-
Gabarito: C
A liderança situacional, ou líder que adapta diante de certas situações, consiste da relação entre estilo do líder, maturidade do liderado e situação encontrada. Não existe um estilo de liderança adequado para todas as situações, mas ocasiões e estilos diferentes de gestores.
O modelo de liderança define o comportamento da tarefa, sendo o líder encarregado de dirigir as pessoas, ditando suas funções e objetivos a serem alcançados.
A liderança situacional mostra uma relação entre liderança, motivação e poder, em que o líder estará frequentemente avaliando seus colaboradores e alterando seu estilo de liderança, sendo ela dinâmica e flexível. A liderança situacional busca utilizar modelos diferentes de atuação conforme a situação encontrada.
A liderança situacional busca conciliar a tarefa a ser executada, concedendo orientação e direção do líder aos colaboradores, o apoio emocional através de um relacionamento adequado e o nível de maturidade dos colaboradores.
Disponível em: <https://pt.wikipedia.org/wiki/Lideran%C3%A7a_situacional>
Se meu comentário estiver equivocado, por favor me avise por mensagem para que eu o corrija e evite assim prejudicar os demais colegas.
-
Segundo (2000, p.88), a Teoria das Relações Humanas constatou a influência da liderança sobre as pessoas.
A liderança situacional, ou líder que adapta diante de certas situações, consiste da relação entre estilo do líder, maturidade do liderado e situação encontrada. Não existe um estilo de liderança adequado para todas as situações, mas ocasiões e estilos diferentes de gestores.
O modelo de liderança define o comportamento da tarefa, sendo o líder encarregado de dirigir as pessoas, ditando suas funções e objetivos a serem alcançados.
-
Gabarito: CERTO
LIDERANÇA SITUACIONAL consiste na liderança que é moldada de acordo com a variação das situações apresentadas, ou seja, o líder tem a capacidade de adequar-se ao momento, conduzindo de forma efetiva seus colaboradores para que reajam positivamente, deem o seu melhor e alcancem os resultados esperados, de acordo com o contexto vivido.
-
A questão em análise exige conhecimento sobre um modelo contingencial de liderança, a liderança situacional. Vamos analisar brevemente o que está envolvido nessa teoria, o que nos dará uma base para julgar a questão de forma adequada. Vamos lá.
Teoria da Liderança Situacional - Paul Hersey e Kenneth Blanchard
A Liderança situacional dá ênfase à capacidade do líder de adaptar o seu modo de liderar, conduzindo bem os liderados, segundo a situação envolvida.
Esse modelo considera a maturidade dos liderados para que o melhor estilo de liderar seja adotado, sendo que:
M1: maturidade baixa. Aqui a desgraça tá feita. O liderado não possui nem competência nem motivação suficiente para desempenhar suas atividades.
M3 e M2: maturidade mediana:
◼ Em M2, o funcionário até possui motivação, mas lhe falta competência para o desempenho das suas tarefas.
◼ Em M3, é o contrário, o liderado possui a competência necessária para desempenhar suas atividades, mas não está motivado para isso.
M4: maturidade alta: o indivíduo além de possuir competência, está motivado.
Partindo da premissa de que os líderes devem estar atentos à prontidão dos liderados, eles podem adotar algum dos seguintes estilos de liderança, sempre levando em conta a maturidade do liderado:
◼ DETERMINAR: indicado para aqueles que têm baixa competência e não tem motivação, M1.
◼ PERSUADIR: recomendável para os que possuem motivação, mas não possuem competência, M2.
◼ COMPARTILHAR: mais adequado para o liderado que sabe realizar as tarefas, mas está pouco motivado, M3.
◼ DELEGAR: é adequado para aqueles que estão motivados e sabem fazer o que deve ser feito, M4.
Após analisar o que está envolvido na referida teoria, não nos resta dúvida de que a questão está correta. Nessa teoria, não há um estilo fixo de liderar, pois as muitas situações podem exigir diferentes modo de agir, devendo o líder, portanto, a elas se adaptar.
GABARITO: CERTO
Fonte: DURAN, C. Gestão de Pessoas. Salvador: Juspodivm, 2016.
-
Teoria Situacional - a atuação do líder vai depender da situação encontrada
-
A questão em análise aborda a Teoria de
Liderança Situacional ou Teoria Situacional de Liderança, desenvolvida por dois
professores, Robert Tannenbaum e Warren Schmidt, em 1958. Segundo eles, existem padrões de comportamento em que o
administrador escolhe para as diversas situações em que se encontra seu
subordinado. Esses padrões recebeu o nome de Continuum de Padrões de Liderança.
Assim, em situações em que o subordinado apresenta alto nível de eficiência, o
líder pode lhe dar maior liberdade nas decisões, mas se o subordinado
apresentar erros seguidos e dificuldades em executar as tarefas, o líder pode
impor maior autoridade e menor liberdade de trabalho para o empregado.
Em
face do exposto, podemos afirmar que a questão está correta, pois, conforme
explicado anteriormente, o líder tende a ser mais liberal à medida que o
subordinado apresenta maior capacidade de tomada de decisão e mais autoritário
à medida que o subordinado apresenta maior dificuldade em executar as
atividades.
GABARITO DO PROFESSOR: “CERTO".
-
Existem várias teorias situacionais, mas a característica mais importante é que não existe um melhor estilo de liderança. O máximo que existe é um jeito mais apropriado de liderar dadas as contingências (circunstâncias) de um contexto específico. Enunciado perfeito.
Gabarito: CERTO
-
LIDERANÇA SITUACiONAL - HERSEY E BLANCHARD
É um modelo que foca na capacidade do líder de se adaptar às situações que surgem, conduzindo bem os que estão sob sua liderança. O estilo de liderar vai depender mais da situação do que da personalidade do líder. Os estilos de liderança podem ser:
1 - DETERMINAR/ COMANDAR: o liderado apresenta baixa prontidão, já que falta ao liderado a motivação e o conhecimento necessário para realizar suas tarefas, o comportamento do líder é focado na tarefa, o que leva o líder a reduzir o apoio emocional e dar ordens, tornando-se autoritário.
2 - PERSUADIR/ NEGOCIAR: adequado para o liderado de prontidão mediana, aqui ele é motivado, mas lhe falta o conhecimento necessário para a realização de suas tarefas. Aqui, o líder mostra como realizá-las. A ênfase recai nas tarefas e nas relações humanas, já que enquanto liderado aprende, há a preocupação de mantê-lo motivado.
3 - COMPARTILHAR/ PARTICIPAR: adequado para o liderado de prontidão mediana, sendo que ele sabe como realizar as tarefas, mas a motivação lhe falta. Aqui, o foco do líder será no relacionamento, buscando reforçar o entusiasmo do liderado.
4 - DELEGAR: este estilo é para o liderado que já está "pronto". Pronto porque, além de motivado, sabe o que fazer e como fazer. Assim, não precisa de ajuda para cumprir suas tarefas, bastando ao líder apenas a delegação das atividades que serão desempenhadas.
-
CERTO
Prof. QC:
Teoria de Liderança Situacional ou Teoria Situacional de Liderança, desenvolvida por dois professores, Robert Tannenbaum e Warren Schmidt, em 1958. Segundo eles, existem padrões de comportamento em que o administrador escolhe para as diversas situações em que se encontra seu subordinado. Esses padrões recebeu o nome de Continuum de Padrões de Liderança. Assim, em situações em que o subordinado apresenta alto nível de eficiência, o líder pode lhe dar maior liberdade nas decisões, mas se o subordinado apresentar erros seguidos e dificuldades em executar as tarefas, o líder pode impor maior autoridade e menor liberdade de trabalho para o empregado.
Em face do exposto, podemos afirmar que a questão está correta, pois, conforme explicado anteriormente, o líder tende a ser mais liberal à medida que o subordinado apresenta maior capacidade de tomada de decisão e mais autoritário à medida que o subordinado apresenta maior dificuldade em executar as atividades.