Apesar das mulheres serem maioria na população brasileira, sendo há 27 anos majoritárias entre os que cursam ensino superior e 49% das bolsistas do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), a principal agência de fomento à pesquisa no Brasil, elas vão, ao longo da carreira, sendo “expulsas" do universo acadêmico.
Por isso é que, entre as universidades federais brasileiras, há 28,3% de reitoras. São 19 entre os 63 reitores.
Em 2019 o presidente Bolsonaro assinou a nomeação de Denise Pires de Carvalho, professora do Instituto de Biofísica da Universidade Federal do Rio de Janeiro, como reitora da instituição. Ela foi uma das indicadas em lista tríplice após consulta eleitoral aos membros da comunidade acadêmica.
A afirmativa está correta
Gabarito do Professor: CERTO.
''O presidente Jair Bolsonaro formalizou no Diário Oficial da União (DOU), desta segunda-feira (3/5), a nomeação da médica e professora Denise Pires de Carvalho como reitora da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Ela será a primeira mulher a ocupar o cargo na instituição.
O nome de Denise veio de uma lista tríplice e foi confirmado por Bolsonaro no mês passado. A votação para escolha do reitor da UFRJ ocorreu em abril e contou com cerca de 20 mil votos da comunidade acadêmica, dos quais 9,4 mil para a chapa encabeçada pela professora Denise.'' (Fonte: Correio Brasiliense)