SóProvas


ID
3536371
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SJDH- PE
Ano
2017
Provas
Disciplina
Direito Constitucional
Assuntos

Com relação aos direitos e às garantias fundamentais, julgue os itens a seguir.

I O direito individual fundamental à vida possui duplo aspecto: sob o prisma biológico, traduz o direito à integridade física e psíquica; em sentido mais amplo, significa o direito a condições materiais e espirituais mínimas necessárias a uma existência condigna à natureza humana.

II O princípio da igualdade veda ao legislador prestar tratamento diferenciado a pessoas em virtude do gênero ou da idade.

III O anonimato é constitucionalmente protegido, em razão da garantia de liberdade de expressão e da livre manifestação do pensamento.

IV A garantia de inviolabilidade de domicílio abrange tanto a residência do indivíduo quanto qualquer compartimento privado não aberto ao público onde ele exerça profissão ou atividade, tais como escritórios e consultórios profissionais.


Estão certos apenas os itens

Alternativas
Comentários
  • alternativa C

    II- tratar os desiguais de acordo com sua desigualdade.. há situações em que é necessário prestar tratamento diferenciado

    III- vedado o anonimato

  • SOBRE A ALTERNATIVA IV...

    Assim, o conceito de “casa” alcança não só a residência do indivíduo, mas também escritórios profissionais,consultórios médicos e odontológicos, trailers, barcos e aposentos de habitação coletiva (como, por exemplo, o quarto de hotel). Não estão abrangidos pelo conceito de casa os bares e restaurantes.

    Estratégia Concursos.

  • GABARITO LETRA C

    I O direito individual fundamental à vida possui duplo aspecto: sob o prisma biológico, traduz o direito à integridade física e psíquica; em sentido mais amplo, significa o direito a condições materiais e espirituais mínimas necessárias a uma existência condigna à natureza humana. CERTO

    II O princípio da igualdade veda ao legislador prestar tratamento diferenciado a pessoas em virtude do gênero ou da idade. ERRADO

    O princípio da igualdade visa dar tratamento igual aos iguais e tratamento desigual aos desiguais. A própria CF prevê distinções em razão do gênero, por exemplo, visando a equidade. Temos como exemplos: o artigo 7º, XVIII que dispõe sobre a licença à gestante em período superior à licença- paternidade e, ainda, o artigo 40, parágrafo 1º, III, a e b, bem como o artigo 201, parágrafo 7º, da Constituição Federal, que dão tratamento diferenciando à mulher, diminuindo o tempo necessário para se aposentar.

    III O anonimato é constitucionalmente protegido, em razão da garantia de liberdade de expressão e da livre manifestação do pensamento. ERRADO

    Artigo 5º, IV - é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato;

    IV A garantia de inviolabilidade de domicílio abrange tanto a residência do indivíduo quanto qualquer compartimento privado não aberto ao público onde ele exerça profissão ou atividade, tais como escritórios e consultórios profissionais. CERTO

  • O QUE É CASA?

    É CONSIDERADO QUALQUER COMPARTIMENTO HABITADO OU APOSENTO COLETIVO, OU AINDA COMPARTIMENTO NÃO ABERTO AO PUBLICO OU EXERCE SUA PROFISSÃO OU ATIVIDADE.

  • Confesso que fiquei um duvida em relação a esse item condições espirituais ...

  • Igualdade formal: TODOS são iguais perante à lei.

    Igualdade material: Tratamento de forma desigual para pessoas que se encontram em condições desiguais, na medida e proporção de suas desigualdades.

  • Assertiva C

    I e IV.

    I O direito individual fundamental à vida possui duplo aspecto: sob o prisma biológico, traduz o direito à integridade física e psíquica; em sentido mais amplo, significa o direito a condições materiais e espirituais mínimas necessárias a uma existência condigna à natureza humana.

    IV A garantia de inviolabilidade de domicílio abrange tanto a residência do indivíduo quanto qualquer compartimento privado não aberto ao público onde ele exerça profissão ou atividade, tais como escritórios e consultórios profissionais.

  • 2- PRINCÍPIO DA IGUALDADE (ISONOMIA) – O princípio da igualdade também chamado de princípio da isonomia, é a pedra fundamental do princípio democrático. Encerra o princípio proibitivo da discriminação por motivos arbitrários e remete a famosa lição aristotélica, segundo a qual “se deve tratar igualmente os iguais (aqueles que se encontram em situação equivalente) e desigualmente os desiguais (na medida da sua desigualdade)”.

    CUIDADO! Este princípio não veda “todo” tratamento discriminatório entre indivíduos, o que não se admite é que o parâmetro diferenciador seja arbitrário, ou seja, desde que se utilizem critérios de razoabilidade e proporcionalidade poderá haver discriminações (discriminações positivas). O princípio da isonomia é relativo e a proibição de tratamento discriminatório tampouco possui caráter absoluto. De modo que a necessidade de ponderar a isonomia em face de outros bens e princípios constitucionais poderá justificar a adoção contingente de critérios discriminatórios em concursos públicos para ingresso em determinados cargos, empregos e funções públicas.

  • Gabarito letra C- O direito a vida abrange dois aspectos: o direito de permanecer vivo e o direito a ter uma vida digna.

  • Fundamentando de forma objetiva as assertivas:

    I. ✔ Segundo Marcelo Alexandrino e V.P São dois desdobramentos : A proteção a vida intrauterina em seu sentido biológico e Extrauterina que consiste em oferecer condições mínimas para uma vida digna.

    II . ❌ A nossa constituição é repleta de discriminações só que em sentido positivo.

    III Veda-se o anonimato

    IV este é o entendimento do STF sobre residência, Tanto o local de moradia quanto aquele em que o individuo exerce profissão como escritórios de advocacia, psicologia etc.

  • A proteção ao domicílio é tão forte, em razão do ideal de privacidade, que o Superior Tribunal de Justiça já asseverou entendimento segundo o qual o escritório profissional é equiparado à residência, para os fins da inviolabilidade prevista no art. 5, X e XI da CF,  sendo que a prova obtida em desacordo com limites constitucionais é considerada ilegal, sendo apta a contaminar toda a persecução penal em razão da Teoria dos Frutos da Árvore Envenenada (vide HC 70960 / RJ, Rel. Min. Gilson Dipp. 5ª Turma. Julgado em 13.02.2007.)

    Da mesma forma vem entendendo os tribunais quanto ao domicilio eletrônico. Entretanto, a proteção do e-mail equiparada ao domicílio é apenas do e-mail pessoal, tendo em vista que, por mais de uma oportunidade, o Tribunal Superior do Trabalho já referendou que a coleta de dados no e-mail corporativo do empregado não consiste em quebra da privacidade, ao passo que são informações profissionais. (Agravo de Instrumento em Recurso de Revista nº TST-AIRR-2562-81.2010.5.01.0000, cujo Relator foi o Ministro Aloysio Corrêa da Veiga, julgado em 25.10.10.)

    Fonte: Jus Brasil

  • Sobre a alternativa I, apenas para complementar, é possível falar em "dupla acepção do direito à vida". Nesse sentido, em tese, este seria tradicionalmente um direito da Primeira Geração de Vasak. Porém, atualmente existem vários precedentes internacionais e nacionais que exigem que o Estado realize prestações positivas para assegurar a existência de uma vida digna, como, por exemplo, saúde, educação, moradia, etc, e, em razão deste caráter prestacional que o direito à vida também pode constar no rol dos direitos de 2ª geração. Logo, não deve ser assegurado apenas uma existência biológica, mas também, como diz Amartya Sen, uma "vida que valha a pena ser vivida".

  • SEGUNDO MATERIAL DO PONTO DOS CONCURSOS....

    Para determinar se é NORMA DE EFICÁCIA PLENA, CONTIDA ou LIMITADA

    PERGUNTA 1: você consegue, só pelo que está ali escrito, aplicar o preceito?

    SE SIM

    SE SIM... PERGUNTA 2.a: Existe a possibilidade de que, caso se edite uma lei, essa norma fique restringida?

    Se sim é de eficácia CONTIDA;

    Se não é de eficácia PLENA

    PERGUNTA 1: você consegue, só pelo que está ali escrito, aplicar o preceito?

    SE NÃO...  então, a norma tem aplicação mediata e será somente de eficácia limitada. Mas poderá ser programática ou de princípio institutivo.

    PERGUNTA 2.b ► a norma busca traçar um plano de governo para direcionar o ESTADO, ou é uma norma que está ordenando a criação de órgãos, institutos ou regulamentos?

    SE SIM ► norma de eficácia limitada e programática

    SE NÃO ► a norma é de eficácia limitada e definidora de princípio institutivo.

  • 1) Enunciado da questão

    Exige-se conhecimento acerca dos direitos e garantias individuais fundamentais contidos na Constituição Federal.

    2) Base constitucional (Constituição Federal de 1988)

    Art. 5º. Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade, nos termos seguintes:

    I - homens e mulheres são iguais em direitos e obrigações, nos termos desta Constituição;

    IV - é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato;

    XI - a casa é asilo inviolável do indivíduo, ninguém nela podendo penetrar sem consentimento do morador, salvo em caso de flagrante delito ou desastre, ou para prestar socorro, ou, durante o dia, por determinação judicial.

    3) Base jurisprudencial

     EMENTA: PROVA: ALEGAÇÃO DE ILICITUDE DA PROVA OBTIDA MEDIANTE APREENSÃO DE DOCUMENTOS POR AGENTES FISCAIS, EM ESCRITÓRIO DE EMPRESA. COMPREENDIDO NO ALCANCE DA GARANTIA CONSTITUCIONAL DA INVIOLABILIDADE DO DOMICÍLIO E DE CONTAMINAÇÃO DAS PROVAS DAQUELA DERIVADAS: TESE SUBSTANCIALMENTE CORRETA, PREJUDICADA NO CASO, ENTRETANTO, PELA AUSÊNCIA DE DEMONSTRAÇÃO CONCRETA DE QUE OS FISCAIS NÃO ESTAVAM AUTORIZADOS A ENTRAR OU PERMANECER NO ESCRITÓRIO DA EMPRESA, O QUE NÃO SE EXTRAI DO ACÓRDÃO RECORRIDO.

    1. Conforme o art. 5º, XI, da Constituição - afora as exceções nele taxativamente previstas ("em caso de flagrante delito ou desastre, ou para prestar socorro") só a "determinação judicial" autoriza, e durante o dia, a entrada de alguém - autoridade ou não - no domicílio de outrem, sem o consentimento do morador.

    2. Em consequência, o poder fiscalizador da administração tributária perdeu, em favor do reforço da garantia constitucional do domicílio, a prerrogativa da auto-executoriedade, condicionado, pois, o ingresso dos agentes fiscais em dependência domiciliar do contribuinte, sempre que necessário vencer a oposição do morador, passou a depender de autorização judicial prévia.

    3. Mas, é um dado elementar da incidência da garantia constitucional do domicílio o não consentimento do morador ao questionado ingresso de terceiro: malgrado a ausência da autorização judicial, só a entrada invito domino a ofende (STF, RE 331303, Relator: Min. SEPÚLVEDA PERTENCE, Primeira Turma, DJ 12.03.2004).

    E mais:

    “A GARANTIA DA INVIOLABILIDADE DOMICILIAR COMO LIMITAÇÃO CONSTITUCIONAL AO PODER DO ESTADO EM TEMA DE FISCALIZAÇÃO TRIBUTÁRIA. CONCEITO DE CASA PARA EFEITO DE PROTEÇÃO CONSTITUCIONAL. AMPLITUDE DESSA NOÇÃO CONCEITUAL, QUE TAMBÉM COMPREENDE OS ESPAÇOS PRIVADOS NÃO ABERTOS AO PÚBLICO, ONDE ALGUÉM EXERCE ATIVIDADE PROFISSIONAL: NECESSIDADE, EM TAL HIPÓTESE, DE MANDADO JUDICIAL (CF, ART. 5º, XI) (STF, HC: 103325 RJ, Relator: Min. CELSO DE MELLO, Data de Julgamento: 03/04/2012, Segunda Turma, DJe. 30.10.2014).

    Em síntese:

    Consoante decidido pelo Supremo Tribunal Federal, no julgamento da Ação Direta de Inconstitucionalidade 1.127/DF, “a inviolabilidade do escritório ou do local de trabalho é consectário da inviolabilidade assegurada ao advogado no exercício profissional".

    4) Base doutrinária

    4.1) Pedro Lenza

    “O direito à vida, previsto de forma genérica no art. 5.º, caput, abrange tanto o direito de não ser morto, privado da vida, portanto, o direito de continuar vivo, como também o direito de ter uma vida digna" (LENZA, Pedro. Direito constitucional esquematizado. 12.ª ed. São Paulo: Saraiva, p. 595).

    4.2) Vicente Paulo e Marcelo Alexandrino

    “O direito individual fundamental à vida possui duplo aspecto: sob o prisma biológico traduz o direito à integridade física e psíquica (desdobrando-se no direito à saúde, na vedação à pena de morte, na proibição do aborto etc.); em sentido mais amplo, significa o direito a condições materiais e espirituais mínimas necessárias a uma existência condigna à natureza humana" (PAULO, Vicente e ALEXANDRINO, Marcelo. Direito Constitucional Descomplicado. São Paulo: Método, 2019).

    5) Exame da questão posta

    Examinemos cada um dos itens apresentados:

    I) Certo. Conforme orientação doutrinária acima transcrita, é correto afirmar que o direito individual fundamental à vida possui duplo aspecto: sob o prisma biológico traduz o direito à  integridade física e psíquica; em sentido mais amplo, significa o direito a condições materiais e espirituais mínimas necessárias a uma existência condigna à natureza humana;

    II) Errado. O princípio da igualdade não veda ao legislador prestar tratamento diferenciado a pessoas em virtude do gênero ou da idade. Conforme visto, há tratamento diverso, por exemplo, à luz do princípio da igualdade material, no tempo diferenciado de licença de maternidade e paternidade, serviço militar obrigatório apenas para pessoas do sexo masculino, tempo de aposentadoria diferenciado entre homens e mulheres, dentre outros casos constitucionalmente previstos.

    III) Errado. É livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato (CF, art. 5.º, inc. IV);

    IV) Certo. A casa é asilo inviolável do indivíduo, ninguém nela podendo penetrar sem consentimento do morador, salvo em caso de flagrante delito ou desastre, ou para prestar socorro, ou, durante o dia, por determinação judicial (CF, art. 5.º

    , inc. XI). Segundo a jurisprudência pátria,  acima transcrita, o termo “casa" abrange tanto a residência do indivíduo quanto qualquer compartimento privado não aberto ao público, onde ele exerça profissão ou atividade, tais como escritórios de advocacia e salas de trabalho de profissionais liberais.

    Resposta: C. Itens I e IV estão corretos
  • O princípio da igualdade visa dar tratamento igual aos iguais e tratamento desigual aos desiguais. A própria CF prevê distinções em razão do gênero, por exemplo, visando a equidade. Temos como exemplos: o artigo 7º, XVIII que dispõe sobre a licença à gestante em período superior à licença- paternidade e, ainda, o artigo 40, parágrafo 1º, III, a e b, bem como o artigo 201, parágrafo 7º, da Constituição Federal, que dão tratamento diferenciando à mulher, diminuindo o tempo necessário para se aposentar.

  • é vedado o anonimato

  • o Wassef (vulgo "anjo") se utilizou do item IV para abrigar o Queiroz

  • Minha contribuição.

    CF/88

    Art. 5º Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade, nos termos seguintes:

    IV - é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato;

    STF: A defesa da legalização de drogas em espaços públicos constitui legítimo exercício do direito à livre manifestação do pensamento.

    Abraço!!!

  • Acho que é a primeira vez que vejo um comentário de professor em uma questão de direito aqui no QConcursos. Achei até que a ferramenta era só para enfeite ou um projeto futuro. XD

  • A igualdade formal é a igualdade jurídica onde todos devem ser tratados de maneira igual, sem quaisquer distinções. A igualdade material é a busca pela igualdade real, tratando de forma desigual pessoas que se encontram em condições desiguais, na medida e proporção de suas desigualdades.

  • Gab. C

    Complementando o comentário dos colegas:

    O conceito de “casa” abrange: a) qualquer compartimento habitado; b) qualquer aposento ocupado de habitação coletiva; e c) qualquer compartimento privado não aberto ao público, onde alguém exerce profissão ou atividade pessoal. Fonte: Estratégia Concursos.

  • Letra C está CORRETA.

    Se for por eliminação fica mais fácil, verificando que o item II está ERRADO já elimina três itens.

    I O direito individual fundamental à vida possui duplo aspecto: sob o prisma biológico, traduz o direito à integridade física e psíquica; em sentido mais amplo, significa o direito a condições materiais e espirituais mínimas necessárias a uma existência condigna à natureza humana.

    II O princípio da igualdade veda (existe o princípio da isonomia, ao qual permite tratar os iguais de forma igual e os desiguais de forma desiguais na medida de sua desigualdade) ao legislador prestar tratamento diferenciado a pessoas em virtude do gênero ou da idade.

    III O anonimato é constitucionalmente protegido (vedado) em razão da garantia de liberdade de expressão e da livre manifestação do pensamento.

    IV A garantia de inviolabilidade de domicílio abrange tanto a residência do indivíduo quanto qualquer compartimento privado não aberto ao público onde ele exerça profissão ou atividade, tais como escritórios e consultórios profissionais.

  • GABA c)

    Lembrando que o conceito de dia agora (2019) vai de 21h às 5h

  • LETRA C

  • Só lembrei daquela foto onde são três garotos em um muro e cada caixote está proporcional ao tamanho dele.

  • Eai concurseiro!? Está só fazendo questões e esquecendo de treinar REDAÇÃO!? Não adianta passar na objetiva e reprovar na redação, isso seria um trauma para o resto da sua vida. Por isso, deixo aqui minha indicação do Projeto Desesperados, ele mudou meu jogo. O curso é completo com temas, esqueleto, redações prontas, resumos em áudio, entre outras vantagens. Link: https://go.hotmart.com/A51646229K 
  • IV A garantia de inviolabilidade de domicílio abrange tanto a residência do indivíduo quanto qualquer compartimento privado não aberto ao público onde ele exerça profissão ou atividade, tais como escritórios e consultórios profissionais.

    Lei 13869, art. 22, §1, III

    II O princípio da igualdade veda ao legislador prestar tratamento diferenciado a pessoas em virtude do gênero ou da idade.

    A idade e o gênero pode sim causar tratamento diferenciado.

    Ex:

    O pessoa de 80 tem um tratamento diferente de pessoas 25 anos.

  •  O direito individual fundamental à vida possui duplo aspecto: sob o prisma biológico, traduz o direito à integridade física e psíquica; em sentido mais amplo, significa o direito a condições materiais e espirituais mínimas necessárias a uma existência condigna à natureza humana.