SóProvas


ID
3519376
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de São José dos Campos - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Leia o texto para responder a questão.

    Do lado de fora, nada de extraordinário: apenas mais um prédio residencial envelhecido no bairro Kung Tong, em Hong Kong. Muitos deles têm lojas e restaurantes no primeiro e no segundo piso, placas penduradas na fachada.
  Por dentro, os apartamentos não são iguais. Alguns deles foram subdivididos nos ilegais “apartamentos-gaveta”: compartimentos minúsculos, onde é difícil conceber que uma pessoa possa viver.
     Kung Tong é o bairro mais densamente povoado do território chinês. São mais de 57 mil pessoas por quilômetro quadrado, uma das taxas mais altas do mundo. Espaço é um luxo que muita gente não tem como pagar. A miséria é vertical. É preciso entrar para entender.
     Um dos apartamentos tem 58 metros quadrados e nele moram 19 pessoas. Um banheiro minúsculo e imundo, assim como a cozinha, são de uso compartilhado.
    O espaço foi divido em dois “andares”. Os cubículos de cima têm 1,4 metro quadrado, enquanto os de baixo têm menos de 3 metros quadrados. Nesses, é possível ficar de pé, mas, nos outros, só sentar ou deitar. A “gaveta” nada mais é que um caixão para vivos.
     Esses moradores pagam cerca de R$ 700 por mês, o valor mais baixo possível por um teto, e sofrem ainda com o calor e a falta de higiene. Não há controle dos preços do aluguel ou do tamanho dos espaços habitáveis, e faltam moradias sociais. Idosos e famílias têm prioridade nas mais de 750 mil habitações subvencionadas da cidade, mas a espera é longa — leva em média mais de quatro anos.
     No bairro de Happy Valley, onde apartamentos são facilmente alugados por mais de 10 mil dólares por mês, ao menos 20 pessoas vivem em uma passagem subterrânea para pedestres.
    Imigrantes indianos, chineses e quatro idosos locais são alguns dos sem-teto morando ao lado do prestigioso Jóquei Clube de Hong Kong.

(Luiza Duarte. Pequim elege crise da moradia como raiz da mobilização civil em Hong Kong. www.folha.uol.com.br, 25.09.2019. Adaptado)

Encontra-se em conformidade com as ideias presentes no texto e com a norma-padrão a frase:

Alternativas
Comentários
  • Letra A) Apesar de terem que esperar por muito tempo, idosos e suas famílias podem pleitear uma habitação gratuita na cidade.

    Ao nosso sentir quem espera, no sentido de aguardar, espera algo, VTD sem preposição. Bem como quem pleiteia, no sentido de buscar, pleiteia como verbo principal e auxiliar no plural concordando com o sujeito IDOSOS E SUAS FAMÍLIAS também é VTD.

    Letra B) Uma espera de mais de quatro anos é a realidade que se verifica em Hong Kong, porque idosos e famílias são preferencialmente aqueles que recebem uma habitação popular.

    Ao nosso sentir quem espera, no sentido de ter esperanças é VTI, sem preposição, assim a espera no tempo passado seria HÁ MAIS DE QUATRO ANOS.

    Letra C) 750 mil habitações estão à disposição dos cidadãos de Hong Kong, já que precisam comprovar situação de carência para conseguir uma delas.

    Ao nosso sentir a expressão À DISPOSIÇÃO esta correta e corresponde AO DISPOR seguido de preposição (DE+OS), no entanto quem precisa comprovar, precisa comprovar SITUAÇÃO DE CARÊNCIA sendo VTD sem preposição, assim seria SITUAÇÃO DE CARÊNCIA PRECISA COMPROVAR PARA CONSEGUIR UMA DELAS.

    Letra D) O governo chinês tem um programa de auxílio para aqueles que desejam uma habitação, embora jovens solteiros tenham mais dificuldade para participar do programa.

    Pelo gabarito a correta, verbo TEM concordando com o sujeito O GOVERNO CHINÊS, verbo DESEJAM concordando com o sujeito AQUELES, e verbo tenham concordando com JOVENS SOLTEIROS.

    Letra E)É preciso esperar por um longo tempo para conseguir uma moradia em Hong Kong, mas idosos e famílias não estão sujeitos a essa espera.

    Idem letra A!

  • Letra A a resposta correta, porém a resposta certa veio como letra D,,,(completamente errada a alternativa D)

  • "Idosos e famílias têm prioridade nas mais de 750 mil habitações subvencionadas da cidade, mas a espera é longa — leva em média mais de quatro anos."

  • Letra A!!!!!!!!!!!!!

  • GABARITO D

    Eu tentei achar os erros mais pelo contexto mesmo, já que o enunciado da questão exige que o sentido original seja mantido. Vejam:

    A) Apesar de terem que esperar por muito tempo, idosos e suas famílias podem pleitear uma habitação gratuita na cidade.

    Conjunção concessiva correta, porém o texto fala em habitação subvencionada (que recebeu algum tipo de auxílio, ajuda) e não gratuita.

    B) Uma espera de mais de quatro anos é a realidade que se verifica em Hong Kong, porque idosos e famílias são preferencialmente aqueles que recebem uma habitação popular.

    Conjunção explicativa/causal usada de maneira inadequada pelo sentido original do texto.

    C) 750 mil habitações estão à disposição dos cidadãos de Hong Kong, já que precisam comprovar situação de carência para conseguir uma delas.

    Novamente uma conjunção causal que modifica o sentido original do texto.

    D) O governo chinês tem um programa de auxílio para aqueles que desejam uma habitação, embora jovens solteiros tenham mais dificuldade para participar do programa.

    Conjunção concessiva usada corretamente. Além disso o texto deixa claro que os idosos e as famílias têm prioridade, logo os jovens solteiros terão mais dificuldades.

    E) É preciso esperar por um longo tempo para conseguir uma moradia em Hong Kong, mas idosos e famílias não estão sujeitos a essa espera.

    Conjunção adversativa usada de maneira incorreta, visto que os idosos e as famílias estão sujeitos à espera, embora tenham prioridades.

    Caso alguém discorde ou tenha uma visão diferente, pode se sentir à vontade para me corrigir. Crescemos juntos aqui!!

  • Letra A está incorreta...se é subvencionada e precisa pagar R$700/mês, não é gratuito.

  • A questão requer Compreensão e Interpretação Textual; Coerência e Coesão Textual; Uso das Classes Gramaticais de acordo com a norma-padrão.


    ALTERNATIVA (A) INCORRETA – Segundo as informações presentes no texto, idosos e famílias têm prioridade nas mais de 750 mil habitações subvencionadas, porém a espera é bastante longa.

    Nesta alternativa, as informações estão em conformidade com as ideias do texto, todavia há uma palavra que não está de acordo com o uso formal da língua.

    Em: “Apesar de terem que esperar por muito tempo...", a palavra destacada é preposição, porém é usada no registro informal. Para manter o registro formal, deve-se substituí-la pela preposição “de".


    ALTERNATIVA (B) INCORRETA – A incoerência está no uso da conjunção subordinativa causal “porque", uma vez que a ideia da 2ª oração em relação à primeira é de oposição, e não de causa.

    Para a frase ficar coerente, deveria ser: “Uma espera de mais de quatro anos é a realidade que se verifica em Hong Kong, embora idosos e famílias sejam preferencialmente aqueles que recebem uma habitação popular".


    ALTERNATIVA (C) INCORRETA – A incoerência está no uso da locução conjuntiva subordinativa causal “já que". A 2ª oração expressa uma ideia de oposição em relação à 1ª oração, por isso deveria ser usado um operador argumentativo adversativo.

    O correto a fim de manter a coerência e coesão textual seria: “750 mil habitações estão à disposição dos cidadãos de Hong Kong, porém precisam comprovar situação de carência para conseguir uma delas."


    ALTERNATIVA (D) CORRETA – A frase está bem coesa e coerente com as ideias do texto, visto que idosos e famílias que têm prioridade para participar do programa do auxílio habitacional. Por isso, jovens solteiros têm mais dificuldade para participar do programa.


    ALTERNATIVA (E) INCORRETA – As ideias da 2ª oração deste período não estão condizentes com o texto porque idosos e famílias estão sujeitos à espera - o que leva em média mais de quatro anos. Tal afirmação pode ser corroborada no 6º parágrafo.


    GABARITO DA PROFESSORA: ALTERNATIVA (D)

  • Não concordo com o gabarito. A letra D diz que jovens e solteiros têm dificuldade de participar do programa. Isso está errado - participar eles conseguem sim, o que é difícil é receber a moradia.

  • Eu acho que o erro da A está em dizer "idosos e SUAS famílias", quando na verdade o texto não diz que são necessariamente as famílias dos idosos, e sim dois grupos independentes.

  • ALTERNATIVA (A) INCORRETA – Segundo as informações presentes no texto, idosos e famílias têm prioridade nas mais de 750 mil habitações subvencionadas, porém a espera é bastante longa.

    Nesta alternativa, as informações estão em conformidade com as ideias do texto, todavia há uma palavra que não está de acordo com o uso formal da língua.

    Em: “Apesar de terem que esperar por muito tempo...", a palavra destacada é preposição, porém é usada no registro informal. Para manter o registro formal, deve-se substituí-la pela preposição “de".

    ALTERNATIVA (B) INCORRETA – A incoerência está no uso da conjunção subordinativa causal “porque", uma vez que a ideia da 2ª oração em relação à primeira é de oposição, e não de causa.

    Para a frase ficar coerente, deveria ser: “Uma espera de mais de quatro anos é a realidade que se verifica em Hong Kong, embora idosos e famílias sejam preferencialmente aqueles que recebem uma habitação popular".

    ALTERNATIVA (C) INCORRETA – A incoerência está no uso da locução conjuntiva subordinativa causal “já que". A 2ª oração expressa uma ideia de oposição em relação à 1ª oração, por isso deveria ser usado um operador argumentativo adversativo.

    O correto a fim de manter a coerência e coesão textual seria: “750 mil habitações estão à disposição dos cidadãos de Hong Kong, porém precisam comprovar situação de carência para conseguir uma delas."

    ALTERNATIVA (D) CORRETA – A frase está bem coesa e coerente com as ideias do texto, visto que idosos e famílias que têm prioridade para participar do programa do auxílio habitacional. Por isso, jovens solteiros têm mais dificuldade para participar do programa.

    ALTERNATIVA (E) INCORRETA – As ideias da 2ª oração deste período não estão condizentes com o texto porque idosos e famílias estão sujeitos à espera - o que leva em média mais de quatro anos. Tal afirmação pode ser corroborada no 6º parágrafo.

  • O texto diz que idosos e famílias têm prioridade.... Mas onde está escrito que jovens solteiros têm dificuldades? a ideia é que todos têm dificuldade em arrumar uma moradia mas os idosos e famílias têm prioridade.... o resto é extrapolação.