SóProvas


ID
3529300
Banca
Quadrix
Órgão
CREA-TO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Acerca da função de direção, julgue o item.

De acordo com a teoria de dois fatores de Herzberg, os fatores higiênicos, quando são atendidos, podem proporcionar a satisfação dos empregados.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: ERRADO.

    Fatores Higiênicos:

    Presentes - Não Insatisfação

    Ausentes - Insatisfação

  • Fugindo também do tema da questão, mas a respeito de um assunto importante que é a reforma administrativa, uma breve análise técnica, sem levar para o lado político. Vejam alguns pontos importantes da PEC 32:

    1- Estabilidade somente para as carreiras de Estado, uma lei complementar definirá quais serão as carreiras de Estado.

    2- Carreiras com vínculo indeterminado: segundo a PEC 32 os servidores destas careiras não poderão perder o cargo por motivação político-partidária, mas poderá ser declarada a perda do cargo se este for considerado como desnecessário.

    3- Haverá um vínculo de experiência (treinee) por no lugar do estágio probatório, após o vínculo de experiência de no mínimo 1 ano ( p/ as carreiras de Estado o mínimo será de 2 anos). No final do vínculo de experiência, apenas os candidatos com os melhores desempenho serão empossados no cargo público, os demais serão dispensados.

    4- Está sendo proposta a inclusão do artigo 37-A no texto constitucional. Tal artigo abre margem às terceirizações de diversas atividades. As carreiras de Estado não poderão ser terceirizadas. Consequentemente haverá menos vagas de concursos.

    5- Extinção de órgãos por decerto. Segundo a PEC 32, instituições como IBAMA, FUNAI, ICM-BIO, FUNAI, IBGE, INPE e Agências Reguladoras poderão ser extintas por uma "canetada", conforme possíveis alterações no artigo 84 da CF.

    Leia a PEC-32 (proposta de reforma) e confirmem.

    Mandem mensagens aos parlamentares de seus Estados

    Participem da enquete no site da Câmara: forms.camara.leg.br/ex/enquetes/2262083/resultado

  • Para resolução da questão em análise, faz-se necessário o conhecimento de motivação, sendo mais especificamente cobrada a “teoria dos dois fatores" de Frederick Herzberg.


    Diante disso, vamos a uma breve explicação.


    Inicialmente, para facilitar o entendimento, imagine os dois fatores como duas pistas independentes, uma nomeada como fatores higiênicos e outra como fatores motivacionais.


    Contudo, imagine que cada pista possui mão dupla, com isso, percebemos que apesar da teoria se chamar dois fatores, ela é dividida em quatro partes: insatisfação, não insatisfação, não satisfação e satisfação; sendo que as duas primeiras partes são relacionadas aos fatores higiênicos e as duas últimas relacionadas aos fatores motivacionais, conforme tabela abaixo:


    Fatores Higiênicos

    Fatores Motivacionais

    Não atendidos


    Insatisfação


    Não Satisfação

    Atendidos


    Não insatisfação


    Satisfação


    Com efeito, os fatores higiênicos quando não atendidos produzem uma insatisfação, mas quando atendidos produzem uma não insatisfação. Se você pensou que quando atendidos os fatores higiênicos produziriam uma satisfação, então lembre-se que a parte da satisfação está na outra pista, chamada de fatores motivacionais. Essa pegadinha sempre cai em prova!


    Lado outro, os fatores motivacionais quando atendidos produzem satisfação, mas quando não atendidos produzem uma não satisfação. Para Herzberg, quanto maior a satisfação, maior será a motivação.


    Diante disso, são exemplos de fatores higiênicos: escritório com móveis, equipamentos funcionais e iluminação adequada e são exemplos de fatores motivacionais: desenvolvimento de habilidades e reconhecimento no trabalho.


    Para exemplificar, temos abaixo uma tabela resumo, segundo Ribas.




    (Ribas, 2015, p. 579).

    Por todo o exposto, a questão está errada ao afirmar que, os fatores higiênicos, quando são atendidos, podem proporcionar a satisfação dos empregados, dado que quando atendidos, eles produzem apenas uma não insatisfação.


    Fonte:
    RIBAS, Andréia Lins. Gestão de Pessoas para concursos. 3­ª Ed. – Brasília: Alumnus, 2015.


    Gabarito do Professor: Errado.
  • Fatores motivacionais quando presentes gera motivação. Fatores higiênicos quando presentes não geram motivação ou satisfação, mas geram a não insatisfação (ou neutralidade). Portanto, questão errada.

    Fatores motivacionais envolvem aspectos relacionados ao mais alto nível de autorrealização do indivíduo, tais como o reconhecimento, a possibilidade de crescimento pessoal, o conteúdo (atribuições) do trabalho e o exercício da responsabilidade. Em geral, são fatores intrínsecos. 

    Por outro lado, aspectos como salários, condições de trabalho, estilo de supervisão, segurança, relacionamentos pessoais no trabalho e políticas da empresa seriam fatores higiênicos (extrínsecos). Fatores higiênicos são aqueles que se relacionam como a insatisfação no trabalho. Quando ausentes geram insatisfação, porém caso estejam presentes não geram motivação.

    Gab: Errado

  • Dica!

    ---- > os fatores motivadorescausam satisfação ou motivaçãomas a sua falta não causa necessariamente insatisfação ou desmotivação.

    ---- > Os fatores higiênicoscuja presença não causa satisfação no trabalhoenquanto sua ausência causa insatisfação.

    Outra dica tbm, dentro do fator higienico está o salário, só lembrar que o funcionario nunca está satisfeito com o salario, mas sua ausencia traz insatisfação.