SóProvas


ID
3525754
Banca
ADM&TEC
Órgão
Prefeitura de Serra Talhada - PE
Ano
2018
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Leia as afirmativas a seguir:

I. Para Herzberg, a delegação de responsabilidade, a liberdade de decisão e a oportunidade de promoção são fatores que prejudicam a motivação no ambiente de trabalho.

II. De acordo com a Teoria Y, de McGregor, os colaboradores aceitam responsabilidades e, para elevarem seus rendimentos, eles devem ser motivados em função de suas necessidades específicas.

Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • A questão em exame traz duas importantes teorias no que diz respeito à motivação humana nas organizações. É pedido que julguemos os itens apresentados, vamos analisar cada um deles e em seguida ver qual das alternativas representa o gabarito.

    I. INCORRETO. Para Herzberg, a delegação de responsabilidade, a liberdade de decisão e a oportunidade de promoção são fatores que colaboram para a motivação no ambiente de trabalho.

    Teoria dos dois fatores ou teoria bifatorial – F. Herzberg

    ◼ Fatores higiênicos/ insatisfacientes – estão relacionados aos aspectos em torno trabalho. São considerados extrínsecos, isto é, fora do controle dos funcionários. Se forem atendidos não geram satisfação, apenas evitarão a insatisfação dos empregados. Por exemplo; salário, supervisão do chefe, condições físicas e segurança no trabalho

    ◼ Fatores motivacionais/ satisfacientes – estão ligados ao conteúdo do trabalho, ao que o indivíduo desempenha. Se atendidos, levam a satisfação. São fatores motivacionais: natureza do trabalho, possibilidade de crescimento, reconhecimento e sentido de prestígio e realização.

    II. CORRETO. Douglas McGregor dois estilos dicotômicos que explicam como as organizações enxergam seus funcionários. Apesar de ser, a princípio, um estilo de administrar, é aplicável também ao processo motivacional, pois, é sabido que, a forma de como a organização é administrada, influencia o processo motivacional por ela praticado.

    ◼ TEORIA X

    A teoria X encara o trabalhador de modo negativo, digamos assim, pois encara os trabalhadores como pessoas que não gostam de trabalhar; trabalham apenas pelo salário, e por essas razões são avessas à assunção de responsabilidades e desafios. Sempre que possível, farão o mínimo que se espera, e dão, logicamente, preferência atividades mais mecanizadas.

    ◼ TEORIA Y

    A teoria Y, radicalmente oposta à Teoria X, vê o trabalhador de uma forma positiva. Como alguém que gosta do trabalho, que busca responsabilidades e agrega valor à organização e, por isso, merece um tratamento oposto aos que figuram na teoria X. Para os trabalhadores Y, as organizações têm um cuidado especial, buscando motivá-los sempre pois sem eles a organização não poderia crescer e desempenhar e alcançar seus objetivos e metas.

    Após verificar os itens, concluímos que apenas o item II está correto. Dessa forma, a alternativa a ser marcada é a "C".

    GABARITO: C

  • Para os não assinantes

    Letra C