SóProvas


ID
3529285
Banca
Quadrix
Órgão
CREA-TO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

A  respeito  da  função  de  organização,  julgue  o item.

Na cultura organizacional, os valores compartilhados são o segundo nível e representam as normas, a filosofia da empresa e os valores relevantes, que justificam o trabalho realizado.

Alternativas
Comentários
  • Níveis Cultura Organizacional

    1 - Artefatos (visíveis como práticas, processos...)

    2- Valores Compartilhados (estratégias, objetivos, filosofias)

    3- Pressupostos Básicos Fundamenais (crenças, percepçoes, sentimentos inconscientes..)

  • Fonte: RENNÓ, Rodrigo, pg. 33

    1 - Artefatos

    2- Valores Compartilhados: relacionados com a crença no que é certo ou errado dentro da organização.podem ser percebidos nas histórias, nas lendas, nas linguagem e nos símbolos.

    3- Pressupostos Básicos Fundamentais.

  • GAB:C

    Níveis da cultura:

    1° Artefatos: visíveis, superficiais e perceptíveis.

    2° Valores compartilhados: invisíveis e enraizados; são justificativas para o comportamento. Ex.: normas, filosofia

    3° Pressupostos básicos: é a camada mais profunda da cultura, composta por crenças, percepções e sentimentos.

  • No modelo de cultura organizacional proposto por Schein, há três níveis (do mais superficial até o mais aprofundado):

    1º- Artefatos observáveis

    2º- Valores compartilhados.

    3º- Pressupostos básicos

    Os valores compartilhados encontram-se no nível intermediário, ou seja, faz parte da mesocultura organizacional, também dita como "cultura em afirmação". De acordo com Chiavenato (2009), os valores compartilhados são "justificações compartilhadas".

    Sobre esse nível da cultura organizacional, o autor cita que: "Valores compartilhados: são os valores relevantes que se tomam importantes para as pessoas e que definem as razões pelas quais elas fazem o que fazem. Funcionam como justificativas aceitas por todos os membros. Constituem o segundo nível da cultura." (CHIAVENATO, 2009)

    Fontes: RIBAS, A; RAMALHO, C.: Gestão de Pessoas para concursos”. 4ª edição. Alumnus. 2016

    CHIAVENATO, Idalberto. "Administração geral e pública." 2 ª edição. Elsevier, 2009.

    GABARITO: CERTO.

  • Vamos analisar a questão:

    A questão em análise aborda diretamente os níveis ou camadas da Cultura Organizacional. Segundo Shein (1990), a cultura organizacional apresenta três níveis: artefatos observáveis, valores compartilhados e pressupostos básicos.

    Os artefatos observáveis são o primeiro nível e se caracterizam como a camada mais superficial e visível. São os aspectos concretas que cada um vê, ouve e sente quando se depara com uma organização; são representados pelos símbolos, tecnologia, prédios, instalações, produtos, serviços e até mesmo pela maneira como as pessoas se relacionam. O segundo nível é representado pelos valores compartilhados. Estes nem sempre são possíveis de se visualizar com facilidade, pois representa a camada intermediária. Esse nível caracteriza-se pelos valores, normas, estratégias, objetivos, ideologias e filosofias adotadas pela organização. Por fim, os pressupostos básicos estão no último nível, o mais profundo. Esses pressupostos são crenças inconscientes, percepções e sentimentos das pessoas. 

    Em face do exposto, podemos afirmar que a questão em análise está correta, pois o valores representam o segundo nível da Cultura e, conforme explicado anteriormente, se caracterizam em normas, filosofias e valores relevantes.


    GABARITO DO PROFESSOR: “CERTO".

    FONTE:
    SCHEIN, E. H. Organizational culture. American Psychologist, 1990.
  • ARTEFATOS

    VALORES COMPARTILHADOS

    PRESSUPOSTOS BÁSICOS

  • Outra que complementa:

    (Q1132352)Acerca de organização, julgue o item.

    Na cultura organizacional, os valores compartilhados representam valores importantes para as pessoas e que definem as razões por que elas fazem o que fazem, funcionando como justificativas aceitas por todos os membros.

    Gab.: Certo

  • Isso mesmo, os valores compartilhados representam o porquê das atividades que as pessoas realizam dentro da organização.

    Quer lembrar todos os níveis? Veja:

    Segundo Schein, a cultura organizacional possui três níveis de apresentação: 1) Artefatos; 2) Valores compartilhados; 3) Pressuposições básicas.

    Artefatos: são os aspectos mais fáceis de identificar, representados por aquilo que se vê, ouve e sente.

    Valores compartilhados: são responsáveis pela definição do porquê as pessoas fazem o que fazem na organização, envolvem estratégias e objetivos.

    Pressupostos básicos: Referem-se aos pensamentos, sentimentos e crenças dos indivíduos. São elementos subjetivos (mais difíceis de identificar) que motivam sua ação.

     

    Gabarito: CERTO