SóProvas


ID
3528715
Banca
Quadrix
Órgão
CREA-TO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

No que se refere às operações mais comuns e à sua contabilização, julgue o item.

O crédito na conta de mercadorias decorrente de uma venda não altera o valor dos estoques, cujo saldo somente será conhecido depois de realizado o inventário.

Alternativas
Comentários
  • ERRADO

    Nas empresas optantes pelo Lucro Real, o valor dos créditos tributários altera significativamente o preço das mercadorias

  • depende:

    inventário periódico:contabiliza o CMV ao FINAL do período;

    inventário permanente: contabiliza o CMV a CADA OPERAÇÃO (qualquer momento);

  • Entendo que se houver um credito na conta mercadorias decorrente de uma venda, a empresa adota o inventário permanente (PEPS, PEPS ou MPM). Desse modo, há alteração do estoque em cada operação de venda realizada.

  • Questão sobre métodos de avaliação e contabilização de mercadorias.

    Existem diversos métodos de avaliação do custo, das mercadorias vendidas e dos estoques, sendo que cada uma dessas técnicas depreende um tratamento contábil específico para contabilizar as mercadorias. Conforme Montoto¹, os 4 principais são:

    - Método do preço específico - Produtos únicos de fácil identificação.
    - Método do varejo - Muita diversidade de produtos e quantidades.
    - Métodos periódicos - Conta Mista e Conta Desdobrada de Mercadoria.
    - Métodos permanentes - PEPS, UEPS, média ponderada móvel e fixa.

    Vou detalhar um pouco os métodos periódicos, que são os menos conhecidos. Neles, a empresa não controla continuamente seus estoques, e sim faz este controle por bimestres, trimestres, semestres ou anualmente. É necessária uma contagem física do estoque, o chamado balanço. O objetivo desse balanço é verificar quanto existe de estoque comparado com o que a empresa tinha no início do período e considerar as compras do período para apurar o valor da mercadoria vendida.

    Atenção! Perceba que no método de periódico, não fazemos lançamentos na conta mercadorias (estoques) no momento das aquisições ou saídas (vendas) durante o intervalo entre um inventário e outro, registramos as movimentações nas mercadorias (estoques) apenas ao final do inventário.  

    Já no método permanente, a cada saída/entrada de mercadoria fazemos registros, continuamente. Nesse método, registramos um crédito na conta de mercadorias decorrente de uma venda (a qualquer tempo), em contrapartida de CMV:

    C – Receita de vendas (↑ Resultado)
    D – Caixa/Bancos (↑ Ativo)
    C – Estoques/Mercadorias (↓ Ativo)
    D – CMV (↓ Resultado)

    Feita toda a revisão, já podemos identificar o ERRO da assertiva:

    O crédito na conta de mercadorias decorrente de uma venda não altera o valor dos estoques, cujo saldo somente será conhecido depois de realizado o inventário.

    O crédito na conta de mercadorias decorrente de uma venda (característica do método permanente) altera o valor dos estoques, diminuindo-o.

    Já no método periódico, a venda da mercadoria não altera o valor dos estoques, cujo saldo somente será conhecido depois de realizado o inventário.

    A questão misturou o conceito dos dois métodos.


    Fonte:
    ¹ Montoto, Eugenio Contabilidade geral e avançada esquematizado® / Eugenio Montoto – 5ª ed. – São Paulo : Saraiva Educação, 2018. p. 710.


    Gabarito do Professor: ERRADO.