SóProvas


ID
3532051
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
IBGE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

É um padrão de pressupostos básicos compartilhados que um grupo aprendeu como maneira de resolver seus problemas de adaptação externa e integração interna e que funciona bem a ponto de ser considerado válido e desejável para ser transmitido aos novos membros como uma maneira correta de perceber, pensar e sentir em relação aos seus problemas. O enunciado refere-se

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: C

    A cultura organizacional é um conjunto complexo de valores, crenças e pressupostos que definem o modo como a empresa conduz seus negócios, compartilhado entre todos os seus membros.

    É o sistema que fundamenta toda a organização e a diferencia das outras, como resultado da dinâmica cultural interna e em relação à sociedade.

    Assim, podemos dizer que a cultura organizacional representa a forma de perceber, pensar, sentir e agir dos colaboradores, que é passada adiante e validada por todos.

    Disponível em: <https://www.sbcoaching.com.br/blog/cultura-organizacional/>

    Se meu comentário estiver equivocado, por favor me avise por mensagem para que eu o corrija e evite assim prejudicar os demais colegas.

  • GAB: C

    Níveis da cultura:

    1° Artefatos: visíveis, superficiais e perceptíveis.

    2° Valores compartilhados: invisíveis e enraizados; são justificativas para o comportamento. Ex: normas, filosofia

    3° Pressupostos básicos: é a camada mais profunda da cultura, composta por crenças, percepções e sentimentos.

  • Lida a questão, vamos para a resolução.


    Para resolução da questão em análise, faz-se necessário o conhecimento de Cultura Organizacional.


    Diante disso, vamos a uma breve conceituação:


    A cultura organizacional é um conjunto de valores composto por fatores como crenças, pressupostos e padrões de comportamento que fundamentam uma organização e são compartilhados por seus membros. Algumas características sintetizam os aspectos básicos que formam a essência da cultura corporativa, como inovação, atenção aos detalhes, orientação aos resultados, foco nas pessoas ou equipes, agressividade e estabilidade.


    Nesta esteira, a teoria de Shein estabelece três níveis de cultura organizacional que são os Artefatos Observáveis, Valores e Pressupostos Básicos. Segundo Ribas (2015),


    “Artefatos Observáveis são caracterizados pela camada mais superficial e visível. São representados pela tecnologia, prédios e instalações, produtos, serviços, disposição física, vestimentas, maneiras como as pessoas se tratam, marca etc.


    Valores: nem sempre é possível visualizá-los com facilidade, pois representam a camada intermediária da cultura, referem-se aos valores, normas, ideologias, filosofias adotadas e documentadas de uma cultura, etc.


    Pressupostos Básicos: camada mais profunda da cultura. Geralmente não é possível observá-los com facilidade, sendo representados pelo nível mais profundo da cultura, tais como crenças inconscientes, percepções e sentimentos". (Ribas, 2015, p. 432). (Grifo nosso). 


    Ante ao exposto, a alternativa correta é a letra “C", tendo em vista que o padrão de pressupostos básicos compartilhados que um grupo aprendeu e que funciona bem a ponto de ser considerado válido e desejável para ser transmitido aos novos membros como uma maneira correta de perceber, pensar e sentir refere-se a cultura organizacional.



    Fonte:

    RIBAS, Andréia Lins. Gestão de Pessoas para concursos. 3­ª ed. – Brasília: Alumnus, 2015.



    Gabarito do Professor: Letra C.