SóProvas


ID
3531619
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
IBGE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Não há um consenso sobre a definição de estratégia e sua explicação depende da abordagem genérica acerca de sua definição. Diante do exposto, relacione as abordagens a seguir com as suas respectivas explicações de estratégia e assinale a alternativa com a sequência correta.
1. Abordagem clássica.
2. Abordagem evolucionária.
3. Abordagem processualista.
4. Abordagem sistêmica.

( ) A estratégia busca acomodar os processos falhos.
( ) A estratégia se relaciona à cultura e ao poder.
( ) A estratégia se baseia em métodos de planejamento racional.
( ) A estratégia substitui as leis de mercado pela lei da selva.

Alternativas
Comentários
  • ( ) A estratégia busca acomodar os processos falhos. Abordagem processualista

    ( ) A estratégia se relaciona à cultura e ao poder. Abordagem sistêmica

    ( ) A estratégia se baseia em métodos de planejamento racional. Abordagem clássica

    ( ) A estratégia substitui as leis de mercado pela lei da selva. Abordagem evolucionária

  • Na busca por uma tipologia capaz de agrupar as diferentes visões no campo e aproximá-las das pesquisas empreendidas na área das organizações, Whittington (2002) distingue quatro abordagens genéricas: a clássica, a evolucionária, a processualista e a sistêmica:

    Na abordagem clássica, a estratégia "é o processo racional de cálculos e análises deliberadas, com o objetivo de maximizar a vantagem no longo prazo" (WHITTINGTON, 2002, p. 3). O mundo pode ser previsível e pode ser moldado desde que se ordenem as informações necessárias e tomem-se as decisões corretas por parte dos dirigentes no topo da organização. Dominar os ambientes internos e externos depende de um bom planejamento.

    Os processualistas são céticos quanto ao planejamento de longo prazo e à implacabilidade do ambiente sobre a organização. Acreditam na capacidade dos gerentes, porém muito mais num processo pragmático de aprendizado e comprometimento e em experiências baseadas no acerto e no erro em razão da compreensão limitada dos processos nos quais a organização está imersa.

    A abordagem sistêmica "propõe que os objetivos e as práticas da estratégia dependem do sistema social específico, no qual o processo de desenvolvimento da organização está inserido" (WHITTINGTON, 2002, p. 4-5).

    As visões processualistas e sistêmicas apesar de muitos aspectos em comum, focam, verdadeiramente, nos extremos de uma linha imaginária entre ação (processualismo) e contexto/estrutura (sistemicismo), no âmbito da qual o esquema analítico a ser construído na tese se fundamentará. A seguir, aprofundam-se alguns aspectos relacionados com os conceitos de ambiente, processo e fazer estratégicos.

    Fonte: https://administradores.com.br/artigos/estrategia-organizacional-diferentes-visoes

  • A Aocp sempre entrega conceitos muito amplos pra serem associados. Parece que vc sempre precisa de um pouco de sorte SIIIIRRR
  • Segundo Whittington (2002), para os evolucionistas, a estratégia emerge a partir de forças ambientais fora do controle dos gerentes. A metáfora biológica caracteriza um processo de seleção natural, no qual o mercado seleciona as organizações mais aptas a sobreviverem. Aos gerentes cabe o papel de ajustarem suas organizações o melhor possível às exigências do ambiente onde atuam.