-
A questão tratou sobre as funções administração e quis saber qual das alternativas abaixo é considerada uma das etapas da função ou processo de controle.
◾ CONTROLE: Busca assegurar que os resultados obtidos estejam de acordo com aquilo que foi planejado. São atividades do controle ou fases do processo de controle (Chiavenato, 2014):
1ª etapa: Estabelecimento de critérios ou definição de padrões: padrões se relacionam ao desempenho que se busca obter. São meios comparativos. Os tipos de padrões são os de: quantidade, de qualidade, de tempo e de custos.
2ª etapa: Monitoramento do desempenho ou coleta das informações: refere-se à observação do desempenho.
3ª etapa: Comparação dos resultados para verificar os possíveis desvios: é o confronto entre o desempenho e o padrão estabelecido.
4ª etapa: Medidas ou ações corretivas: ações que buscam manter o desempenho dentro do padrão esperado.
.
ANALISANDO AS ALTERNATIVAS:
A) CORRETA. "Ação corretiva".
➡ É considerada a 4ª etapa do processo de controle (vide explanação acima)
B) INCORRETA. "Tomada de decisão."
➡ Apesar de muito ligada ao planejamento e a direção, a tomada de decisão faz parte de todas as funções, mas não é uma etapa do processo administrativo.
C) INCORRETA. "Estabelecimento de objetivos."
➡ Relacionada à função planejamento.
D) INCORRETA. "Elaboração de planos".
➡ Relacionada à função planejamento.
E) INCORRETA. "Implementação de estratégias".
➡ Relacionada ao planejamento e à execução.
Fonte: Idalberto Chiavenato. "Introdução à Teoria Geral da Administração". 9 ed. Manole. 2014
GABARITO: LETRA "A".
-
GABARITO: LETRA A
FASES DO CONTROLE
O controle é um processo cíclico composto por quatro fases, a saber:
1. Estabelecimento de padrões ou critérios. Os padrões representam o desempenho desejado. Os critérios representam normas que guiam as decisões. São balizamentos que proporcionam meios para se definir o que se deverá fazer e qual o desempenho ou resultado a ser aceito como normal ou desejável. São os objetivos que o controle deverá assegurar. Os padrões são expressos em tempo, dinheiro, qualidade, unidades físicas, custos ou de índices.
2. Observação do desempenho. Para se controlar um desempenho deve-se pelo menos conhecer algo a respeito dele, O processo de controle atua no sentido de ajustar as operações a determinados padrões previamente estabelecidos e funciona de acordo com a informação que recebe. A observação ou verificação do desempenho ou do resultado busca obter informação precisa a respeito daquilo que está sendo controlado.
3. Comparação do desempenho com o padrão estabelecido. Toda atividade proporciona algum tipo de variação, erro ou desvio. Deve-se determinar os limites dentro dos quais essa variação será aceita como normal.
Nem toda variação exige correções, mas apenas as que ultrapassam os limites da normalidade. O controle separa o que é excepcional para que a correção se concentre unicamente nas exceções ou nos desvios.
Para tanto, o desempenho deve ser comparado ao padrão para verificar eventuais desvios. A comparação do desempenho com o padrão estabelecido é feita por
meio de gráficos, relatórios, índices, porcentagens, medidas estatísticas etc. Esses meios de apresentação supõem técnicas à disposição do controle para que este tenha maior informação sobre aquilo a ser controlado.
4. Ação corretiva. O objetivo do controle é manter as operações dentro dos padrões definidos para que os objetivos sejam alcançados da melhor maneira. Variações, erros ou desvios devem ser corrigidos para que as operações sejam normalizadas. A ação corretiva visa fazer com que aquilo que é feito seja feito exatamente de acordo com o que se pretendia fazer.
AULAS DO PROF. PETRONIO CASTRO.
-
Controle
avaliar
medir
mensurar
estabelecer padrões
Comparar
identificar erros
corrigir
monitorar
-
A função administrativa de controle consiste em um processo de comparação entre os objetivos traçados e os resultados obtidos. Essa comparação é feita no intuito de assegurar que as coisas aconteçam conforme o planejado. Para tanto, o processo de controle retroalimenta o processo administrativo (principalmente o novo planejamento) fornecendo informações acerca dos ajustes necessários.
Em consonância com a lição de Idalberto Chiavenato, podemos afirmar que o processo de controle é composto por quatro etapas:
- Definir de objetivos ou padrões de desempenho;
- Monitoramento/ Avaliação do desempenho;
- Comparar o desempenho com os padrões estabelecidos;
- Efetuar a ação corretiva para assegurar os objetivos desejados.
Fonte: Aulas do Prof. Marcelo Soares
Gab. A