SóProvas


ID
3531061
Banca
IBADE
Órgão
IDAF-AC
Ano
2020
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

FEMINICÍDIO


O feminicídio é o homicídio praticado contra a mulher em decorrência do fato de ela ser mulher (misoginia e menosprezo pela condição feminina ou discriminação de gênero, fatores que também podem envolver violência sexual) ou em decorrência de violência doméstica. A lei 13.104/15, mais conhecida como Lei do Feminicídio, alterou o Código Penal brasileiro, incluindo como qualificador do crime de homicídio o feminicídio.


Tipos de feminicídio


A Lei do Feminicídio não enquadra, indiscriminadamente, qualquer assassinato de mulheres como um ato de feminicídio. O desconhecimento do conteúdo da lei levou diversos setores, principalmente os mais conservadores, a questionarem a necessidade de sua implementação. Devemos ter em mente que a lei somente aplica-se nos casos descritos a seguir:


  • • Violência doméstica ou familiar: quando o crime resulta da violência doméstica ou é praticado junto a ela, ou seja, quando o homicida é um familiar da vítima ou já manteve algum tipo de laço afetivo com ela. Esse tipo de feminicídio é o mais comum no Brasil, ao contrário de outros países da América Latina, em que a violência contra a mulher é praticada, comumente, por desconhecidos, geralmente com a presença de violência sexual.


  • • Menosprezo ou discriminação contra a condição da mulher: quando o crime resulta da discriminação de gênero, manifestada pela misoginia e pela objetificação da mulher.


Objetivo e a importância da Lei do Feminicídio


Em razão dos altíssimos índices de crimes cometidos contra as mulheres que fazem o Brasil assumir o quinto lugar no ranking mundial da violência contra a mulher, há a necessidade urgente de leis que tratem com rigidez tal tipo de crime. Dados do Mapa da Violência revelam que, somente em 2017, ocorreram mais de 60 mil estupros no Brasil. Além disso, a nossa cultura ainda se conforma com a discriminação da mulher por meio da prática, expressa ou velada, da misoginia e do patriarcalismo. Isso causa a objetificação da mulher, o que resulta, em casos mais graves, no feminicídio.


A imensa quantidade de crimes cometidos contra as mulheres e os altos índices de feminicídio apresentam justificativas suficientes para a implantação da lei 13.104/15. Além disso, são necessárias políticas públicas que promovam a igualdade de gênero por meio da educação, da valorização da mulher e da fiscalização das leis vigentes.


Fonte: https://brasilescola.uol.com.br/sociologia/feminicidio.htm, acesso em fevereiro de 2020). 

A partir do trecho a seguir:


“Violência doméstica ou familiar: quando o crime resulta da violência doméstica ou é praticado junto a ela, ou seja, quando o homicida é um familiar da vítima ou já manteve algum tipo de laço afetivo com ela.”. Assinale a alternativa que justifica a pontuação associada ao fragmento destacado:

Alternativas
Comentários
  • ✅ Gabarito: A

    ➥ A locução ou seja liga duas palavras ou duas frases, a segunda das quais explica ou, de certo modo, retifica a anterior, vírgulas devem ser utilizadas para intercalar a expressão. Ela equivale a: isto é, melhor dizendo, melhor ainda, ou melhor.

    ➥ FORÇA, GUERREIROS(AS)!! 

  • GABARITO A

    "Ou seja"

    -Expressão utilizada para explicar algo que já foi dito anteriormente ou para dar uma explicação adicional em relação ao assunto em questão: ela não sabia a matéria, ou seja, não estudou.

    -A locução conjuntiva “ou seja” equivale a “em outras palavras”.

    -Quando quiser explicar um termo ou uma oração de outra forma, de um jeito mais claro.

    -Ele estará SEMPRE entre vírgulas (Em geral, essa locução encerra em si mesma uma pausa. As duas vírgulas, então, reforçam não só a pausa, mas também o destaque de uma unidade significativa dentro da oração)

  • É um dos casos de utilização de vírgulas:

    Separar termos de função explicativa ou retificativa: Ou melhor, ou seja, Aliás, além disso, isto é (..)

    Ela disse tudo, Ou melhor, quase tudo!

    Spadoto, 556.

    Bons estudos!

  • Assertiva A

    a locução adverbial ‘ou seja’ expressa valor semântico de retificação ou de explicação da ideia anteriormente expressa, dessa forma sendo posta entre vírgulas.

  • ou seja, por exemplo, melhor dizendo, aliás...são exemplos de expressões explicativas.

    Gabarito letra A!

  • Retificar -> corrigir

    Ratificar -> reafirmar

  • Discordo em dizer que a expressão ou seja retifica. Portanto o gabarito poderia ser questionavel 

  • >>>vírgula também deve ser usada para separar palavras denotativas de situação, de retificação ou de

    continuidade, expressões como: afinal, enfim, ora, agora, então (sem sentido conclusivo), por exemplo, ou melhor, isto é, ou seja, aliás, com efeito, do mesmo modo, ou antes, por assim dizer.

    Ex: Vários lutadores perderam, por exemplo, Aldo.

    Ex: Gosto muito de livros, isto é, de ler.

    Ex: Então, você vai mesmo desistir de estudar?

    Ex: Afinal, quem poderá nos defender?

    Ex: Podemos, enfim, descansar.

  • gabarito ERRADO!

    A palavra "retificação" foi usada de forma errada, o correto é "ratificação"

  • Acho que o pessoal está confundindo o significado de REtificar com RAtificar.

    A expressão ou seja Ratifica a oração antecedente, pois CONFIRMA, o que dito antes. Se fosse correto que ela retificasse, ela corrigiria o que foi dito antes e não é o caso.

    Vejo muitos colegas respondendo as questões de modo a justificar uma assertiva de modo ERRADO só porque acertaram.

    Não estamos aqui pra isso!!!

    A resposta tem que ser a CORRETA de acordo com a gramática e ponto final.

  • REtificar não significa "corrigir"? Não consigo enxergar onde a expressão "além disso" está "corrigindo" a afirmação anterior...