- 
                                Gabarito: C I. De acordo com a Constituição federal, os presos não podem ter seu direito à integridade física e moral assegurado após condenação em segunda instância. Art. 5º Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade, nos termos seguintes: XLIX - é assegurado aos presos o respeito à integridade física e moral; II. O pluralismo político é um dos fundamentos da República Federativa do Brasil. Art. 1º A República Federativa do Brasil, formada pela união indissolúvel dos Estados e Municípios e do Distrito Federal, constitui-se em Estado Democrático de Direito e tem como fundamentos: I - a soberania; II - a cidadania III - a dignidade da pessoa humana; IV - os valores sociais do trabalho e da livre iniciativa;      V - o pluralismo político.   Fonte: Cf/88 
- 
                                MACETE FUNDAMENTOS: ''SOCIDIVAPLU''   SOberania, CIdadania, DIgnidade da pessoa humana, VAlores sociais do trabalho, PLUralismo Político. 
- 
                                Para quem ficou na dúvida se era principio:   	Art. 4º A República Federativa do Brasil rege-se nas suas relações internacionais pelos seguintes princípios: 	I - independência nacional; 	II - prevalência dos direitos humanos; 	III - autodeterminação dos povos; 	IV - não-intervenção; 	V - igualdade entre os Estados; 	VI - defesa da paz; 	VII - solução pacífica dos conflitos; 	VIII - repúdio ao terrorismo e ao racismo; 	IX - cooperação entre os povos para o progresso da humanidade; 	X - concessão de asilo político.   
- 
                                I. De acordo com a Constituição federal, os presos não podem ter seu direito à integridade física e moral assegurado após condenação em segunda instância. 	OBSERVAÇÃO: Em qualquer circunstância o preso tem direito ao respeito a sua integridade física ou moral. XLIX - é assegurado aos presos o respeito à integridade física e moral;   II. O pluralismo político é um dos fundamentos da República Federativa do Brasil. 	Art. 1º A República Federativa do Brasil, formada pela união indissolúvel dos Estados e Municípios e do Distrito Federal, constitui-se em Estado Democrático de Direito e tem como fundamentos: 	I - a soberania; 	II - a cidadania; 	III - a dignidade da pessoa humana; 	IV - os valores sociais do trabalho e da livre iniciativa;          	V - o pluralismo político. 	Parágrafo único. Todo o poder emana do povo, que o exerce por meio de representantes eleitos ou diretamente, nos termos desta Constituição.   
- 
                                Art. 1º A República Federativa do Brasil, formada pela união indissolúvel dos Estados e Municípios e do Distrito Federal, constitui-se em Estado Democrático de Direito e tem como fundamentos:   I – a soberania;   II – a cidadania;   III – a dignidade da pessoa humana;   IV – os valores sociais do trabalho e da livre iniciativa;   V – o pluralismo político. 
- 
                                A questão exige conhecimento acerca dos direitos e deveres individuais e coletivos e  fundamentos da República Federativa do Brasil e pede ao candidato que julgue os itens a seguir. Vejamos:   I. De acordo com a Constituição federal, os presos não podem ter seu direito à integridade física e moral assegurado após condenação em segunda instância. Falso. Na verdade, a Constituição Federal estabelece a garantia de que os presos terão respeito à integridade física e moral, independentemente da condenação (se em primeira instância, se em segunda), nos termos do art. 5º, XLIX, CF: XLIX - é assegurado aos presos o respeito à integridade física e moral;     II. O pluralismo político é um dos fundamentos da República Federativa do Brasil. Verdadeiro, nos termos do art. 1º, V, CF: Art. 1º A República Federativa do Brasil, formada pela união indissolúvel dos Estados e Municípios e do Distrito Federal, constitui-se em Estado Democrático de Direito e tem como fundamentos: V - o pluralismo político.   Portanto, o item I é falso e o item II é verdadeiro.     Gabarito: C