a) ERRADO, é o primeiro escalão do governo como um todo, além de outros, como promotores e desembargadores.
b) ERRADO, temos os cargos públicos em COMISSÃO, de livre nomeação e exoneração.
c) ERRADO, é proibida a vinculação de QUAISQUER índices.
d) ERRADO, as esferas são independentes.
e) CORRETO, o ilícito penal pode não promover dano à administração e consequentemente à necessidade de reparação
GAB: E
a) Não são apenas os citados. Os agentes políticos englobam todos do alto escalão da Administração pública. Faltou citar os Ministros de Estado por exemplo.
b) Nem todos os cargos do serviço público exigem a habilitação prévia em concurso público. Um exeplo disso é o cargo em comissão, o qual é de livre nomeação e exoneração.
c) A Contituição proíbe expressamente. Vejam: CF, Art. 37, XIII - é vedada a vinculação ou equiparação de quaisquer espécies remuneratórias para o efeito de remuneração de pessoal do serviço público.
d) Em regra as esferas administrativa, civil e criminal são indepentendes entre si.
OBS: A esfera criminal vai vincular as demais somente se for comprovada a inexistência do fato ou a negativa de autoria.
e) Para a responsabilização criminal do servidor público, por ato praticado no exercício da função, é suficiente, em certos casos, a prática de ato culposo; no entanto, dependendo da situação, poderá haver condenação criminal sem que a administração pública haja sofrido dano de índole econômica.
FONTE: Aulas do profº Carlos Machado.
d) Para a aplicação da pena de demissão a servidor público, por ato que, ao mesmo tempo, configure ilícito administrativo e penal, é indispensável ter havido, antes, a condenação do réu na órbita criminal.
indispensável = necessário, primordial, importante, imprescindível.