Gabarito: D
Hierarquia de necessidades de Maslow
Maslow define cinco categorias de necessidades humanas: fisiológicas, segurança, afeto, estima e as de autorrealização. Esta teoria é representada por uma pirâmide onde na base se encontram as necessidades mais básicas pois estas estão diretamente relacionadas com a sobrevivência. Segundo Maslow, um indivíduo só sente o desejo de satisfazer a necessidade de um próximo estágio se a do nível anterior estiver sanada, portanto, a motivação para realizar estes desejos vem de forma gradual.
No topo da hierarquia estão as Necessidades de Autorrealização:
Também conhecidas como necessidades de crescimento. Incluem o desenvolvimento das próprias necessidades, a realização, aproveitar todo o potencial próprio, ser aquilo que se pode ser, fazer o que a pessoa gosta e é capaz de conseguir. Relaciona-se com as necessidades de estima: a autonomia, a independência e o autocontrole. Aqui nós somos capazes de aceitar fatos, não criar preconceitos, sermos criativos, espontâneos e os nossos atos são baseados na moral.
Quando estas necessidades não são satisfeitas geralmente as reclamações podem ser relativas à ineficiência ou imperfeição do mundo para com as pessoas de um modo geral, à falta de verdade, à injustiça e à desonestidade. Neste nível de necessidade, os desejos estão voltados para a perfeição, para ser aquilo que o indivíduo tem potencial para ser.
Disponível em: <https://pt.wikipedia.org/wiki/Hierarquia_de_necessidades_de_Maslow>
Se meu comentário estiver equivocado, por favor me avise por mensagem para que eu o corrija e evite assim prejudicar os demais colegas.
A questão em análise versa sobe a Teoria da Hierarquia das Necessidades Humanas, de Abraham Maslow. Para responder como se espera, o candidato deverá saber qual a necessidade se encontra no topo da hierarquia das necessidades humanas, segundo A. Maslow. Para facilitar, vamos primeiro analisar como a pirâmide é organizada.
Maslow, criador do estudo em questão, acreditava que as necessidades humanas podem ser representadas numa hierarquia de importância e influência que formam uma pirâmide.
◼ Necessidades primárias:
1) Fisiológicas – São as necessidades mais básicas do indivíduo, ligadas a sobrevivência. Incluem como meio de satisfação alimentação, repouso, abrigo, sono, sexo, etc.
2) Segurança – Inclui segurança e proteção no ambiente de trabalho, regularidade no recebimento de seu pagamento estabilidade no emprego.
◼ Necessidades secundárias:
3) Sociais – Ligadas a relações interpessoais, incluem a manutenção dos relacionamentos e amizades afeição, filiação, aceitação social e amizade.
4) Estima – Leva em conta a relação do indivíduo consigo mesmo, como ele se vê e se avalia. Pode ser suprida por meio do ego, orgulho, status e prestígio, autorrespeito e reconhecimento etc.
5) Autorrealização – É a necessidade mais elevada do ser humano. Constitui o impulso que a pessoa tem para se tornar sempre mais do que o que é, a busca por autonomia, liberdade, crescimento pessoal e profissional.
Analisemos as afirmativas:
A - INCORRETA. Conforme mencionado, as necessidades fisiológicas podem ser encontradas na primeira necessidade.
B - INCORRETA. Segundo Maslow, as necessidades sociais estão na terceira necessidade.
C - INCORRETA. A necessidade de estima subjaz na quarta necessidade.
D - CORRETA. As necessidades de autorrealização são as mais elevadas.
E - INCORRETA. As necessidades de segurança estão no segundo nível de necessidade.
Após a verificação das alternativas com base no que vimos acima, percebemos que a necessidade que está no topo da pirâmide pôde ser encontrada na alternativa "D", as necessidade de autorrealização.
GABARITO: D
Fonte: DURAN, C. Gestão de Pessoas. Salvador: Juspodivm, 2016.