SóProvas


ID
3528739
Banca
Quadrix
Órgão
CREA-TO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

A respeito de demonstrações financeiras e temas correlatos,  julgue o item.

No caso de companhias de capital aberto, a demonstração do resultado do exercício deverá indicar o montante do dividendo por ação do capital social.

Alternativas
Comentários
  • ERRADO,

    DRE - Evidencia o Lucro Líquido por Ação.

    DLPA/DMPL - Dividendo/ação.

  • O artigo 186 da lei 6.404 diz que a demonstração de lucros ou prejuízos acumulados discriminará:

    (...)

    III - as transferências para reservas, os dividendos, a parcela dos lucros incorporada ao capital e o saldo ao fim do período.

    (...)

    2º A demonstração de lucros ou prejuízos acumulados deverá indicar o montante do dividendo por ação do capital social (na DRE, consta que deve informar o lucro líquido por ação) e poderá ser incluída na Demonstração das Mutações do Patrimônio Líquido (DMPL), se elaborada e publicada pela companhia.

  • GABARITO ERRADO

    De acordo como artigo 186,§2º da Lei 6.404 a demonstração que deverá indicar o montante do dividendo por ação do capital social será a DEMONSTRAÇÃO DE LUCROS OU PREJUÍZOS ACUMULADOS (DLPA).

  • De acordo como artigo 186,§2º da Lei 6.404 a demonstração que deverá indicar o montante do dividendo por ação do capital social será a DEMONSTRAÇÃO DE LUCROS OU PREJUÍZOS ACUMULADOS (DLPA).

  • Questão sobre a Demonstração do Resultado do Exercício.

    A Demonstração de Resultado do Exercício (DRE) é uma demonstração obrigatória elaborada a partir dos saldos das contas de resultado e tem por finalidade evidenciar o resultado econômico do exercício, seja lucro ou prejuízo.

    Esse lucro ou prejuízo, ao final da demonstração, é comparado com as ações do capital social. Nesse tipo de questão é importante conhecermos a estrutura básica dessa demonstração contábil, conforme Lei n.º 6.404/76. Veja esse exemplo simplificado da doutrina¹:



    Atenção! Perceba que a última linha da DRE indica o montante do lucro por ação, não do dividendo por ação. Isso é uma pegadinha recorrente em provas, pois existe uma demonstração contábil que evidencia o dividendo por ação: a DLPA (Demonstração de Lucros ou Prejuízos Acumulados). Veja a disposição da Lei n.º 6.404/76:

    "Art. 186 § 2º A demonstração de lucros ou prejuízos acumulados deverá indicar o montante do dividendo por ação do capital social e poderá ser incluída na demonstração das mutações do patrimônio líquido, se elaborada e publicada pela companhia."

    Feita toda a revisão, já podemos identificar o ERRO da assertiva:

    No caso de companhias de capital aberto, a demonstração do resultado do exercício deverá indicar o montante do dividendo por ação do capital social.

    No caso de companhias de capital aberto, a demonstração do resultado do exercício deverá indicar o montante do lucro por ação do capital social.


    Fonte:
    ¹ Montoto, Eugenio Contabilidade geral e avançada esquematizado® / Eugenio Montoto – 5ª ed. – São Paulo : Saraiva Educação, 2018. p. 628.


    Gabarito do Professor: ERRADO.