SóProvas


ID
3529570
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Osasco - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Leia o texto para responder à questão.

          A capacidade de apagar a própria conta do Facebook e a audácia de gabar-se disso não se devem a uma suposta superioridade intelectual, mas a condições privilegiadas. Para milhões de pessoas fora da América do Norte e Europa Ocidental, a realidade é outra: o Facebook é a internet. Quando se apaga a conta, é como se o indivíduo se retirasse para as profundezas escuras da selva.       
         A maioria dos usuários ocidentais de redes sociais provavelmente não tem consciência da extensão com que o Facebook permeia o cotidiano de outros países. Escrevo em Kiev, capital da Ucrânia, onde meu plano local de telefonia celular inclui acesso gratuito ao Facebook, ao Facebook Messenger e às suas subsidiárias, WhatsApp e Instagram, entre outros serviços.
         Na Ucrânia, cada vez mais, a plataforma se torna a rede social para todos os fins. Enquanto americanos usam o e-mail para sua correspondência profissional e o LinkedIn para contatos profissionais, os ucranianos se valem do Facebook também para essas finalidades, incluindo todas as suas credenciais e filiações profissionais em seu perfil.
         A situação na Ucrânia é algo que provavelmente é familiar aos brasileiros, onde as operadoras de celular também oferecem acesso gratuito às plataformas de rede social. Informa-me por e-mail minha colega Anna Prusa, do Brazil Institute do Wilson Center, que, assim como ocorre na Ucrânia, “Facebook e WhatsApp são fundamentais no que se refere à comunicação entre os brasileiros, desde grupos de família até comunicações profissionais.”
     Com o acesso ao celular tornando-se onipresente, mais pessoas hoje fazem uso quase exclusivamente de serviços baseados na internet. Mais de 83% dos brasileiros fizeram uma chamada de vídeo ou voz no ano passado por meio de algum aplicativo da internet.

(Nina Jankowicz. Abandonar o Facebook é mais fácil para países ricos.
www1.folha.uol.com.br, 18.05.2019. Adaptado)

Encontra-se redigida conforme a norma-padrão da língua portuguesa a frase:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: E

     a) Perante aos muitos escândalos de privacidade, o Facebook foi obrigado a se retratar → INCORRETO. Perante alguma coisa (=os muitos escândalos).
     b) Só foi possível saber o que matou o jovem mediante ao acesso às suas redes sociais → INCORRETO. Mediante alguma coisa (=o acesso).
     c) Diante os diversos pedidos, o Facebook incluiu uma opção que protege os dados → INCORRETO. Diante a alguma coisa (=aos diveros pedidos).
     d) Consoante ao uso que as pessoas fazem das redes sociais, é possível sinalizar padrões → INCORRETO. Consoante alguma coisa (=o uso).
     e) Todos estão sujeitos a terem suas vidas expostas, exceto aqueles que apagaram o Facebook → CORRETO. Sujeitos a alguma coisa (=preposição "a" empregada corretamente antes do verbo).

    ☛ FORÇA, GUERREIROS(AS)!!

  • Na letra C não seria "Diante dos"?

  • Sim Gustavo Severino, por isso o gabarito é a letra E. :D

  • Assertiva E

    Todos estão sujeitos a terem suas vidas expostas, exceto aqueles que apagaram o Facebook.

  • Sobre a letra C:

    'Nesse contexto, a forma aceitável é diante de tal razão. A locução diante de significa defronte de, em presença de, na frente de, em confronto com, etc.'

    in Ciberdúvidas da Língua Portuguesa, https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/consultorio/perguntas/diante-de/4556 [consultado em 09-06-2020]

  • Sobre a letra D

     Como adjetivo, com o sentido de “que consoa, está em consonância e harmonia”, usa-se a preposição a ou com: prática consoante à teoria; o tema está consoante com o público infantil.

    Entretanto, o emprego mais comum de consoante é como preposição, à maneira de conforme (de acordo com, segundo), neste caso sem o uso de outra preposição