SóProvas


ID
3529789
Banca
IBFC
Órgão
FSA-SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Direito Constitucional
Assuntos

No que se refere ao Poder Constituinte Originário e Decorrente, assinale a alternativa incorreta.

Alternativas
Comentários
  • Poder Constituinte Originário: Poder inicial, Ilimitado, Incondicional.

    Poder Constituinte Derivado/Decorrente: É originario do PCO; havendo nele limitações que submetem-se a CF/88. Trata-se do poder de cada Estado-Membro (unidade federativa) em criar a sua própria Constituição estadual, sendo, todavia, respeitada a supremacia da Constituição Federal.

  • a) Para quem ficou com dúvidas: Sob uma perspectiva subjetiva , o Poder Constituinte Originário é exercido quando o povo é titular do seu poder, conforme preleciona o Art. 1˚ da Constituição Federal de 1988 (visão de Rosseau). Sob uma  perspectiva objetiva, a Assembleia Constituinte não tem liberdade de criar normas de maneira esparsa, injustificada, mas somente àquelas que correspondam a realidade jurídica e cultural da sociedade à que estão inseridas, sendo um reflexo do seu Povo e da sua ordem natural. Esse é o pensamento de José Joaquim Gomes Canotilho.

    b) Princípio da simetria. Os Estados podem adotar suas condições, e nem sempre reproduzir os fundamentos constitucionais, já que, implicitamente, há sua observância, todavia sua diretriz jamais poderá transgrendir qualquer preceito fundamental.

    c) Somente o Poder Constituinte originário é ilimitado, podendo até mesmo não prever direitos fundamentais previstos na constituição anterior. Todavia, aos Estados, cabe a limitação conforme os preceitos da Constituição Federal, portanto, a assertiva torna-se errada ao afirmar que o poder constituinte decorrentE(stados) é ilimitado.

    d) Decorrente inicial (elaborar Constituição Estadual)

    Decorrente secundário (alterar a C.E.)

  • O Poder Constituinte Decorrente é o poder constituinte atribuído aos estados-membros para que eles possam elaborar as suas próprias constituições.

    Diferente do Poder Constituinte originário, ele é LIMITADO (pela Constituição) e não ilimitado como afirma a questão, portanto, a C está incorreta.

  • Mas é pra marcar a alternativa incorreta mesmo, Thacy.

  • PODER CONSTITUINTE DECORRENTE

    DOS ESTADOS FEDERADOS

    Art. 25. Os Estados organizam-se e regem-se pelas Constituições e leis que adotarem, observados os princípios desta Constituição.

  • O Poder Constituinte Decorrente é ilimitado, porém condicionado.(LIMITADO)

  • GABARITO C

    O Poder Constituinte Decorrente é ilimitado, porém condicionado

  • Letra D

    Poder Constituinte Derivado = Jurídico, derivado, limitado e condicionado.

    Poder Constituinte Originário = Político, inicial, incondicionado, permanente, ilimitado juridicamente e autônomo.

    Erros? Mandem msg.

  • Pode constituinte derivado é limitado. Ilimitado é o originário
  • GABARITO C

    O Poder Constituinte Decorrente é ilimitado, porém condicionado.(LIMITADO)

  • Pessoal, muito cuidado ao referirem ao Poder dos Estados fazerem sua propria constituição chamando de Poder constituinte Derivado, pois o derivado se refere a reforma e revisao da constituição federal. Deve ser observado a palavra decorrente. Os examinadores adoram mudar isso para pegar os candidatos nas provas.

  • O poder constituinte derivado tem como características ser um poder jurídico, derivado, limitado (ou subordinado) e condicionado.

  • Apenas o poder originário é ilimitado!!!!
  • PRECISAMOS DAS RESPOSTAS DOS PROFESSORES QC

  • O poder constituinte derivado decorrente consiste no poder assegurado aos Estados-membros de se auto-organizarem por meio de Constituições Estaduais próprias, aprovadas em conformidade com a Constituição Federal.

  • C) O Poder Constituinte Decorrente é ilimitado, porém condicionado

    ** É LIMITADO. RESPEITA OS LIMITES DO PODER ORIGINÁRIO.

  • Olá, pessoal!

    A questão em tela cobra do candidato um conhecimento sobre Poder Constituinte, pedindo que se aponte a alternativa incorreta.

    Vejamos as alternativas:

    a) Correta, pois cabe ao povo a legitimidade do Poder Constituinte, sendo exercido por representantes;

    b) Correta, com o Poder Constituinte derivado decorrente os Estados elaboram suas Constituições;

    d) Correta, de acordo com a alternativa acima.

    GABARITO LETRA C - incorreta pois o único Poder Constituinte ilimitado é o originário.
  • Destaco que o Poder Constituinte Decorrente subdivide-se em 1) Inicial (que elabora a Constituição Estadual); e 2) De Revisão Estadual ou Decorrente de Segundo Grau (modifica o texto da Constituição Estadual).

  • GAB C.

    Poder constituinte originário: inicial, ilimitado, incondicionado (pode tudo), AUTÔNOMO.

    Poder constituinte derivado: derivado, limitado, condicionado, NÃO AUTÔNOMO.

    RUMO A PCPA.

  • Galera, há oito semanas, comecei utilizar os MAPAS MENTAIS PARA CARREIRAS POLICIAIS, e o resultado está sendo imediato, pois nosso cérebro tem mais facilidade em associar padrões, figuras e cores. Estou mais organizado e compreendendo grandes quantidades de informações; Retendo pelo menos 85% de tudo que estudo; E realmente aumentou minha capacidade de memorização e concentração; Obs.: Alguns mapas mentais estão gratuitos o que já permite entender essa metodologia. Super método de aprovação para carreiras policiais, instagram: @veia.policial “FAÇA DIFERENTE” SEREMOS APROVADOS EM 2021!
  • Vamos conferir cada alternativa:

    - letra ‘a’: correta. O poder constituinte significa “poder do povo”, pois sua titularidade legítima pertence ao povo e seu exercício se dá por meio da atuação dos representantes eleitos.

    - letras ‘b’ e ‘d’: corretas. Aos Estados é conferida a competência para editar suas Constituições por meio dos trabalhos do poder constituinte derivado decorrente e, sendo este poder instituído pelo poder originário, a ele se submete – de modo que as Constituições estaduais devem observar estritamente os preceitos estabelecidos pela Constituição Federal (ver artigo 25, CF/88; artigo 11 do ADCT).

    - letra ‘c’: incorreta, sendo, portanto, o nosso gabarito. Somente o Poder Constituinte Originário é ilimitado, já que não se submete ao regramento posto pelo ordenamento jurídico que o antecede. O poder decorrente, sendo de 2° grau, é limitado e condicionado.