SóProvas


ID
3535954
Banca
IBFC
Órgão
Prefeitura de Petrópolis - RJ
Ano
2015
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

A linguagem da juventude

    [...]Os pais jogam a culpa nos meios de comunicação e os professores também, sem perceber que os jovens estão expressando a emergência de outras culturas, de outra sensibilidade. Sabem o que significa a música? A música é o idioma em que se expressa a juventude hoje. Isto é novo, é uma coisa estranha, o fato de que toda a juventude deseje expressar-se através da música. [...] A juventude aparece como um ator social, que tem rosto próprio e aqui vem o problema: os jovens estão construindo um novo modelo de identidade. [...] As identidades dos jovens, hoje, são, para o bem e para o mal, fluidas, maleáveis. Acho que uma das coisas mais importantes da juventude [...] é que ela pode combinar, amalgamar elementos de culturas diversas, que para nós seriam incompatíveis. [...]

(Jesús Martín-Barbero. “Sujeito, comunicação e cultura”. Revista Comunicação e Educação. n. 15,1999.)

Observe a colocação do pronome oblíquo no trecho “A música é o idioma em que se expressa a juventude hoje.”. Considerando o padrão culto da língua, sobre esse emprego, é correto afirmar que está:

Alternativas
Comentários
  • ✅ Gabarito: C

    ✓  “A música é o idioma em que se expressa a juventude hoje.”.

    ➥ Pronome relativo "que" sendo fator de atração do pronome oblíquo átono, fator de próclise (=que te intimida), é a única possibilidade correta conforme a norma-padrão da língua portuguesa.

    ➥ FORÇA, GUERREIROS(AS)!! 

  • A posição do pronome oblíquo átono (me, te, se, lhe, vos, o[s], a[s], etc.) pode ser distintamente três: próclise (antes do verbo. p.ex. não se realiza trabalho voluntário), mesóclise (entre o radical e a desinência verbal, p.ex. realizar-se-á trabalho voluntário) e ênclise (após o verbo, p.ex. realiza-se trabalho voluntário). Inspecionemos o fragmento:

    “A música é o idioma em que se expressa a juventude hoje.”

    a) errado uma vez que, não havendo palavra atrativa, o correto deveria ser “expressa-se”.

    Incorreto. Se não houvesse a partícula "que", poder-se-ia dispor o pronome à frente do verbo, porque não haveria impedimento algum; no entanto, também legítima seria a manutenção da próclise já presente;

    b) correto já que se trata de um emprego facultativo do pronome antes do verbo.

    Incorreto. No caso em tela, há obrigatoriedade, uma vez que a partícula em destaque reclama para perto de si o pronome;

    c) correto uma vez que o pronome relativo representa um fator proclítico.

    Correto. Vide detalhamento acima;

    d) errado já que, em função da flexão verbal, o pronome deveria estar em mesóclise.

    Incorreto. A mesóclise ocorre quando há verbos no futuro — do presente ou do pretérito. A forma verbal "expressa" está no presente do indicativo.

    Letra C

  • Assertiva C

    correto uma vez que o pronome relativo representa um fator proclítico.

  • Dentre os muitos atrativos da próclise o Pronome Relativo é um deles.