A questão em análise nos questiona sobre uma das teorias de liderança que mais cai em prova, a Teoria dos Estilos. Vamos ver alguns pontos importantes da teoria em questão e, a partir disso, teremos melhores condições para julgar corretamente a questão ao ver se o que foi afirmado se sustenta. Vamos lá.
Teoria dos Estilos de Liderança – White e Lippit
Os estilos são determinados a partir da observação do comportamento e atitudes do líder, o que ele faz e como ele age (Paludo, 2020). Diante disso, os estilos podem ser:
Liderança autocrática – Focado líder, que centraliza em si o processo de tomada de decisão. O líder determina quem realizará, o que realizará e quando realizará determinada atividade. Não há participação dos liderados, e se tem é a mínima possível.
Esse estilo pode ser subdividido em:
◼ Benevolente: é aquele em que o líder possui alguma confiança na equipe, de modo a permitir que lhe dê sugestões, mas apenas isso.
◼ Coercitivo: neste, o líder não confia de modo algum na sua equipe e, por isso, centraliza tudo o que for possível, inclusive a organização do trabalho.
Na liderança autocrático, as críticas e elogios acontecem de modo individual.
Liderança Democrática – É o estilo que incentiva a participação dos liderados nas decisões da organização. O líder orienta, consulta, valoriza e ouve aqueles sob sua liderança. A liderança democrática pode ser:
◼ Consultiva: tem como característica busca do líder pela opinião dos liderados para que possa decidir.
◼ Participativa: aqui, o líder dá orientações aos liderados para que eles possam decidir, conforme a orientação dada.
No estilo de liderança democrática, as críticas e elogios ocorrem de forma impessoal.
Liderança Liberal/ Laissez-faire – Nesse modelo a participação do líder é mínima, o líder delega tudo o que for possível. Os liderados possuem total liberdade para tomas as decisões.
Depois desse breve resumo acerca do assunto, notamos que, sim, a questão pode ser assinalada como errada porque, de fato um dos traços da liderança autocrática é a centralização das decisões e imposição de ordens ao grupo liderado, nada muito democrático.
GABARITO: ERRADO
Fontes:
DURAN, C. Gestão de Pessoas. Salvador: Juspodivm, 2016.
PALUDO, A. Administração Pública. Salvador: Juspodivm, 2020.
ESTILOS DE LIDERANÇA - WHITE E LIPPITT,,,( O estudo de Kurt Lewin e seus assistentes White e Lippitt.)
Existem, segundo essa teoria, três estilos de liderança, são eles:
AUTOCRÁTICO - Focado líder, que centraliza em si o processo de tomada de decisão. O líder determina quem realizará, o que realizará e quando realizará determinada atividade. Não há participação dos liderados, e se tem é a mínima possível.
DEMOCRÁTICO - É o estilo que incentiva a participação dos liderados nas decisões da organização. O líder ouve aqueles debaixo da sua liderança antes de tomar as decisões necessárias. O líder democrático pode ser:
••> CONSULTIVO - o líder busca a opinião dos liderados para que possa decidir.
••> PARTICIPATIVO - o líder dá orientações aos liderados para que eles possam decidir, conforme a orientação dada.
LIBERAL/ LAISSES-FAIRE - Nesse modelo a participação do líder é mínima. Os liderados possuem total liberdade para agir. O líder pode até dar orientações, mas se solicitadas.os recursos necessários para o trabalho.