SóProvas


ID
3532042
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
IBGE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Na moderna gestão de pessoas, no que se refere à gestão participativa, surge a metodologia da liderança situacional. Em relação a essa metodologia, é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • "A liderança situacional ou contingencial indica que não existe "estilo" melhor de liderança - depende da situação"

    Rennó.

  • Gabarito: A

    A liderança situacional, ou líder que adapta diante de certas situações, consiste da relação entre estilo do líder, maturidade do liderado e situação encontrada. Não existe um estilo de liderança adequado para todas as situações, mas ocasiões e estilos diferentes de gestores.

    O modelo de liderança define o comportamento da tarefa, sendo o líder encarregado de dirigir as pessoas, ditando suas funções e objetivos a serem alcançados.

    A liderança situacional mostra uma relação entre liderança, motivação e poder, em que o líder estará frequentemente avaliando seus colaboradores e alterando seu estilo de liderança, sendo ela dinâmica e flexível. A liderança situacional busca utilizar modelos diferentes de atuação conforme a situação encontrada.

    A liderança situacional busca conciliar a tarefa a ser executada, concedendo orientação e direção do líder aos colaboradores, o apoio emocional através de um relacionamento adequado e o nível de maturidade dos colaboradores.

    Liderança Situacional. Disponível em: <https://pt.wikipedia.org/wiki/Liderança_situacional>

    Se meu comentário estiver equivocado, por favor me avise por mensagem para que eu o corrija e evite assim prejudicar os demais colegas.

  • GABARITO: LETRA A

    Na liderança situacional, proposta por Hersey e Blanchard (1986), não existe uma única, ou melhor, forma de liderar. Na verdade, os líderes jamais alcançarão a eficácia - compreendida aqui como a capacidade não apenas de fazer com que seus liderados executem uma tarefa utilizando seu poder de posição, mas que o façam compreendendo que esta ação está alinhada com um objetivo legítimo, isto é, utilizando seu poder pessoal - se não souberem adaptar adequadamente seu estilo de liderança às exigências do ambiente. Estes autores citam que uma liderança eficaz seria o resultado de uma função que agregue o líder, o liderado e a situação

    O líder deve saber agir de maneira condizente com cada situação, aplicando maior ou menor ênfase no comportamento de relacionamento e/ou de tarefa a depender do que a situação específica exige, considerando, em especial, o nível de maturidade daquele indivíduo ou grupo para executar aquela determinada tarefa (HERSEY e BLANCHARD, 1974).

    O MODELO DE LIDERANÇA SITUACIONAL DE HERSEY E BLANCHARD NA ANÁLISE DA LIDERANÇA – O CASO DO DEPARTAMENTO DE ASSISTÊNCIA TÉCNICA DE UMA EMPRESA DO SETOR DE SERVIÇOS NO RECIFE - PE.

  • GABARITO: LETRA A

    Liderança situacional (contingencial): Nesta teoria, o líder pode assumir diferentes padrões de liderança de acordo com a situação, do líder e do liderado, podendo, em alguns momentos, ser mais autocrático, democrático ou liberal. Por exemplo, não existe um único líder ideal para todas as situações.

    FONTE:  Administração Geral e Pública - Giovanna Carranzza (2018).

  • ALTERNATIVA A. Certo. A alternativa descreve exatamente a obra de Hersey e Blanchard, vejamos: “O líder deve saber agir de maneira condizente com cada situação, aplicando maior ou menor ênfase no comportamento de relacionamento e/ou de tarefa a depender do que a situação específica exige, considerando, em especial, o nível de maturidade daquele indivíduo ou grupo para executar aquela determinada tarefa” (HERSEY e BLANCHARD, 1974).”

    ALTERNATIVA B. Errado. Não existe uma melhor forma de liderar, o estilo de liderança é adequado a cada situação.

    ALTERNATIVA C. Errado. Uma liderança eficaz é resultado de uma função que agregue o líder, o liderado e a situação.

    ALTERNATIVA D. Errado. Não existe uma melhor forma de liderar. Assim, está incorreto afirmar que deve adotar controles rígidos, pois se deve considerar o contexto.: 

    ALTERNATIVA E. Errado. Segundo a perspectiva contingencial da liderança, não existem traços ou comportamentos universalmente importantes com relação à liderança.

    Gabarito: A

  • A teoria da liderança situacional foca os seguidores. Essa teoria diz que a liderança bem-sucedida é adquirida por meio da escolha do estilo de liderança correto dependendo do nível de prontidão dos seguidores, ou seja, o nível de desejo e habilidade para cumprir determinada tarefa. Um líder deve escolher um dos quatro comportamentos de acordo com a prontidão (ou maturidade) do liderado.

    Se os seguidores forem incapazes ou estiverem desmotivados, o líder precisará dar orientações claras e específicas; se eles forem incapazes, mas estiveram motivados, o líder precisará oferecer orientação na execução das tarefas, para compensar a lacuna de habilidade dos subordinados, além de demonstrar apoio para ‘conquistá-los’. Contudo, se os seguidores forem capazes, mas estiverem desmotivados, o líder precisará utilizar um estilo apoiador e participativo; se o seguidor for simultaneamente capaz e motivado, o líder não precisa fazer muita coisa.

    Fonte: Comportamento Organizacional - Stephen P. Robbins, Timothy A. Judge, Filipe Sobral - 14ª ed.

  • Esse tipo de liderança tem despencado em prova:

    LIDERANÇA SITUACiONAL - HERSEY E BLANCHARD

    É um modelo que foca na capacidade do líder de se adaptar às situações que surgem, conduzindo bem os que estão sob sua liderança. O estilo de liderar vai depender mais da situação do que da personalidade do líder. Os estilos de liderança podem ser:

    1 - DETERMINAR/ COMANDAR: o liderado apresenta baixa prontidão, já que falta ao liderado a motivação e o conhecimento necessário para realizar suas tarefas, o comportamento do líder é focado na tarefa, o que leva o líder a reduzir o apoio emocional e dar ordens, tornando-se autoritário.

    2 - PERSUADIR/ NEGOCIAR: adequado para o liderado de prontidão mediana, aqui ele é motivado, mas lhe falta o conhecimento necessário para a realização de suas tarefas. Aqui, o líder mostra como realizá-las. A ênfase recai nas tarefas e nas relações humanas, já que enquanto liderado aprende, há a preocupação de mantê-lo motivado.

    3 - COMPARTILHAR/ PARTICIPAR: adequado para o liderado de prontidão mediana, sendo que ele sabe como realizar as tarefas, mas a motivação lhe falta. Aqui, o foco do líder será no relacionamento, buscando reforçar o entusiasmo do liderado.

    4 - DELEGAR: este estilo é para o liderado que já está "pronto". Pronto porque, além de motivado, sabe o que fazer e como fazer. Assim, não precisa de ajuda para cumprir suas tarefas, bastando ao líder apenas a delegação das atividades que serão desempenhadas.  

    TEORIA SITUACIONAL DE HERSEY e BLANCHARD: Se apoia no relacionamento entre a MATURIDADE dos empregados e o comportamento do líder em analogia ao relacionamento e à tarefa.

  • Até que enfim uma questão bem feita, nem acredito
  • as outras alternativas - que não a "A" - apresentam palavras/termos que restringem. Essa foi por exclusão