SóProvas


ID
3521221
Banca
VUNESP
Órgão
TJ-SC
Ano
2018
Provas
Disciplina
Direito Processual Civil - Novo Código de Processo Civil - CPC 2015
Assuntos

. Assinale a alternativa correta quanto às audiências de instrução e julgamento em sede de Juizados Especiais.

Alternativas
Comentários
  • – Enunciado 157: “Nos Juizados Especiais Cíveis, o autor poderá aditar o pedido até o momento da audiência de instrução e julgamento, ou até a fase instrutória, resguardado ao réu o respectivo direito de defesa”.

  • Enunciado 157 do FONAJE (Fórum Nacional dos Juizados Especiais)

    Nos Juizados Especiais Cíveis, o autor poderá aditar o pedido até o momento da audiência de instrução e julgamentoou até a fase instrutóriaresguardado ao réu o respectivo direito de defesa

  • LETRA A - Incorreta? ENUNCIADO 117 FONAJE – A ausência da vítima na audiência, quando intimada ou não localizada, importará renúncia tácita à representação.

  • Rafael:

    A ausência da vítima na audiência de instrução, no Juizado Especial Criminal, quando intimada ou não localizada, importará renúncia tácita à representação.

  • A) ENUNCIADO 117 – A ausência da vítima na audiência, quando intimada ou não localizada, importará renúncia

    tácita à representação.

    B)ENUNCIADO 10 – A contestação poderá ser apresentada até a audiência de Instrução e Julgamento.

    C)CORRETA. ENUNCIADO 157 – O disposto no artigo 294 do CPC não possui aplicabilidade nos Juizados Especiais Cíveis, o que confere ao autor a possibilidade de aditar seu pedido até o momento da AIJ (ou fase instrutória), sendo resguardado ao réu o respectivo direito de defesa.

    D) FONAJE ENUNCIADO 20 – O comparecimento pessoal da parte às audiências é obrigatório. A pessoa jurídica poderá ser representada por preposto.

    E)ENUNCIADO 114 – A Transação Penal poderá ser proposta até o final da instrução processual

    ENUNCIADO 71 (Substitui o Enunciado 47) – A expressão conciliação prevista no artigo 73 da Lei 9099/95 abrange o acordo civil e a transação penal, podendo a proposta do Ministério Público ser encaminhada pelo conciliador ou pelo juiz leigo, nos termos do artigo 76, § 3º, da mesma Lei.

  • Enunciado 157: “Nos Juizados Especiais Cíveis, o autor poderá aditar o pedido até o momento da audiência de instrução e julgamento, ou até a fase instrutória, resguardado ao réu o respectivo direito de defesa”.

  • Resta claro, portanto, que, em sede de Juizados Especiais Cíveis, o autor pode aditar o pedido até o instante da audiência de instrução e julgamento ou até a fase instrutória.

    Diante de tal constatação, vamos analisar as alternativas da questão.

    LETRA A- A opção em tela foi marcada como INCORRETA no gabarito do concurso, mas pode suscitar RECURSO, até porque há enunciado do FONAJE no seguinte sentido:

    ENUNCIADO 117 – A ausência da vítima na audiência, quando intimada ou não localizada, importará renúncia tácita à representação.

    LETRA B- INCORRETA. A contestação não DEVE ser apresentada até a audiência de instrução e julgamento, mas sim PODE ser apresentada até a audiência de instrução e julgamento.

    Vejamos o que diz o Enunciado 10 do FONAJE:

    A contestação poderá ser apresentada até a audiência de Instrução e Julgamento.

    LETRA C- CORRETA. Em sede de Juizados Especiais Cíveis o autor pode aditar o pedido até o instante da audiência de instrução e julgamento ou até a fase instrutória. É o que diz o já mencionado Enunciado 157 do FONAJE.

    LETRA D- INCORRETA. O Juizado cobra comparecimento pessoal das partes em audiência. Vejamos o que diz o Enunciado 20 do FONAJE:

     O comparecimento pessoal da parte às audiências é obrigatório. A pessoa jurídica poderá ser representada por preposto.

    LETRA E- INCORRETA. O espírito do Juizado é de conciliação ou transação penal a qualquer tempo, mesmo com a instrução em curso. Diz o Enunciado 114 do FONAJE:

    A Transação Penal poderá ser proposta até o final da instrução processual

     


    GABARITO DO PROFESSOR: LETRA C, EMBORA EXISTA ENTENDIMENTO DE QUE A ALTERNATIVA A TAMBÉM RESTE CORRETA.


  • qual o erro da A?

  • Quanto às audiências de instrução e julgamento em sede de Juizados Especiais, é correto afirmar que: Nos Juizados Especiais Cíveis, o autor poderá aditar o pedido até o momento da audiência de instrução e julgamento, resguardado ao réu o respectivo direito de defesa.

  • NÃO CAI NO TJSP 2021

  • não cai no tjsp
  • Não cai no TJSP_2021

  • NÃO CAI NO TJ/SP ESCREVENTE 2021