SóProvas


ID
3519055
Banca
Quadrix
Órgão
CRF-ES
Ano
2019
Provas
Disciplina
Conhecimentos Gerais
Assuntos

As chamas já destruíram ao menos 61 mil hectares de vegetação no Paraguai, informou a Secretaria de Emergência Nacional. Segundo a instituição responsável por coordenar as ações de redução e gestão de riscos causados por desastres naturais, as regiões mais afetadas pelos incêndios estão próximas à fronteira com o Mato Grosso do Sul, no Brasil.

Internet: <www.correiobraziliense.com.br>.


Tendo o texto acima apenas como referência inicial e refletindo sobre assuntos correlatos, julgue o item.



A ajuda econômica disponibilizada pelos países do G7 não está sendo utilizada pelo Paraguai para o combate ao fogo, pois aquele país considera essa ajuda uma interferência na soberania nacional.

Alternativas
Comentários
  • errado, no caso foi o Brasil

  • Na página da UOL do dia 02 de outubro de 2020 foi publicado que o Paraguai havia decretado "estado de emergência" em função do quantitativo de queimadas em seu território. Isso pode ser considerado como um pedido de ajuda à comunidade internacional.
    Autoridades disseram que duas aeronaves de combate a incêndios chegaram ao Paraguai e serão usadas nas regiões atingidas mais duramente. Os vizinhos regionais Argentina, Bolívia e Brasil também estão tendo dificuldades para conter o fogo , que ameaça alcançar níveis históricos neste período de seca . Não há chuvas que possam ajudar ao combate às chamas.  
    O auxílio para combate aéreo era exatamente a demanda do Paraguai ,pois especialistas entendiam que o combate ao fogo por terra já não estava sendo tão eficaz.

    Pelo acima exposto é possível entender que a afirmativa apresentada na questão está incorreta. A declaração de " estado de emergência"  tinha , como maior objetivo, a obtenção de ajuda internacional, o que não foi considerado ameaça à soberania nacional.

    Gabarito do Professor: ERRADO.