SóProvas


ID
3528712
Banca
Quadrix
Órgão
CREA-TO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

No que se refere às operações mais comuns e à sua contabilização, julgue o item.

Se determinada empresa assumir os gastos com transporte e seguro das mercadorias que compra, tais despesas podem ser incluídas no custo de aquisição.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: CERTO.

    A empresa deverá incluir tais gastos, conforme diz o item 11 do CPC 16(R1) - ESTOQUES:

    "O custo de aquisição dos estoques compreende o preço de compra, os impostos de importação e outros tributos (exceto os recuperáveis junto ao fisco), bem como os custos de transporte, seguro, manuseio e outros diretamente atribuíveis à aquisição de produtos acabados, materiais e serviços. Descontos comerciais, abatimentos e outros itens semelhantes devem ser deduzidos na determinação do custo de aquisição".

  • Acho que não é "podem" mas sim "devem"

  • Frete sobre Compras: Custo do estoque

    Frete sobre venDas: Despesa

  • Lida a questão, vamos para a resolução.

    Questão sobre contabilização dos estoques, que responderemos com base no CPC 16(R1) – pronunciamento correlato da NBC TG 16 (R1).

    Conforme o CPC 16, estoques compreendem bens adquiridos e destinados à venda, incluindo, por exemplo, mercadorias compradas por varejista para revenda ou terrenos e outros imóveis para revenda. Os estoques também compreendem produtos acabados e produtos em processo de produção pela entidade e incluem matérias-primas e materiais, aguardando utilização no processo de produção, tais como: componentes, embalagens e material de consumo.

    O valor de custo do estoque, para lançarmos no reconhecimento da transação, deve incluir todos os custos de aquisição e de transformação, bem como outros custos incorridos para trazer os estoques à sua condição e localização atuais. Logo, precisamos conhecer a disposição do CPC 16:

    O custo de aquisição dos estoques compreende o preço de compra, os impostos de importação e outros tributos (exceto os recuperáveis junto ao fisco), bem como os custos de transporte, seguro, manuseio e outros diretamente atribuíveis à aquisição de produtos acabados, materiais e serviços.

    Atenção! Repare que gastos com transporte, seguros e outros diretamente atribuíveis às mercadorias podem ser incluídos no custo de aquisição dos estoques. Fretes contratados para entregar a mercadoria ao cliente, por exemplo, não são configuram custos incorridos para a mercadoria estar disponível para comercialização, por isso são contabilizados como meras despesas de transporte. 

    Feita a revisão, já podemos identificar a correção da assertiva:

    Se determinada empresa assumir os gastos com transporte e seguro das mercadorias que compra, tais despesas podem ser incluídas no custo de aquisição.


    Gabarito do Professor: CERTO.
  • CERTO

    O custo de aquisição dos estoques compreende o preço de compra, os impostos de importação e outros tributos, bem como os custos de transporte, seguro, manuseio e outros diretamente atri­buíveis à aquisição de produtos acabados, materiais e serviços.

    Bons estudos!!! ❤