de idade. Perto dos 6 anos, as raízes dos dentes definitivos se desenvolvem, e os dentes de leite caem para dar lugar a eles → CORRETO. As duas primeiras vírgulas marcam um adjunto adverbial de tempo deslocado, e a última vírgula está sendo usada antes da conjunção coordenativa aditiva "e" para marcar orações com sujeitos diferentes (=uso facultativo).
B) O crescimento dos ossos, começa com o nascimento e vai até mais ou menos 20 anos. Porém, o esqueleto não é o único a se modificar. Na adolescência, todo o corpo muda: é a puberdade. Quando ficamos adultos, o corpo não cresce mais → INCORRETO. A vírgula não pode separar o sujeito do verbo.
C) Envelhecemos durante toda a vida! Mesmo que você não seja velho, tem mais idade que um recém-nascido. Não se pode dizer que, a velhice começa em um momento preciso. A partir de certa idade, o corpo não pode mais gerar filhos e, aos poucos, vamos ficando mais frágeis → INCORRETO. A vírgula está separando o objeto direto do verbo, está desmembrando a oração subordinada objetiva direta.
D) Os dentes da frente servem para partir os alimentos. Eles, são chatos e cortantes. Os caninos desfiam a carne. Eles são muito pontudos. Os molares são grandes e largos, servem para triturar a comida → INCORRETO. A vírgula não pode separar o sujeito do verbo.
E) A saliva é importante para matar os micróbios, e deixar a boca úmida. Quando comemos, a saliva molha os alimentos e assim começa a digestão. Isso facilita muito o trabalho de todo o sistema digestório! → INCORRETO. Vírgula usada incorretamente antes da conjunção coordenativa aditiva, visto que ela não está separando orações com sujeitos diferentes.
☛ FORÇA, GUERREIROS(AS)!!
-
Gab A.
Não se separa sujeito do verbo, verbo do objeto, complemento nominal do nome a qual ele se liga.
-
A questão exige conhecimento de vírgula e precisamos encontrar a alternativa que faz uso adequado.
a) A alternativa está pontuada corretamente. A única parte que poderia apresentar dúvidas é esta:
"as raízes dos dentes definitivos se desenvolvem, e os dentes de leite caem para dar lugar a eles."
Não se pode separar com vírgula a oração coordenada aditiva "e", contudo se for sujeito diferente é permitido. Temos o primeiro sujeito "as raízes dos dentes" e o segundo sujeito "os dentes de leite". Portanto está perfeito o uso. CORRETA.
b) "o crescimento dos ossos, começa com o nascimento."
A vírgula está separando o sujeito do verbo e isso não é permitido. INCORRETA.
c) " não se pode dizer que, a velhice começa em um momento preciso."
Está separando a oração subordinada substantiva e isso é não é permitido. INCORRETA.
Obs: . A partir de certa idade, o corpo não pode mais gerar filhos e, aos poucos, vamos ficando mais frágeis.( essas duas virgulas estão corretas, pois estão intercalando um adjunto adverbial).
d) " Eles, são chatos e cortantes."
Vírgula está separando sujeito do verbo. INCORRETA.
e) "a saliva é importante para matar os micróbios, e deixar a boca úmida."
Vírgula está separando oração coordenada aditiva. INCORRETA.
GABARITO A
-
Gabarito: alternativa A
"Desde o nascimento, as raízes dos dentes de leite e dos dentes definitivos estão dentro das gengivas. Os dentes de leite nascem entre os 6 meses e os 2 anos de idade. Perto dos 6 anos, as raízes dos dentes definitivos se desenvolvem, e os dentes de leite caem para dar lugar a eles."
Uso das vírgulas:
Desde o nascimento: adjunto adverbial deslocado
Perto do 6 anos: adjunto adverbial deslocado
E os dentes: conjunção aditiva separando orações coordenadas com sujeitos diferentes: raízes é o sujeito de desenvolvem e dentes de leite é o sujeito de caem.
Bons estudos.
-
Ordem direta = Sujeito + verbo + objeto + adjunto adverbial
Obs: Quando deslocados, a vírgula só será obrigatória no caso de adj. adverbial de longa extensão.
-