Em um artigo publicado pela FioCruz, em setembro de 2019, José Eustáquio Diniz Alves, Colunista do EcoDebate e doutor em Demografia, destaca o Brasil está entre os países que mais desmata e mais mata ambientalistas. Segundo a “Global Forest Watch" o Brasil liderou o desmatamento de florestas primárias no mundo em 2018.E, “Global Witness" o Brasil ficou em primeiro lugar entre os países que mais matam ativistas e defensores da terra e do meio ambiente entre 2002 e 2017.
O Brasil foi o país com o maior número de ativistas ambientais assassinatos: 57 dos quais 80% defendiam os recursos na Amazônia.
É uma triste liderança que não mudou em 2019. Ao contrário, podemos dizer que a situação em algumas regiões do país permaneceu a mesma e, em outras piorou sensivelmente.
No que diz respeito ao ano de 2018, Pará, Mato Grosso, Amazonas e Rondônia são os estados que detém a triste liderança de desmatamento na Amazônia Legal . Já no que diz respeito à Mata Atlântica , o estado que lidera a lista dos que mais desmataram é Minas Gerais, com uma perda de quase 5.000 hectares de floresta nativa. A Bahia ficou em segundo lugar, com 3.532 hectares, seguido pelo Paraná, com 2.767 hectares. Os três líderes do ranking tiveram aumento de desflorestamento de 47%, 78% e 35% em comparação com 2017.
Pelo exposto é possível inferir que a afirmativa está incorreta
RESPOSTA: ERRADO