Empatia: a forma de comunicação depende muito do que que se conhece sobre o destinatário, requerendo maior orientação para ele do que para o emissor.
Repetição: assegura que, se uma mensagem não for compreendida, haverá outras partes que transmitirão a mesma mensagem.
Acompanhamento: trata de verificar se o significado da mensagem foi realmente capturado, envolvendo a suposição de que a mensagem pode ter sido mal interpretada.
Retroação: abertura de um canal para a resposta do destinatário que permite ao emissor determinar se a mensagem foi recebida e se produziu a resposta desejada.
A questão fala sobre técnicas para melhorar a eficácia da comunicação. Segundo Chiavenato (2004,) há que se observar dois aspectos para a melhoria da comunicação organizacional. Primeiro os administradores devem melhorar suas mensagens e em segundo lugar devem compreender o que as pessoas estão tentando lhes comunicar. Para tanto, apresenta algumas técnicas:
a) Acompanhamento: O acompanhamento é necessário para que se tenha a certeza de que a mensagem foi compreendida. O emissor deve saber se o significado que está na mente do receptor é o mesmo que tentou transmitir.
b) Retroação: É importante que o destinatário possa utilizar um canal para retroagir, assim o emissor poderá se certificar que a mensagem/informação produziu o efeito desejado.
c) Empatia: A forma de se comunicar depende do que se conhece do destinatário. É mister que se compreenda o processo de decodificação que envolve percepção e o modo como a mensagem será filtrada pelas pessoas.
d) Repetição - Em comunicação a repetição assegura que, se uma mensagem não for compreendida haverá outras oportunidades para que seja. Como por exemplo, quando pessoas ingressam em uma organização ou mesmo quando estudantes ingressam na universidade, recebem as mesmas informações básicas de diversas maneiras, ou seja, a informação redundante garante que a comunicação seja assegurada.
e) Simplificação da linguagem: A comunicação só existirá se o destinatário compreender o significado da mensagem/informação que for transmitida, portanto o codificador deve se preocupar em transmitir informações/mensagens, utilizando palavras, apelos e símbolos que tenham significado para o destinatário;
f) Boa escuta: É preciso estar consciente de que para se fazer entender, é necessário também, que se saiba ouvir, compreendendo o que está sendo transmitido;
g) Encorajamento da confiança mútua: O clima de confiança propicia melhor acompanhamento e compreensão, portanto a comunicação é melhor quando se baseia em confiança recíproca;
h) Criação de oportunidades: Devido à grande quantidade de mensagens existentes no dia-a-dia, muitas delas não são sequer decodificadas, pois não há tempo/oportunidade para que sejam levadas em conta, pois enquanto os emissores organizações agendam reuniões/encontros, para que a troca de ideias sobre assuntos importantes seja feita.
Agora vamos reescrever o texto de acordo com os conceitos.
(Empatia é) A forma de comunicação depende muito do que se conhece sobre o destinatário, requerendo maior orientação para ele do que para o emissor. (A repetição) Assegura que, se uma mensagem não for compreendida, haverá outras partes que transmitirão a mesma mensagem. (O acompanhamento) Trata de verificar se o significado da mensagem foi realmente captado, envolvendo a suposição de que a mensagem pode ter sido mal interpretada. (Retroação é a) Abertura de um canal para a resposta do destinatário que permite ao emissor determinar se a mensagem foi recebida e se produziu a resposta desejada.
Agora que conhecemos o conceito ficou fácil responder à questão! Alternativa D é o gabarito correto.
Gabarito: D