SóProvas


ID
3534937
Banca
Quadrix
Órgão
CREFONO - 9ª Região
Ano
2019
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

 Durante a visita do vice‐presidente Hamilton Mourão  (PRTB), o governo chinês deve deixar claro que faz questão da  participação  do  Brasil  em  sua  “Nova  Rota  da  Seda”.  O  embaixador  chinês  afirmou  que  o  Brasil  “tem  todas  as  condições para ser um participante relevante na extensão da  ‘Nova  Rota  da  Seda’  ao  continente,  uma  vez  que  as  cooperações  sino‐brasileiras  têm alicerce  sólido e potencial  enorme”.  


Internet: <https://noticias.uol.com.br> (com adaptações). 

Tendo o texto apenas como referência inicial, julgue o item .


China e EUA são parceiros na área espacial, motivo pelo qual Mourão liberou, para os chineses, o uso da base brasileira de Alcântara, já utilizada pelos americanos.

Alternativas
Comentários
  • GAB: ERRADO

  • Se o espaço é a fronteira final, como anunciava a abertura da clássica série de TV "Jornada nas Estrelas", parece que a Guerra Fria 2.0 entre EUA e China chegou por lá. Um misterioso experimento espacial feito pela China no fim de semana passado, um mês depois de os EUA definirem sua doutrina militar espacial, alimentou especulações acerca das intenções e capacidades de Pequim no campo.

    fonte: https://www.folhape.com.br/noticias/disputa-entre-eua-e-china-avanca-na-militarizacao-do-espaco/154070/

  • Geopolítica é tema complexo e recorrente. Assim deve ser estudado a partir dos conhecimentos da Geografia Escolar e ser constantemente complementado com a observação atenta do noticiário. O texto associado aborda as relações diplomáticas sino-brasileiras.

    Análise do item:

    China e EUA são adversários em diversas áreas, inclusive na espacial, sendo a cessão da base de lançamento de Alcântara ao norte-americanos um acordo amplamente noticiado no Brasil.



    Gabarito do professor: Errado. 

  • Questão ERRADA!!

    Texto nada a ver com nada!

  • Esse não é bem o motivo a parceria China e EUA, e a palavra liberar não é bem o bordão do Mourão.