SóProvas


ID
3536095
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
Prefeitura de Angra dos Reis - RJ
Ano
2015
Provas
Disciplina
Administração de Recursos Materiais
Assuntos

Sob um enfoque técnico, administração trata-se do processo racional de manutenção de controle sobre um grupo, uma situação ou organização de forma que garanta os melhores resultados. No caso da administração de materiais e patrimônio público, é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA A

    A Administração de Materiais moderna é conceituada e estudada como um Sistema Integrado em que diversos subsistemas próprios interagem para constituir um todo organizado. Destina-se a dotar a administração dos meios necessários ao suprimento de materiais imprescindíveis ao funcionamento da organização, no tempo oportuno, na quantidade necessária, na qualidade requerida e pelo menor custo.

    A Administração de Materiais é definida como sendo um conjunto de atividades desenvolvidas dentro de uma empresa, de forma centralizada ou não, destinadas a suprir as diversas unidades, com os materiais necessários ao desempenho normal das respectivas atribuições. Tais atividades abrangem desde o circuito de aprovisionamento, inclusive compras, o recebimento, a armazenagem dos materiais, o fornecimento dos mesmos aos órgãos requisitantes, até as operações gerais de controle de estoques etc.

    “A Administração de Materiais visa à garantia de existência contínua de um estoque, organizado de modo a nunca faltar nenhum dos itens que o compõem, sem tornar excessivo o investimento total”.

    LOJA DO CONCURSEIRO.

  • Acredito que na letra E sejam bens imobilizados.

  • Para que a questão em apreço seja respondida corretamente, é preciso que tenhamos conhecimentos sobre a gestão de materiais, suas características e objetivos.

    A administração de materiais tem como principais objetivos suprir a organização nas quantidades corretas, na qualidade requerida, no momento certo, armazenando-os da maneira e no local adequado, praticando preços econômicos e minimizando os estoques.

    Ou ainda, segundo a Fenili (2014):

    • O objetivo principal é maximizar o uso dos recursos materiais na organização pública, ou seja, evitar desperdícios.

    • Os objetivos secundários evolvem suprir a organização dos materiais necessários ao seu desempenho, no momento certo, com a qualidade requerida, praticando preços econômicos, recebendo e armazenando os bens de modo apropriado, distribuindo-os aos setores demandantes, evitando estoques desnecessários e mantendo rotinas de controle efetivas.

    Consoante Gonçalves (2007), as atividades de gestão de gestão de materiais podem ser agrupadas em três grupos, sendo eles:

    • Gestão dos centros de distribuição
    • Gestão de Estoques
    • Gestão de Compras

    Cada um desse grandes grupos envolvem outras atividades, conforme verificaremos a seguir.

    Gestão dos centros de distribuição:

    • Recebimento
    • Armazenagem
    • Distribuição
    • Movimentação de materiais

    Gestão de estoques:

    • Análise dos custos de estoque, previsão de consumo, operacionalização dos sistemas de reposição de estoque, inventários dos estoques, apuração de indicadores (giro e cobertura de estoques, entre outros) etc.

    Gestão de compras:

    • Identificação de fornecedores, pesquisa de preços, negociação com o mercado, licitações, compras diretas (dispensa e inexigibilidade de licitação) acompanhamento de pedidos, liquidação etc.

    Podemos concluir que a alternativa "A" é a correta.

    GABARITO: A

    Fontes:

    FENILI, R. Administração e Recursos Materiais e Patrimoniais para Concursos Públicos. 3. ed. São Paulo: Método, 2014.

    GONÇALVES, P. S. Administração de Materiais. 3ª ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2007.