SóProvas


ID
3529630
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Osasco - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

Conforme reportagem de junho, as exportações brasileiras das carnes suína e de frango para este país tiveram alta expressiva em maio. No caso da proteína de frango, os embarques foram 49% maiores que o registrado no mesmo período do ano passado. Já no caso da carne suína, as exportações cresceram 51% na comparação com o mesmo mês de 2018.

(G1-Globo. https://glo.bo/31WgEG1. Acesso em 27.jun.2019. Adaptado) 

A reportagem faz referência ao crescimento das exportações brasileiras para

Alternativas
Comentários
  • Assertiva A

    a China, que passa por séria crise de peste suína.

  • A China, principal consumidora global de carne suína, viveu uma crise de carne de porco entre 2018 e 2020.

    A crise na oferta de carne de porco no país foi resultado da peste suína. A doença chegou ao país em 2018 e se alastrou rapidamente. Com isso, os preços do produto subiram quase 50% em 2018.

    A Peste Suína Africana (PSA) reduziu o rebanho de porcos da China em ao menos 40%, elevando os preços da carne preferida no país para níveis recorde.

    Por isso, a China aumentou a importação de carne suína. O Brasil, inclusive, é um dos principais beneficiários deste movimento, já que algumas exportadoras brasileiras aumentaram a produção para abastecer o mercado chinês.

    Resposta: A

  • Na dúvida eu sempre colocaria China, lembrem que é o maior parceiro comercial do Brasil

  • Segundo dados da Agência Brasil , o país obteve em 2019 um superávit de US$ 46 bilhões . O resultado é inferior ao apurado no ano de 2018 em torno de 20, 5%, quando o superávit foi de US$ 58 bilhões .
    O saldo de 2019 é o pior resultado desde 2015. Os principais fatores que afetaram as exportações são a crise argentina, que é grande importadora de manufaturados do Brasil. Por sua vez, a crise suína na China fez com que o país diminuísse a demanda da soja brasileira No entanto, houve o crescimento de exportação de carne suína e de frango, que ajudou para que a queda do superávit fosse menor. 
    A questão pede que seja assinalada a alternativa que traz uma afirmativa correta acerca do aumento da exportação de proteínas do Brasil
    A) CORRETA- O volume de exportação de carne para a China aumentou substancialmente em função dos problemas com a peste suína no país oriental. 
    B) INCORRETA- A Alemanha não deixou de fazer comércio com a Alemanha. 
    C) INCORRETA – Quem importa alimentos é a China e não os EUA. Tal comércio vê-se ameaçado pela guerra comercial entre os dois. 
    D) INCORRETA- A questão França é a diminuição da produção agrícola em função de pragas e de problemas climáticos. 
    E) INCORRETA – As relações comerciais do Brasil e Rússia só foram interrompidas em momento da Revolução Bolchevique de 1917 e depois no período de guerra fria. 
    Gabarito do professor: Letra A.
  • A - a China, que passa por séria crise de peste suína.

    Exportação de frango do Brasil sobe em maio com disparada de vendas à China por peste suína

    Doença diminuiu a produção de carnes no país asiático, que acabou aumentando em 49% as compras da proteína brasileira em relação ao mesmo período do ano passado. Por Reuters 07/06/2019 13h48